960kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Finanças

Boa moeda, má moeda

A partir de hoje tem três meses para entregar IRS

Dia 1 de Abril. Arranca o prazo para validar e entregar a declaração de IRS referente a 2024. Termina no dia 30 de Junho. O prazo médio de reembolsos deverá ser mais curto e o montante também.
Resposta Pronta

IRS. "Os contribuintes não ficam prejudicados"

A bastonária da Ordem dos Contabilistas explica que os cidadãos não devem estar preocupados com o valor do reembolso do IRS deste ano e deixa alguns conselhos aos contribuintes.
Finanças

Contribuintes já podem entregar IRS

No processo de entrega da declaração, é importante confirmar o IBAN para o reembolso, pois a falha deste passo pode atrasar a devolução do imposto. O contribuinte tem três meses para preencher o IRS.
Finanças

Portugal prudente com gastos na Defesa

O ministro das Finanças assumiu que Portugal vai investir na Defesa, mas está limitado ao equilíbrio do orçamento. Apesar disso, entende que há margem para cumprir os objetivos da NATO.
Boa moeda, má moeda

Último dia para reclamar das deduções de IRS

O prazo de entrega da declaração de IRS começa dia 1 de Abril e até à véspera pode corrigir divergências que encontre nos montantes de deduções permitidas pelas despesas gerais e familiares.
Autoridade Tributária

Último dia para inscrição de novos residentes

O regime fiscal do IFICI permite aos profissionais abrangidos pagarem uma taxa de IRS de 20% sobre rendimentos de trabalho dependente e independente, contemplando isenções em outros rendimentos.
Execução Orçamental

Finanças públicas: aqui e no debate europeu

Portugal deve aumentar marginalmente a despesa com defesa, mas não ir atrás de cânticos de sereia de flexibilização de regras orçamentais, pugnando por uma solução europeia de financiamento do sector.
Finanças Públicas

O ministro das Finanças está de parabéns 

A maioria absoluta dos portugueses não quer que o aumento das despesas públicas ou a redução dos impostos sejam feitos à custa do aumento da dívida pública, ou seja, de desequilíbrios orçamentais
Noticiário

12h. Reembolso do IRS pode ser feito mais cedo

Cláudia Reis Duarte explica que o alargamento do IRS automático permitiu que o tempo médio do reembolso tenha diminuído para 13 dias. Ainda, a junta militar do Myanmar lançou ataques depois do sismo.
E o vencedor é...

Tiros nos pés de Montenegro e Pedro Nuno vencedor

A escolha de Hernani Dias valida que questões éticas não são uma prioridade do PSD. Goucha capaz de fazer Montenegro assumir responsabilidades. Fernando Araújo, a “escolha ideal” de Pedro Nuno Santos.
Boa moeda, má moeda

Juro dos Certificados de Aforro abaixo dos 2,5%

O rendimento dos Certificados de Aforro já começou a cair, acompanhando a descida das taxas Euribor. O tecto dos 2,5% deixa, assim, de ser aplicado.
Boa moeda, má moeda

Mais salário, mais poupança

A taxa de poupança das famílias aumentou para 12,2% do rendimento disponível no último trimestre de 2024. O rendimento disponível aumentou 3,1% e o consumo cresceu apenas 1,9%
Trabalhadores

Trabalhadores municipais protestam em Lisboa

Sindicato afirma que os manifestantes exigem uma negociação séria com base nos acordos de empresa para os trabalhadores da Gebalis e da EGEAC e não apenas alterações baseadas em medidas do Governo.
Certificados de Aforro

Certificados passam a render menos do que o máximo

Aforro do Estado tem taxa-base limitada a 2,5% (mais prémios de permanência). Após mais de dois anos em que a rentabilidade esteve sempre no máximo, a descida das taxas de juro faz cair os juros.
Noticiário

15h. Queda de avião devido a falha na aterragem

Queda de aeronave em Vila Nova de Cerveira provocada por falha na aterragem. Ainda, FPF anunciou auditoria ao penúltimo mandato de Fernando Gomes.
Boa moeda, má moeda

Mudar de banco? É mais fácil do que parece

Transferir a conta para outro banco pode ser mais simples do que pode parecer. O Banco de Portugal recorda que todo o processo deverá ser tratado pelo banco para o qual vamos transferir a conta.
Boa moeda, má moeda

Recibos verdes: mais tempo para declaração

Os trabalhadores que passam recibos verdes vão ter mais tempo para entregar a declaração trimestral de rendimentos à Segurança Social. Essa obrigação passa a poder ser feita até ao final do trimestre.
Boa moeda, má moeda

Os conselhos dos psicólogos sobre “finfluencers”

Devo confiar em “influencers” para decisões financeiras? A Ordem dos Psicólogos parte desta pergunta para lançar um conjunto de dez outras questões que cada um de nós deve responder para saber.
Ministério das Finanças

PR promulga diploma com "muitas dúvidas"

Sobre parte dos diplomas relacionados com a orgânica do Ministério das Finanças, Marcelo diz que a promulgação acontece "apesar de muitas dúvidas acerca do passo agora dado".
Boa moeda, má moeda

Isenção de IMT e Selo beneficia a 26 mil jovens

A redução fiscal para jovens na compra de casa foi aproveitada já por 26 mil pessoas que compraram 18 mil habitações. A redução fiscal média é de 5.560 euros por transacção.
Presidência da República

