Siga o tópico Mundial 2018 e receba um alerta assim que um novo artigo é publicado.
Seleção. De Patrício, guarda-redes por acaso, a Guedes, que custou mil euros e umas bolas, quem é quem na seleção
Este artigo tem mais de 5 anos
A "espinha-dorsal" é, apesar das ausências de André Gomes ou Nani, a mesma do último Europeu. Rúben Dias estreia-se na Rússia pela Seleção, Ronaldo é, entre todos, o que tem mais partidas jogadas.
Idade: 30 anos Altura: 1,90 metros Peso: 84 kg Posição: Guarda-redes Clube: Sporting Internacionalizações: 68 Golos: 0
Quando Rui Patrício resolveu ser futebolista, com 11 anos, não foi para ser guarda-redes como é hoje. Rui era avançado (como canhoto que é, mais descaído sobre o flanco) no Sport Clube Leiria e Marrazes, o clube “da terra”, o mesmo onde o pai e os tios, seis “Patrícios” ao todo, também foram futebolistas. Certo dia, e depois de o guarda-redes titular do Marrazes ter amuado num treino e deixado o clube, o treinador olhou em volta e chamou o tal matulão: “Vais tu à baliza!” Depois de disputar um torneiro em Pataias, Alcobaça, Patrício teve escrito sobre si um relatório. E esse relatório chegou às mãos de Aurélio Pereira, o homem-forte do recrutamento do Sporting, o mesmo que descobriu Futre, Simão, Quaresma ou Ronaldo. Não teve dúvidas quando leu o que o olheiro escreveu: “O Rui é para contratar”. Já. Mas não foi logo, logo. E não foi porque a família Patrício era toda benfiquista dos sete costados. Não queriam ver o filho no clube rival. Valeu ao Sporting que Paulo Silva, o treinador de Patrício no Marrazes, convenceu a família a deixá-lo pelo menos treinar em Alcochete e depois logo decidiriam se assinava pelo Sporting ou não. Ao fim de um ano, e quando por fim o Benfica se interessou por Patrício, já este tinha colocado preto no branco a sua vontade de ser “leão”. Estávamos no ano 2000 e o guarda-redes custou 1500 euros ao Sporting.
Anthony Lopes
Idade: 27 anos Altura: 1,84 metros Peso: 78 kg Posição: Guarda-redes Clube: Lyon Internacionalizações: 6 Golos: 0
Anthony Lopes nasceu em França, filho de emigrantes portugueses, e nunca chegou a jogar pela seleção gaulesa. O guarda-redes optou por jogar pela seleção portuguesa ainda nos sub-17. “Foi uma decisão fácil porque queria jogar pelo meu país. Nasci em França, mas sou português. Foi uma decisão do coração”, disse por altura do Euro 2016. No Lyon ganhou a alcunha de “gato”, devido à agilidade entre os postes e às defesas acrobáticas. Além das seis internacionalizações na equipa principal, Anthony Lopes disputou ainda 36 partidas pelas seleções jovens.
Beto
Idade: 36 anos Altura: 1,79 metros Peso: 73 kg Posição: Guarda-redes Clube: Goztepe Internacionalizações: 13 Golos: 0
Nasceu e cresceu em Loures. Iniciou o percurso futebolístico no Ponte de Frielas e, se não tivesse sido jogador de futebol, provavelmente teria feito parte do GOE, o Grupo de Operações Especiais da PSP. O pai, que foi GOE, morreu no dia em que Beto assinou pelo Leixões. Católico, tem uma cruz de Cristo tatuada nas costas, outra na coxa direita e uma Virgem Maria no braço esquerdo. Fez parte da formação do Sporting e é amigo de Cristiano Ronaldo e Quaresma desde os tempos da Academia. Falhou o Euro 2016 devido a uma rutura no ligamento interno do joelho.
