973kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Presidente Marcelo

Papa Francisco

Marcelo: novo Papa será de "rutura" ou "transição"

Questionado se o próximo Papa poderá ser um dos quatro cardeais portugueses que vão participar no conclave, Marcelo respondeu que "como Presidente, devia dizer que sim".
Noticiário

13h. PR compara valores do Papa com 25 de Abril

Na ultima intervenção enquanto PR em sessões do 25 de abril, o Chefe de Estado lembrou o luto nacional pela morte do Papa Francisco. Ainda, pode ouvir os discursos dos líderes partidários.
Emissão Especial

25 de Abril. PR: "É mais urgente a paz"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recorda parecenças entre 25 de Abril e o Papa Francisco e pede a continuação da "radical humildade" que o pontífice da Igreja Católica ensinou.
Noticiário

21h. PR recusa polémicas sobre 25 de Abril

Presidente da República diz que o luto nacional foi marcado consoante o dia das cerimónias fúnebres do Papa Francisco. AD acusa Chega de esconder as verdadeiras contas do programa eleitoral.
25 de Abril

Marcelo adia inauguração, mas mantém jantar

Evento de inauguração estava marcado há alguns meses, mas foi adiado por "razões de gestão de agenda" do Presidente, mas Marcelo participa esta noite em "jantar comemorativo" do 25 de Abril.
25 de Abril

Governo não participa em "agenda festiva" 

A sessão solene do 25 de Abril no parlamento permanece, mas o Governo disse que não participará na "agenda festiva", que será adiada, devido aos três dias de luto declarados pela morte do Papa.
Papa Francisco

Marcelo: luto nacional será de 24 a 26 de abril

Presidente da República refere que período de luto nacional inclui data de 25 de Abril, mas acrescenta que "a ideia da Assembleia é manter a sessão, começando por um voto de pesar pela morte do Papa".
Noticiário

13h. Morte Papa. Marcelo vai ao funeral 

Estão também previstas as presenças do presidente da Assembleia da República e do primeiro-ministro. Ainda, em Fátima, centenas de pessoas estão reunidas numa missa dedicada a Francisco.
Noticiário

00h. Ventura quer adotar medidas protecionistas

O líder do Chega diz que há países a produzir em massa e a invadir Portugal com produtos baratos. Ainda, Paulo Raimundo admite acordo pós-eleitoral com PS.
Papa Francisco

Marcelo e Rangel assistiram a missa pelo Papa

Rangel não quis prestar declarações, sublinhando que o caráter religioso da cerimónia devia ser respeitado. Estiveram ainda presentes Carlos Moedas, Telmo Correia, Paulo Núncio e Margarida Blasco.
Noticiário

22h. Violência doméstica. Líder PS/Braga demite-se

Victor Hugo Salgado lamenta a decisão do PS de não apoiar a recandidatura à Câmara de Vizela. Ainda, cardeal camerlengo já selou o quarto e o escritório do Papa Francisco.
Noticiário

21h. Marcelo lembra Francisco como homem solidário

Numa comunicação ao país, o Presidente da República recordou a relação do Papa com Portugal. Ainda, líder do PS/Braga demitiu-se depois de notícias sobre envolvimento em violência doméstica.
Crime

Marcelo clama por justiça no homicídio de Braga

Marcelo Rebelo de Sousa falou com familiares e clama por justiça. Detido será presente no sábado a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Vila Nova de Famalicão.
Viseu

Xenofobia. Ativista denuncia retirada de crianças 

Em causa está o caso de um casal brasileiro, residente em São Pedro do Sul, a quem foram retirados dois filhos, de 6 e 8 anos, que foram entregues a uma família de acolhimento.
Corrupção

PR mantém dúvidas sobre mecanismo anticorrupção

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que "desde o início" manifestou "dúvidas de que funcionasse muito bem um mecanismo de combate à corrupção que dependesse do poder executivo".
Noticiário

20h. CML não reabriu concurso de apoio às rendas

A edição anterior terminou em fevereiro. Era suposto que o apoio tivesse sido renovado em março, o que não aconteceu. Ainda, Marcelo Rebelo de Sousa lamentou, esta noite, a morte de João Cravinho.
Guerra na Ucrânia

Marcelo defende clarificação da missão da NATO

Marcelo considera "um erro histórico enfraquecer a NATO, como aconteceu entre 2016 e 2020", na anterior administração de Trump. "Ninguém combate sem saber por que é que combate", alertou.
Noticiário

14h. PR destaca vida de intervenção de Matos Gomes

Na página da Presidência, o chefe de Estado enaltece a vida de intervenção e diversificada de Carlos Matos Gomes. Ainda neste jornal, um ataque russo fez este domingo dezenas de mortes em Sumy.
25 de Abril

Marcelo recorda período da Assembleia Constituinte

Marcelo qualificou como "notável" o processo de formação dos partidos políticos entre 1974 e 1975e contou que foi e contou que na altura "subscreveu mais de uma proposta de constituição de partidos".
Crise Política

"Já se sabia que 2025 iria ser um ano difícil"

Marcelo disse que o Governo já tinha admitido que ia começar a pagar os juros da dívida. Há dívida contraída no quadro dos fundos europeus que começa a ser paga no próximo ano, acrescentou.
Legislativas 2025