Marcelo promulga aumentos para bombeiros sapadores

O Presidente da República promulgou os diplomas que atualizam as tabelas remuneratórias dos sapadores e dos trabalhadores integrados nas carreiras especiais da Autoridade Tributária e Aduaneira.
Detenções

GNR detém 5 pessoas e apreende carros e tabaco

No âmbito da operação da GNR e AT, foram apreendidos 6.574 veículos que transitavam nas principais estradas nacionais. Segundo nota, duas pessoas foram detidas por posse de arma proibida.
Boa moeda, má moeda

Cuidado com os pagamentos automáticos, diz Centeno

O governador do Banco de Portugal confessou ter “algum horror a pagamentos automáticos”, já que dessa forma se pode perder aos gastos familiares.
Empresas Públicas

Caixa, TAP, IP. Nomeações limitadas a urgências

Um governo demitido não pode nomear para empresas públicas ou reguladores. Só em casos urgentes. Ministério das Infraestruturas não pretende colocar ninguém na TAP, IP e metros.
Boa moeda, má moeda

Ouro volta a reluzir e bate recordes

A cotação do ouro quebrou a barreira dos 3000 dólares por onça pela primeira vez. O metal é considerado um valor refúgio em momentos de incerteza e instabilidade.
Boa moeda, má moeda

Apoio para eléctricos alargado a carros maiores

O apoio público para a compra de carros 100% eléctricos vai ser alargado a ligeiros de passageiros com mais de cinco lugares. O limite de preço é de 55 mil euros (incluindo IVA e demais despesas).
Açores

Governo açoriano defende privatizações

Duarte Freitas criticou a "herança" deixada pelo PS, que governou a região de 1996 a 2020, afirmando que "só na saúde foram mil milhões de euros de buraco" financeiro.
Boa moeda, má moeda

IRS: já pode consultar o montante das deduções

As despesas dedutíveis que cada contribuinte vai colocar na declaração de IRS de 2024 já podem ser consultadas no Portal das Finanças. Todas as reclamações devem ser feitas até ao final de março.
Portal das Finanças

Contribuintes já podem consultar deduções ao IRS

A consulta fica disponível a partir do dia 16 de março, mas os contribuintes que acederem ao seu sítio pessoal no Portal das Finanças já conseguem verificar o valor com que poderão abater ao seu IRS.
Boa moeda, má moeda

IRS: obras em casa podem abater na mais-valia

Os encargos com melhoramento da casa podem abater no cálculo da mais-valia quando se vende um imóvel. Desta forma, o pagamento de IRS pode ser reduzido. Mas há regras restritas.
Crise Política

Ministros em gestão escapam ao Parlamento

Miranda Sarmento não foi ao Parlamento falar do Novo Banco e ministra do Ambiente escapou a escrutínio sobre Agência para o Clima. Governo em gestão tem ação limitada, mas pode tomar medidas urgentes.
Banco de Portugal

"Não é compreensível" que banca não pague mais

Mário Centeno redobra as críticas ao setor bancário por não pagar mais pelos depósitos. Na mesma conferência, minutos antes, banqueiros tinham dito que juros dependem da "oferta e procura".
Boa moeda, má moeda

Dólar cai e viajar para os EUA fica mais barato

Desde o início do ano, a moeda americana já caiu cerca de 8% em relação ao euro. Isso quer dizer que, para os europeus, os preços dos Estados Unidos ficam mais baixos.
Noticiário

12h. PSD reúne amanhã Conselho Nacional

O maior órgão do partido entre congressos reúne-se um dia depois da votação da moção de confiança. Ainda, agências de rating dizem que estão surpreendidas com crise política em Portugal.
Boa moeda, má moeda

Fraudes: Pagamento de serviços com identificação

As operações de pagamentos de serviços através de meios eletrônicos vão passar a identificar o destinatário do dinheiro. A nova funcionalidade, imposta pelo BdP, destina-se a evitar fraudes.
Serviços financeiros

BdP vai validar transferências de bancos europeus

BCE escolheu Banco de Portugal e banco central da Letónia para gerirem uma nova plataforma de verificação de destinatários de transferências no espaço europeu que vai funcionar a partir de outubro.
Boa moeda, má moeda

4 mil euros de apoio na compra de carro eléctrico 

Reabertas as candidaturas para o apoio à compra de carros, motos e bicicletas eléctricas. Os particulares têm direito a 4.000 euros na compra de um carro 100% elétrico.
Noticiário

5h. Governo reunido com a Administração Pública

Em causa está a reestruturação orgânica do Ministério das Finanças. Entidade Orçamental, Entidade do Tesouro e Finanças e o Centro de Pessoas e Administração Pública são as três novas entidades.
Noticiário

4h. Bruxelas com plano para "Rearmar a Europa"

Em causa está o plano "Rearmar a Europa", em cinco vertentes, entre as quais um novo instrumento europeu para circunstâncias extraordinárias. Joaquim Miranda Sarmento não vai estar presente.
Boa moeda, má moeda

Depósitos: juros já estão abaixo de 2%

As taxas de juro oferecidas pelos bancos por novos depósitos a prazo já estão, em média, abaixo dos 2%, de acordo com o Banco de Portugal.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.