Cédric Soares
Idade: 26 anos Altura: 1,72 metros Peso: 67 kg Posição: Defesa Clube: Southampton Internacionalizações: 26 Golos: 1
É filho de emigrantes e nasceu na Alemanha, em Singen. Jogou pela primeira vez por Portugal na seleção de sub-20, aquela que foi à final do Mundial da Colômbia em 2011 e perdeu com o Brasil. Uma vez Eder disse que Cédric era o jogador mais vaidoso da seleção e numa entrevista ao Maisfutebol, o defesa direito confirmou-o: “Demoro um pouco mais do que os outros. Tenho sempre uns minutos extra”.
Ricardo Pereira
Idade: 24 anos
Altura: 1,75 metros
Peso: 65 kg
Posição: Defesa
Clube: FC Porto
Internacionalizações: 3
Golos: 0
Ricardo corre quilómetros e quilómetros. E correu-os em muitos sítios. Na formação, no Sporting, era avançado, como avançado seria ao trocar Alcochete pela Figueira da Foz e Naval, e depois a Naval por Guimarães, ainda júnior. O Futebol Clube do Porto contratou-o na “Cidade Berço”. E emprestou-o ao Nice. Duas temporadas. Ricardo recuaria, para lateral à direita, à esquerda também, e tornar-se-ia provavelmente o melhor da posição no campeonato francês. Regressado à Invicta, conquistou o lugar a Maxi e pode bem conquistá-lo a Cédric na Seleção.
Pepe
Idade: 35 anos Altura: 1,87 metros Peso: 76 kg Posição: Defesa Clube: Besiktas Internacionalizações: 92 Golos: 5
Nasceu no Brasil e veio para Portugal com 18 anos, para representar o Marítimo. A estreia como profissional aconteceu na época 2001/2002, contra o Boavista. Na época seguinte esteve à experiência no Sporting, mas a transferência acabou por não acontecer. A chegada a um ‘grande’ deu-se em 2004, quando foi contratado pelo FC Porto. O ano de de 2007 ficou marcado por duas coisas: a chegada ao Real Madrid e a estreia pela seleção, no dia 21 de novembro. Nesse jogo, contra a Finlândia, Pepe ainda marcou um golo… mas foi anulado. Numa entrevista à revista da FPF, revelou que uma vez jogou a ponta de lança: “Com o Byshovets, no Marítimo contra o Sporting de Braga. O jogo todo! E marquei o golo! Não ganhávamos há muitos jogos fora de casa e ele não sabia mais o que fazer e pensou: «Vou meter o miúdo lá na frente. Porque uma coisa ele tem: trabalho. Ele vai correr, vai dar trabalho aos centrais do Braga.»”. Se não fosse futebolista teria sido taxista. A revelação foi feita pelo pai numa entrevista ao Globoesporte, em 2017.
José Fonte
Idade: 34 anos Altura: 1,87 metros Peso: 79 kg Posição: Defesa Clube: Dalian Yifang Internacionalizações: 28 Golos: 0
O irmão mais novo, Rui Fonte, jogou no Sporting de Braga e está atualmente no Fulham. O pai, Artur Fonte, também foi jogador de futebol e alinhou pelo Vitória de Setúbal, Belenenses e Penafiel na década de 80. Em 2014, foi agredido pelo ex-Dani Osvaldo durante um treino do Southampton. Conhece Cristiano Ronaldo desde os 13 anos, quando faziam competições de flexões no balneário da Academia do Sporting.
Bruno Alves
Idade: 36 anos Altura: 1,89 metros Peso: 83 kg Posição: Defesa Clube: Rangers Internacionalizações: 95 Golos: 11
Natural da Póvoa de Varzim, é lá que ainda gosta de fazer umas partidas de futevolei. Começou no clube da terra e chegou ao FC porto em 1999, com 17 anos. Depois de empréstimos a Farense, Vitória de Guimarães e AEK, assumiu-se na equipa dos dragões e em 2010 foi para o Zenit, da Rússia. Em 2010 ajudou a popularizar a música “Rebolation”, depois de aparecer a dançar com a filha num programa da SIC.
