Catalunha
Espanha
Supremo confirma recusa de amnistia a Puigdemont
O juiz invocou que a lei de amnistia não é aplicável a Puigdemont por causa do crime de peculato, uma vez que o acusado teve "propósito de obter um benefício pessoal de caráter patrimonial".
Extrema Esquerda
Catalunha: a ocupação moralmente assistida
A Catalunha, onde cumprir a lei é um luxo burguês e invadir casas uma forma de activismo, tornou-se o santuário dos okupas, e a propriedade privada já não é um direito — é uma ofensa moral.
Espanha
Mulher com 117 anos tinha células mais jovens
Maria morreu na Catalunha com 117 anos, quando era a pessoa mais velha do mundo. Chegou a dizer que o segredo era a “sorte e boa genética”. A ciência corroborou-a.
Espanha
Espanha. Puigdemont ameaça retirar apoio a Sánchez
Dirigente catalão acusou Sánchez de "falta de vontade política" para "tornar efetivos, de forma completa e ágil" os acordos assinados com o Juntos pela Catalunha que permitiram a formação do governo.
Inundações
Girona. Inundações arrastam dezenas de carros
Esta madrugada, alguns municípios catalães foram colocados sob avisos amarelo pela agência de metereorologia espanhola devido à chuva intensa.
Noticiário
16h. Mau tempo: Proteção civil emitiu alerta
De acordo com o instituto Português do Mar e da Atmosfera espera-se chuva forte acompanhada por trovoada por todo o país. Ainda neste jornal, Pedro Nuno Santos visitou hoje o bairro do zambujal.
Noticiário
1h. Espanha com três regiões sob aviso laranja
Múrcia, Valência e Catalunha poderão vir a ser afetadas por tempestades fortes e chuva forte durante este domingo. Ainda neste jornal, Josep Borrelo apela à calma em Moçambique.
Catalunha
Tribunal de Justiça dá razão ao Parlamento Europeu
Tribunal de Justiça deu razão ao Parlamento Europeu por negar o acesso a Puigdemont e Comín, em 2019, por não terem feito juramento de respeito à Constituição espanhola e não constarem das listas.
Catalunha
Independentistas catalães voltam às ruas
Com o lema "Voltamos às Ruas", os catalães celebram o dia da Catalunha que este ano pela primeira vez em 14 anos, acontece num momento em que existe um governo regional não separatista.
Catalunha
Supremo reitera que amnistia não salva Puigdemont
A decisão pode ser objeto de recurso, mas o juiz do Tribunal Supremo de Espanha recusou pela segunda vez aplicar a Puigdemont a lei de amnistia para independentistas catalães.
Espanha
Polícia admite erro na falha em prender Puigdemont
O dispositivo policial que devia ter impedido Puigdemont de sair de Espanha falhou — e a polícia catalã assume agora "erros" e faz uma autocrítica num relatório enviado ao Supremo Tribunal.
Noticiário
16h. Gaza. EUA apresentam proposta de cessar-fogo
A proposta de cessar-fogo foi anunciada numa declaração conjunta entre o Egito, o Qatar e dos Estados Unidos. Ainda este jornal, o suplemento para os pensionistas vai custar 400 milhões de euros.
Catalunha
Puigdemont revela pormenores da fuga
Num artigo de opinião, o independentista assume que tinha intenção de ir ao Parlamento, mas que cerco policial ao edifício o demoveu. Na fuga, o Honda branco percorreu fronteira francesa.
Catalunha
Salvador Illa promete afastar Mossos da política
Novo presidente socialista do governo regional garantiu afastar os "Mossos d'Esquadra" dos confrontos políticos na sequência da aparição de Puigdemont. "A confiança tem de ser recíproca", afirmou.
Noticiário
18h. Explosão em Carregal do Sal
Segundo o site da Proteção Civil esta explosão terá ocorrido dentro da localidade de Carregal do Sal. No local estão 42 operacionais apoiados por 16 viaturas.
Espanha
Paralímpica conduziu carro em que Puigdemont fugiu
Bárbara Vidal foi a responsável por conduzir o Honda branco em que Carles Puigdemont fugiu. A tenista reformou-se em 2011 e tem ligações ao movimento independentista da Catalunha.
