Derrota com Eibar na Liga após uma má exibição, eliminação com o Cultural Leonesa (do terceiro escalão) na Taça do Rei após uma exibição ainda pior. O Atl. Madrid andou sempre no fio da navalha e até mesmo quando ganhava tinha dificuldades em convencer. Numa semana, o cenário mudou. Ou piorou. E com dois nomes à cabeça entre os “culpados” para o pior momento da era “Cholismo” nos colchoneros desde 2011.
O jornal Marca fez esta semana um extenso levantamento dos grandes problemas que têm assolado a equipa ao longo da temporada, da falta de golos (sobretudo depois da lesão com gravidade de Diego Costa) à inexistência de criatividade do meio-campo para a frente, passando pelas funções quase contra natura de João Félix em campo e pela quebra de intensidade num jogo coletivo que só não se ressente menos porque Oblak, agora capitão perante a ausência do médio Koke (que também faz muita falta), tem salvo a equipa em muitas ocasiões. Na sondagem feita pela publicação, João Félix (54%) e Diego Simeone (20%) corporizavam esta crise do Atl. Madrid.
“A eliminação da Taça foi um golpe inesperado para todos. Compreendo perfeitamente e partilho a desilusão dos nossos adeptos mas não devemos analisar a situação do clube com base na dor dos últimos resultados. Devemos ser responsáveis e valorizar o que somos e o que alcançámos com estes jogadores e com esta equipa técnica. Quanto mais duvidam do nosso trabalho, mais fortes e unidos ficamos. Conquistámos nove títulos e consolidámo-nos como uma das melhores equipas da Europa. A qualidade e o comprometimento do plantel e da equipa técnica, com Simeone no comando, é inquestionável e não tenho dúvidas de que eles vão ajudar-nos a atingir os objetivos traçados”, defendeu Miguel Ángel Gil Marin, diretor executivo, numa carta aberta aos sócios.
No entanto, as dificuldades no Wanda Metropolitano são evidentes e a receção ao último classificado Leganés voltou a mostrar o momento complicado que a equipa atravessa. Apesar das contratações cirúrgicas para as saídas de Griezmann (João Félix), Filipe Luís (Renan Lodi), Godín (Felipe), Lucas Hernández (Mario Hermoso) e Rodri (Marcos Llorente e Herrera), a que juntou ainda um novo lateral direito (Trippier), a equipa nunca conseguiu interpretar as principais essências em termos de ideia e modelo de jogo que colocou o Atl. Madrid próximo do patamar de Barcelona e Real Madrid não só em termos internos (campeão em 2013/14, segundo classificado em 2017/18 e 2018/19 e vencedor de mais uma Taça do Rei e de uma Supertaça) mas também no plano internacional (finalista vencido da Champions em 2014 e 2016, vencedor da Liga Europa e da Supertaça Europeia em 2012 e 2018). Tudo tem um prazo de validade no futebol e o Cholismo 2.0 continua sem programação.
???????? Atlético de Madrid ???? Leganés
Atleti empata em casa contra o último e Jan Oblak ???????? ainda foi o melhor em campo! ⭐
Entre os portugueses, Kévin Rodrigues ???????? (6.1) esteve em bom plano e João Félix ???????? (5.3) nem tanto#LaLiga #AtletiLeganes #RatersGonnaRate pic.twitter.com/nj8FfY41f9
— GoalPoint (@_Goalpoint) January 26, 2020
Aliás, no nulo com o Leganés em casa, até foram os visitantes a terem as oportunidades mais flagrantes, sempre com Oblak a corrigir uma série de erros coletivos de transição e Thomas Partey a servir de pronto-socorro a tentar apagar fogos atrás e à frente. De resto, muita desinspiração, muitas falhas e muitos nervos num final de um jogo sem golos mas que terminou com Cuéllar a ser expulso por protestos da baliza do Leganés e o ex-lateral esquerdo argentino do Sporting Jonathan Silva a fazer o último minuto de descontos como guarda-redes antes de mais assobios e contestação a um Simeone que vive a fase mais complicada desde que assumiu o comando em 2011.
Leganes 'keeper sent off, defender dons the shirt. Sunday league classic. In truth Atletico aren't much better than Sunday league atm, they've been dull and toothless here, sleep-walking to a 0-0 home draw. #LFC no doubt watching on ahead of next month. #UCL pic.twitter.com/A2Lxn9De6P
— Danny Gallagher (@Danny7Gallagher) January 26, 2020