Rúben Dias
Idade: 21 anos
Altura: 1,87 metros
Peso: 83 kg
Posição: Defesa
Clube: Benfica
Internacionalizações: 0
Golos: 0
Foi uma semana e tanto para Rúben esta que antecedeu a sua convocatória– é capitão das Quinas desde as camadas jovens mas ainda não se estreou nos AA, razão pela qual é a maior surpresa de Fernando Santos. O central benfiquista recebe 75 mil euros anuais na Luz. Se fizesse 20 jogos na presente temporada, receberia um prémio de 100 mil. Depois da agressão (e respetivo castigo) a Gelson no dérbi contra o Sporting, Rúben ficar-se-ia pelos 19 jogos. Mas acabaria despenalizado, jogou contra o Moreirense, e ficou a conta bancária mais recheada.
Raphaël Guerreiro
Idade: 24 anos Altura: 1,70 metros Peso: 64 kg Posição: Defesa Clube: Borussia Dortmund Internacionalizações: 21 Golos: 2
Nasceu em França, filho de pai português e de mãe francesa. Raphael é benfiquista, tal como o pai. Os dois irmão dividem-se por Sporting e FC Porto. Percebe português mas tem dificuldades a falar. Quando era miúdo foi para a Academia de futebol Clairefontaine, em Paris. Depois o Caen foi buscá-lo e esteve lá seis anos. Dali seguiu para o Lorient, onde deu nas vistas e foi chamado pela primeira vez por Fernando Santos. A estreia pela seleção principal foi de sonho. No dia 18 de novembro de 2014, Portugal e Argentina encontraram-se em Old Trafford. Raphael Guerreiro começou no banco mas entrou aos 51 minutos. Tudo apontava para um empate mas aos 90′ o defesa esquerdo apareceu dentro da área e cabeceou para a vitória. Está há duas épocas no Borussia Dortmund e além das 21 internacionalizações pela seleção A, tem ainda 13 pelos sub-21.
Mário Rui
Idade: 26 anos Altura: 1,70 metros Peso: 62 kg Posição: Defesa Clube: Nápoles Internacionalizações: 1 Golos: 0
Fez parte da formação de Sporting e Benfica e saiu de Alcochete por mau comportamento. Nos infantis verde e brancos, era o melhor amigo de Cédric Soares. Joga em Itália há sete anos e já pode pedir cidadania italiana. Não tem carta de condução.
William Carvalho
Idade: 26 anos Altura: 1,87 metros Peso: 80 kg Posição: Médio Clube: Sporting Internacionalizações: 40 Golos: 2
William com 14 anos já jogava nos juvenis. Isto no Mira Sintra. Certo dia, e quando o Sporting lá foi de visita, deu nas vistas, acabou por marcar dois golos, e o Sporting nem pensa duas vezes: é para contratar e depressa. Nessa mesma tarde, estava William no autocarro, a regressar a casa, Aurélio Pereira, o homem-forte do scouting do Sporting, ligaria. E reúne-se na tarde seguinte com o pai do jogador. O Benfica também o queria. Aurélio Pereira explicaria ao Observador como convenceu o médio a assinar contrato: “Como é que o convenci? Liguei para o Nani e pedi-lhe que apadrinhasse o William na Academia. O William ficou eufórico e aceitou logo. O Sporting só consegue encontrar estes miúdos, antecipar-se à concorrência, porque está atento e trabalha depressa e com seriedade”.