Noticiário
19h. Portugal conquista 1ª medalha de ouro
Iúri Leitão e Rui Oliveira são os novos campeões olímpicos de ciclismo de pista. Venceram a prova de Maddisson, em Paris. Neste jornal, Puigdemont garante que nunca se vai entregar às autoridades.
Noticiário
17h. Irão vai entregar centenas mísseis à Rússia
A notícia é avançada pela Reuters que cita duas fontes de agências de serviços secretos europeus. De acordo com as fontes, vários militares russos estão já em em treinos no Irão.
Catalunha
Puigdemont diz em vídeo que está na Bélgica
Pela primeira vez depois do discurso em Barcelona, Puigdemont aparece em vídeo e assegura que regressou à Bélgica, uma vez que não conseguiu aceder ao parlamento: "Seria uma detenção certa".
Noticiário
16h. Puigdemont: "A repressão é feroz"
Num vídeo publicado pelo jornal espanhol El Mundo, Carles Puigdemont, gaba-se da fuga e alerta que o processo de independência da Catalunha só vai parar quando a região foi independente.
Catalunha
Socialistas voltam ao poder na Catalunha após 14 a
O socialista Salvador Illa toma posse como presidente do governo da Catalunha, numa cerimónia em Barcelona que põe fim a 14 anos de executivos liderados por partidos independentistas.
Catalunha
Em Waterloo, Puigdemont critica autoridades
O ex-líder da Catalunha diz que está em curso uma "caça às bruxas" dirigida contra quem apenas foi visto com ele. Critica o "espantoso, incompreensível e delirante" dispositivo policial de quinta.
Catalunha
Puigdemont. Os truques para desaparecer sem rasto
O comissário-chefe dos Mossos d'Esquadra revelou pormenores da operação policial que incluiu uma perseguição de carro por Barcelona. E uma cadeira de rodas teve um papel primordial.
Fora do Baralho
Politiquice baixa no SNS e golpe de teatro catalão
Voluntarismo excessivo a mudar SNS e na gestão das urgências com ministra-trapalhadas. Na Catalunha, Sanchez poderia ter usado uma carta do monopólio com Puigdemont e deixá-lo a falar sozinho.
Catalunha
Bolaños diz que operação Puidgemont era da polícia
Bolaños, ministro da Justiça espanhol, recordou que operação de detenção de Puigdemont estava a cargo da polícia catalã. Ex-ministro da Administração Interna vai dar explicações.
Catalunha
Puigdemont dormiu na Catalunha e voltou à Bélgica
Líder do partido Junts Per Cataluyna adiantou esta manhã que não sabe se Puigdemont já chegou à sua casa situada em Waterloo, na Bélgica.
Noticiário
9h. Carles Puigdemont regressa à Bélgica
Depois de ter discursado ontem perante centenas de manifestantes, Puigdemont desapareceu novamente sem ser detido pela polícia. O independentista regressou à Bélgica, onde esteve "exilado".
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta
Puigdemont é o Houdini da política espanhola?
Chegou, discursou e desapareceu. Puigdemont já estava na cidade há uns dias, mas a forma como desapareceu foi muito mais espetacular e envolveu muita criatividade, uma espécie de fuga de Alcatraz.
Catalunha
Puigdemont. "O plano saiu perfeito"
Gonzalo Boye afirmou que o plano saiu "perfeito" e que, depois do discurso em Barcelona, Puigdemont foi para casa. O separatista catalão Lluís Llach confirmou, também, que político está em segurança.
Catalunha
O advogado chileno cadastrado que apoia Puigdemont
Para preparar a fuga, Carles Puigdemont terá contado com um advogado nascido no Chile e que já esteve detido. Mossos D'Esquadra debaixo de fogo. Futuro do ex-líder da Catalunha é uma incógnita.
Catalunha
A cruzada legal de Puigdemont até voltar a Espanha
Passou os últimos anos refugiado na Bélgica e das poucas vezes que saiu — Alemanha e Itália — acabou detido para logo depois ser libertado. Mesmo com um mandado vigente, independentista voltou a casa.
Catalunha
Como é que Puigdemont fugiu e não deixou rasto?
Terá chegado a Barcelona há alguns dias, discursou no Arco do Triunfo, fugiu num Honda branco, com roupa igual a seguranças. Puigdemont protagoniza fuga digna de um filme. Como foi possível?