Marcelo: Debates estão a correr bem

Marcelo Rebelo de Sousa contou ter a impressão de que os debates televisivos entre os candidatos às eleições legislativas de maio têm corrido bem, sendo prova disso as audiências.
Noticiário

17h. Marcelo elogia medidas do programa Regressar

Marcelo Rebelo de Sousa fala num ação prudente e cuidadosa do Governo para lidar com a imprevisibilidade de Trump. Ainda, tarifas aduaneiras impostas pelos Estados Unidos à China totalizam 145%.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo reúne-se com famílias da comunidade cigana

A propósito do Dia Internacional do Cigano, Marcelo realçou "a ancestralidade desta comunidade e o seu contributo para a construção de uma sociedade portuguesa mais diversa e plural".
Relações Internacionais

Marcelo: A Índia "é a democracia mais importante"

Marcelo considerou que a Índia terá "um poder económico e social que em 2047 estará, de longe, a liderar o mundo". 2047 é o ano do centenário da independência da Índia em relação ao Reino Unido.
Cultura

Ordem de Camões: Marcelo condecora SPA

Presidência diz que homenagem reconhece a ação da SPA, "criada para a representação dos autores portugueses, de todas as disciplinas literárias e artísticas, na gestão do direito de autor".
Noticiário

1h. PR quer cultura presente na campanha eleitoral

Presidente da República lamenta que a cultura seja ainda um parente pobre aos olhos da sociedade e quer os temas culturais presentes nas campanhas dos partidos políticos.
Noticiário

23h. Marcelo gostava de ver cultura na campanha

Marcelo lamenta que a cultura seja ainda um parente pobre aos olhos da sociedade. Ainda, "Fogo do Vento" de Marta Mateus distinguido como Melhor Primeiro Filme Internacional, em festival italiano.
Cultura

Marcelo: cultura ainda é "parente pobre"

O Presidente da República lamentou que a cultura seja ainda um parente pobre aos olhos da sociedade portuguesa, prevendo que não vá ser um tema prioritário na campanha eleitoral.
Habitação e Urbanismo

PR promulga decreto que altera lei dos solos 

Marcelo Rebelo de Sousa decidiu promulgar este decreto "apesar de o atual diploma manter derrogações ao regime geral e de matérias que aflora sobre combate à corrupção carecerem de maior substância".
Noticiário

23h. PS. Medina nega "divergências políticas"

Medina assegura que continua empenhado em contribuir para a vitória do partido nas eleições legislativas. Ainda, Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o decreto do parlamento que altera a lei dos solos.
25 de Abril

Marcelo condecora jornalistas que emitiram senhas

O Presidente condecorou João Paulo Diniz, que emitiu a música "E depois do adeus", de Paulo de Carvalho, assim como Carlos Albino e Manuel Tomaz, que lançaram a canção "Grândola, Vila Morena".
Presidente Marcelo

Marcelo acredita que debates vão ser "decisivos"

Sobre recusa de Montenegro em debater com todos, Marcelo diz que “tem havido modas para todos os gostos”. Novo acordo para imigração vai permitir regras “mais ágeis, mas também mais humanistas”.
Presidente da República

Marcelo ouviu preocupações da comunidade cigana

Em nota divulgada no site da Presidência, especifica-se que decorreram duas reuniões, com representantes de associações e com o diretor nacional da Pastoral dos Ciganos, a pedido dos próprios.
Marcelo Rebelo de Sousa

Incêndios. PR envia nota de pesar à Coreia do Sul

Os incêndios florestais dos últimos dias, entre os piores da história da Coreia do Sul, já causaram mais de 20 mortos, destruíram mais de 200 estruturas e obrigaram à evacuação de 27.000 pessoas.
Presidência da República

Marcelo saúda "melhorias na Casa da Democracia"

Os decretos promulgados alteram o Estatuto dos Funcionários Parlamentares e a Lei de Organização e Funcionamento da Assembleia da República, e foram aprovados por unanimidade dos deputados.
Escritores

Marcelo destaca contributo de Francisco Guedes

Marcelo destaca que Francisco Guedes "aumentou a diversidade da produção literária portuguesa". O criador do festival literário Correntes d'Escritas morreu na segunda-feira.
Presidente Marcelo

Macron deu a Marcelo gravilha usada em "Grândola"

Som dos passos de Zeca Afonso e José Mário Branco foi gravado sobre as "velhas pedras" oferecidas a Marcelo. Château d’Hérouville também recebeu Elton John, David Bowie e Pink Floyd, nos anos 70.
Noticiário

13h. PR pede clareza a partidos sobre pós-eleições

Marcelo Rebelo de Sousa considera que é “prematuro” pensar em cenários pós-eleitorais e promete não vestir a pele de analista. Ainda, alcançado entendimento entre PSD e CDS, na Madeira.
Animais

Marcelo promulga decreto sobre lobo-ibérico

O diploma estabelece "novas medidas de proteção e restauro ecológico", confiando ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas a definição do Programa Alcateia 2025-2035.
Política

Marcelo: sobreposição de eleições é "interessante"

Presidente da República considera que sobreposição de eleições é um "facto interessante" porque "as candidaturas às legislativas podem estar mais próximas ou não de certas candidaturas presidenciais".
Noticiário

2h. Madeira. PR destaca estabilidade política

Marcelo Rebelo de Sousa prevê entendimento entre PSD e CDS para reuniar a maioria absoluta no Parlamento regional.