Adrien Silva
Idade: 29 anos Altura: 1,75 metros Peso: 67 kg Posição: Médio Clube: Leicester Internacionalizações: 21 Golos: 1
Adrien nasceu em Bordéus. E mudar-se-ia ainda criança para Arcos de Valdevez. Quando fez 12 anos, e depois de observado por olheiros do Sporting no clube da terra, a Associação Recreativa e Cultural de Paçô, mudar-se-ia para Alcochete — isto no ano em que a Academia foi inaugurada. Em 2004, era Adrien juvenil, Mourinho chega ao Chelsea e recruta nas camadas jovens leoninas. Consegue Ricardo Fernandes. Consegue Fábio Ferreira. E quase consegue também a joia da coroa: Adrien. A transferência falhou. E Aurélio Pereira explicaria ao Observador a recusa de Adrien em abandonar o clube: “Quando o Mourinho foi para o Chelsea, o Chelsea era um clube que estava ‘na moda’, digamos assim. Mas também era um clube muito arrogante, muito mal conduzido na formação, e que levava miúdos para treinar a Londres sem a autorização. E ofereciam-lhes rios de dinheiros para os aliciar. O Ricardo e o Fábio decidiram aceitar. O Adrien, não. Sentei-me com ele e com o pai na altura, conversámos e convenci-os a que o Adrien continuasse no Sporting. E pelos vistos, quer o Sporting, quer o Adrien, todos acertámos em cheio. Onde é que estão o Ricardo e o Fábio hoje? E onde é que está o Adrien?”
João Moutinho
Idade: 31 anos Altura: 1,70 metros Peso: 64 kg Posição: Médio Clube: Mónaco Internacionalizações: 107 Golos: 7
“Anda bater, anda bater. Anda. Tu bates bem!. Se perdermos que se f***, anda. Personalidade. Vai, personalidade! Tu bates bem. Seja o que Deus quiser”. A frase é de Cristiano Ronaldo e deve haver poucas pessoas que não se lembrem dela. O jogo dos quartos-de-final do Euro 2016 contra a Polónia tinha acabado com um empate 1-1. A partida foi para penáltis e Moutinho parecia receoso, um pouco acanhado. O capitão da seleção falou com ele e convenceu-o a bater. Na 3.ª grande penalidade para Portugal, o número oito avançou, atirou para o lado esquerdo… e marcou. Nasceu em Portimão, em 1986. Começou a jogar no Portimonense e, depois disso, só vestiu a camisola de mais três clubes: Sporting, FC Porto e Mónaco. Gosta de jogar ténis e até tem jeito. É raro ouvir o nome de João Moutinho associado a lesões musculares. O segredo? Muita disciplina e crioterapia — os famosos banhos de gelo são mas conhecidos agora, mas Moutinho já os faz desde 2008.
Manuel Fernandes
Idade: 32 anos Altura: 1,75 metros Peso: 65 kg Posição: Médio Clube: Lokomotiv Internacionalizações: 12 Golos: 3
Decidiu começar a jogar à bola devido ao jogo de computador Kick Off, que diz ser a primeira memória que tem do futebol. Apesar da ideia generalizada de que começou a carreira no Benfica, foi no Sporting que deu os primeiros pontapés na bola, aos 7 anos: não ficou porque os leões já tinham dois estrangeiros. José Antonio Camacho deu-lhe a alcunha de “Manuelélé”. Aprendeu a falar russo rapidamente e diz que na Rússia olham para ele como se fosse “um unicórnio”, por ser um africano a falar a língua local.
João Mário
Idade: 25 anos Altura: 1,79 metros Peso: 73 kg Posição: Médio Clube: West Ham Internacionalizações: 33 Golos: 1
Wilson Eduardo, o irmão, jogava no Futebol Clube do Porto e trocou-o pelo Sporting. João Mário, mais novo, veio no “pacote” de Wilson. “Sendo na altura mais novo do que o Wilson, também era muito bom. Eles vieram para o Sporting trazidos pelo pai. Sentou-se comigo, disse-me que a mãe deles viria viver para Lisboa e queria que eles jogassem no Sporting. Nós já os conhecíamos, dos torneios na Pontinha e assim, e não tivemos dúvidas em contratá-los. O João Mário era muito bolachudo quando chegou. Ele nos infantis era central. Depois passou para seis, oito, dez. Quando se é assim tão bom, joga-se em qualquer lugar”, explicaria ao Observador Aurélio Pereira.