Noticiário
16h. Governo anuncia novas medidas para a Saúde
O Governo da luz verde a um investimento de 65 milhões de euros para um centro de atendimento clínico no Porto para os casos considerados menos graves. Ainda a situação na Catalunha
Espanha
Como foi a primeira fuga de Puigdemont de Espanha
Puigdemont regressou a Espanha depois da sua fuga há mais de sete anos e voltou de novo a escapar-se às autoridades. Na primeira vez, usou dois carros e contou com ajuda da mulher e quatro agentes.
Noticiário
14h. Desativada a operação policial em Barcelona
Depois da fuga de Carles Puigdemont, foi desativada a operação policial para encontrar o antigo presidente do governo regional da catalunha, mas a policia catlã já abriu uma investigação a este caso
Emissão Especial
"Manifestação é falta de respeito pela democracia"
Bruno Cardoso Reis diz que não há maioria a favor da independência da Catalunha e por isso uma manifestação que perturbe a tomada de posse de um governo "é uma falta de respeito à democracia".
Emissão Especial
"Puigdemont criou confusão entre Independentistas"
O politólogo José Filipe Pinto considera que o regresso de Carles Puidgemont foi um desafio à política interna espanhola para ver quem representa a causa independentista.
Emissão Especial
"Fuga de Puidgemont é início da queda de Sánchez"
O professor de relações internacionais Tiago André Lopes considera que a fuga do antigo presidente regional da Catalunha, para já bem sucedida, mostra a incapacidade do governo espanhol.
Catalunha
O discurso de Puigdemont antes de fugir num Honda
Perto do Arco do Triunfo, Carles Puigdemont lamentou a "duríssima repressão" que os independentistas viveram nos últimos sete anos, criticando o PP e o Vox. Depois do discurso, fugiu — e está a monte.
Noticiário
13h. Carles Puidgemont em fuga. Cerco policial
Depois de discursar em Barcelona, Carles Puidgemont está em fuga. Quase sete anos depois, o independentista catalão voltou hoje a Espanha. Puigdemont viaja num carro branco
Resposta Pronta
“Estamos a assistir à lenda de Puigdemont”
João Diogo Barbosa explica que Puigdemont foi hábil a gerir a situação e recuperou a narrativa mediática. O comentador de assuntos europeus sublinha que o objetivo é dar força aos independentistas.
Explicador
Puigdemont regressou para acelerar a amnistia?
Diogo Noivo explica que Puigdemont regressa para reivindicar a liderança independentista na Catalunha. Jorge Fernandes garante que o Junts não quer perder o controlo da narrativa mediática.
Noticiário
10h. Puigdemont foge novamente de Barcelona
Existia a expectativa que o independentista fosse detido assim que voltasse a Espanha. No entanto, Puigdemont falou perante uma multidão e conseguiu fugir, apesar da operação das forças de segurança.
Espanha
Puigdemont foi para "casa" e "nunca se entregará" - como aconteceu
Prometeu e cumpriu. Líder catalão voltou a Barcelona, foi aplaudido por uma multidão, gritou Viva Catalunha Livre e fugiu. Polícia catalã voltou a desativar operação Jaula para deter Puigdemont.
- Advogado diz que Puigdemont "regressou a casa" e "nunca se entregará"
- Mossos d'Esquadra detidos por ajudarem Puigdemont apresentam "habeas corpus"
- Sánchez diz que “Espanha avança” com regresso dos socialistas ao poder na Catalunha
- Polícia catalã detém segundo agente por suspeitas de envolvimento na fuga de Puigdemont
- Mossos D'Esquadra desativam (outra vez) operação Jaula para deter Puigdemont
- Sessão de investidura retomada
Noticiário
8h. PR e PM visitam hoje o Hospital de Santa Maria
A visita de Luís Montenegro pode marcar também o fim do silêncio do executivo relativamente aos problemas no acesso aos serviços de saúde. Ainda neste jornal, o calendário olímpico para esta quinta.
Noticiário
7h. Depois do exílio Puigdemont regressa a Espanha
Seis anos depois do exílio, o líder independentista regressa hoje a Barcelona para participar na tomada de posse do novo Parlamento catalão. As forças de segurança têm ordens para deter Puigdemont.