Alex Ferguson foi operado de urgência este sábado, depois de ter sofrido um derrame cerebral, avançam os media britânicos. O técnico escocês estava afastado dos relvados desde 2013, quando deixou o Manchester United, a sua casa desde 1986.
A última aparição pública de Ferguson foi no passado domingo, durante a homenagem ao treinador francês Arsène Wenger, no decorrer do jogo entre o Manchester United e o Arsenal. Um comunicado do antigo clube do treinador escocês refere que a cirurgia “correu muito bem”, mas ressalva que Ferguson “precisa de um período de cuidados intensivos” para que a recuperação decorra sem problemas.
Esta manhã, por volta das 9h, foi pedida uma ambulância para a morada do antigo treinador, em Cheshire, escreve o The Telegraph. Depois de chegar ao hospital de Macclesfield, Sir Alex Ferrguson foi transferido para o Salford Royal, onde foi submetido à intervenção cirurgica.
Também treinador, o filho de Ferguson, Darren, falhou a última partida da sua equipa, o Doncaster, para acompanhar a evolução clínica do pai. Em comunicado, a equipa refere que o técnico não acompanhou os jogadores “devido a razões familiares”, sendo substituido por Gavin Strachan. “Darren pede privacidade e vai fazendo a atualização” do estado de Ferguson durante a semana, sempre através do clube.
Na última aparição em público, o antigo treinador, atualmente com 76 anos de idade, Ferguson confessou-se “orgulhoso de ter sido um rival, colega e amigo”de Wenger. Aos comandos do ManUnited — que agora joga sob a batuta de José Mourinho –, Ferguson conquistou 38 troféus, incluindo 13 Premier League e duas Ligas dos Campeões.
Foi também o escocês quem, a meio de um amigável Manchester United-Sporting, a 6 de agosto de 2003 (o dia em que se estreava o novo Estádio José Alvalade), deu ordem para que Cristiano Ronaldo fosse contratado aos leões.
Beckham, Carrick, van der Sar. Jogadores mostram apoio a Ferguson
Um dos maiores nomes que pisou os relvados com a camisola do United, David Beckham já reagiu à notícia. No Instagram, o antigo capitão do clube e da seleção de Inglaterra pediu a Ferguson que “continue a lutar”. A forma como se dirige ao seu antigo treinador é a mesma usada por Ronaldo: “Boss”, ou chefe. A acompanhar a mensagem, uma fotografia de quando o ainda muito jovem Beckham assinou pelo clube de Manchester. Ao seu lado, já nesse momento, estava Alex Ferguson.
https://www.instagram.com/p/BiaKgdJHL_5/?taken-by=davidbeckham
Também Michael Carrick, um dos capitães do clube inglês e que chegou a ser treinado por Ferguson, enviou a sua mensagem. “Devastado” com a notícia da intervenção, Carrick enviou os seus “pensamentos e orações” para o técnico e sua família.
Absolutely devastated to hear about Sir Alex being unwell in hospital. All my thoughts and prayers are with him and his family. ???????????????????????????????? Be strong Boss xx
— Michael Carrick (@carras16) May 5, 2018
Outra reação. Van der Sar, antigo guarda-redes do ManUnited, também “devastado” com a notícia de que o antigo técnico foi operado de urgência. “Mantenha-se forte” para poder “recuperar” da intervenção, diz o guardião, que ao longo de 266 jogos (entre 2005 e 2011) defendeu as redes do clube.
Devasted about the news about Sir Alex and knowing all to well about the situation ourselves. Stay strong and hope together with everyone you recover. Edwin & Annemarie pic.twitter.com/aaxqRI9Bg7
— Edwin van der Sar (@vdsar1970) May 5, 2018
Outros nomes vão-se juntado à onda de apoio ao técnico escocês.
Gutted to hear the news tonight about Sir Alex. Don’t really know what else to say other than thoughts and prayers with you and your family, Boss ????????????????
— Ashley Young (@youngy18) May 5, 2018
https://twitter.com/ThierryHenry/status/992862065126772736
Get well soon Boss. Thoughts with all the family at this sad time. #AlexFerguson
— Wayne Rooney (@WayneRooney) May 5, 2018
All my prayers and thoughts as well are with him and his family!! Be strong boss!!!! ???????????????? https://t.co/Tbvw2fEhEt
— Javier “Chicharito” Hernandez (@CH14_) May 5, 2018
Please???? Be strong????Win this one????
— Peter Schmeichel (@Pschmeichel1) May 5, 2018