Bruno Fernandes
Idade: 23 anos Altura: 1,83 metros Peso: 64 kg Posição: Médio Clube: Sporting Internacionalizações: 4 Golos: 0
A história começa assim: em Itália, começou a escrever-se que, antes dos jogos grandes, Bruno Fernandes dormia mal. Ficava ali a moer e remoer sobre o que devia fazer, como devia fazer, quando devia fazer. O porquê das coisas se fazerem, isso ele sabe desde miúdo, quando despertou a atenção de emissários italianos quando jogava no Boavista e rumou ao Novara. Afinal não é bem assim. “Não durmo mal, sonho é muito, principalmente com futebol. A minha prioridade também se revela aí, sou muito focado”, explicou em entrevista ao jornal do Sporting. Nascido na Maia, o internacional Sub-21 começou a jogar no Infesta, de onde se transferiu para o Boavista. Ia alternando os axadrezados com o Pasteleira, mas estava no Bessa quando acabou por transferir-se para Itália em 2012 um pouco do nada, como o próprio admite. Dos tempos em que andava por cá, as pessoas mais próximas recordam o miúdo irreverente (era terrível na hora de andar a reclamar), humilde, educado, que chegou a jogar a central (o que odiava) mas que quando se chegou à frente tinha o defeito de fintar toda a gente e a seguir falhar.
Bernardo Silva
Idade: 23 anos Altura: 1,71 metros Peso: 65 kg Posição: Extremo Clube: Manchester City Internacionalizações: 22 Golos: 2
O futebol de formação pode ser injusto. Até uma certa idade, a capacidade física acaba por ter mais importância do que o talento individual. E Bernardo Silva é um bom exemplo disso. O Messizinho do Seixal, como uma vez lhe chamou Chalana, só começou a ganhar espaço e titularidade nos juniores. Até lá, sempre fora uma das segundas opções dos treinadores. O mesmo aconteceu nas seleções jovens: Bernardo Silva só foi convocado pela primeira vez no escalão de sub-19. É benfiquista ferrenho e até tem o lema do clube — ‘E pluribus unum’ — tatuado no braço. Gosta de ouvir jazz, cresceu em Telheiras, estudou no Colégio Valsassina e chegou a frequentar a Faculdade de Letras no curso de Estudos Europeus. Quando esteve no Mónaco tornou-se um ídolo para os adeptos e ganhou a alcunha de Principezinho. Já perdeu as chaves de casa a festejar um golo do Benfica e revelou uma vez que tem saudades da sopa da avó. Fez 53 jogos jogos pelo Manchester City durante a época que agora termina.
Ricardo Quaresma
Idade: 34 anos Altura: 1,75 metros Peso: 67 kg Posição: Extremo Clube: Besiktas Internacionalizações: 74 Golos: 9
Ajuda regularmente o IPO do Porto, depois de vários casos de cancro na família. Quando era adolescente, ofereceram-lhe dois pares de chuteiras: umas Nike e umas Gol. Escolheu as segundas porque queria marcar muitos golos com elas. Costuma dizer que o irmão, embora nunca tenha jogado profissionalmente, era melhor jogador do que ele. Mantém o mesmo ídolo desde criança – Luís Figo.
Gelson Martins
Idade: 23 anos Altura: 1,73 metros Peso: 63 kg Posição: Extremo Clube: Sporting Internacionalizações: 17 Golos: 0
Custou mil euros e algumas bolas. O Benfica queria-o e observava-o há muito, tinha a vantagem de o miúdo ser benfiquista dos quatro costados. Mas Aurélio Pereira deu a benção, o Sporting (que sempre teve boas relações com o histórico “Fofó”; Rúben Semedo também foi lá “pescado” em tenra idade) avançou para a contratação e há seis anos (com a época 2010/11 a meio) o lingrinhas e “desavergonhado” (fora de campo era tímido, mas dentro dele driblava o mais matulão dos matulões) Gelson chegava a Alcochete e aos juvenis do Sporting. Logo chegaria também à Seleção e cedo se auguraria que Alvalade teria outro extremo da linhagem de Figo, Quaresma ou Ronaldo. Mas podia não ter tido. É que, no derradeiro ano de Gelson na formação, o treinador dos juniores, José Lima, à falta de melhor opção para o lugar, resolveu colocar Gelson a lateral direito. E assim foi a maior parte da época. Ascenderia depois ao Sporting B, onde João de Deus o devolveria à posição onde é melhor. A época correu-lhe bem, Jesus chegou a Alvalade no Verão seguinte (no ano anterior Marco Silva também lhe havia concedido alguns minutos), testou-o na pré-epoca e não voltaria Gelson a sair do onze.
Gonçalo Guedes
Idade: 21 anos Altura: 1,79 metros Peso: 72 kg Posição: Avançado Clube: Valência Internacionalizações: 7 Golos: 1
Entre Guedes e Marco Asensio, do Real, um deles é o melhor jovem na La Liga. É a imprensa espanhola, tantas vezes avessa ao que é de cá mas rendida ao português, quem o escreve volta e meia. O segundo é uma certeza. Guedes, depois de uma primeira metade de temporada no PSG aquém dos 30 milhões de euros que os franceses pagaram ao Benfica, com a chegada de Neymar e Kylian Mbappé perdeu espaço e acabou emprestado ao clube espanhol, tendo com Marcelino Toral “explodido”. Em entrevista recente, o avançado garante que o melhor ainda está para chegar: “Não sinto que esteja a mostrar tudo o que tenho, mas sinto que estou a mostrar, se calhar, mais valor do que aquele que me deram. As coisas estão a sair bem, estou contente, mas na minha cabeça tenho bem presente que quero mostrar muito mais a toda a gente”. Que mostre. O Mundial espera-o.
Cristiano Ronaldo
Idade: 33 anos Altura: 1,89 metros Peso: 85 kg Posição: Avançado Clube: Real Madrid Internacionalizações: 149 Golos: 81
O que é que se pode dizer mais sobre Cristiano Ronaldo? Talvez não muito mais do que aquilo que já se sabe. É o jogador com mais internacionalizações e golos pela seleção nacional. Se aos jogos pela equipa principal juntarmos as partidas pelas seleções jovens, Ronaldo já vestiu a camisola de Portugal por 183 vezes e marcou 99 golos. A ida para Alvalade aos 11 anos foi o início do sonho — antes tinha ainda passado por Andorinha e Nacional. Depois um senhor chamado Alex Fergunson levou-o para Manchester, onde ainda é um ídolo para os adeptos do United. A ida para Madrid em 2009 teve direito a uma apresentação com estádio cheio. É lá que tem batido recorde atrás e recorde, tal como ser o melhor marcador de sempre da Liga dos Campeões (123 golos), ser o melhor marcador numa só edição da prova (17 golos na época 2013/2014) e ser o melhor marcador durante a fase de grupos numa só edição (11 golos, em 2015/2016). A tudo isto ainda se juntam as cinco distinções para melhor jogador do mundo, quatro Botas de Ouro e três prémios de melhor jogador da Europa, atribuído pela UEFA. Este ano começou a época de forma discreta, mas reapareceu na ponta final para fazer a diferença — aquele golo contra a Juventus! — e todos esperamos voltar a ver o capitão levantar uma taça em meados de julho.
André Silva
Idade: 22 anos Altura: 1,84 metros Peso: 78 kg Posição: Avançado Clube: AC Milan Internacionalizações: 20 Golos: 11
Já contou que começou a jogar futebol porque era egoísta e os pais quiseram colocá-lo num desporto coletivo. É descrito habitualmente como obcecado por melhorar e conhecido por ficar longas horas a treinar depois dos colegas recolherem ao balneário. Custou mil euros ao FC Porto quando jogava no Salgueiros. Quando era pequeno, queria ser um ranger.
Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador
Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.
Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante .
Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.
Atingiu o limite de artigos que pode oferecer
Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.