Siga o tópico Donald Trump e receba um alerta assim que um novo artigo é publicado.
Trump. Muro com México tem de ser alto por causa dos "escaladores profissionais"
Este artigo tem mais de 5 anos
Presidente dos Estados Unidos diz que muro na fronteira com o México tem que ser o mais alto possível. Esteve na Califórnia pela primeira vez desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2017.
Nunca um presidente dos Estados Unidos desde Franklin Roosevelt tinha demorado tanto tempo a ir à Califórnia. Passaram 14 meses, desde que assumiu o cargo, para que Donald Trump visitasse aquele Estado. A visita aconteceu esta terça-feira, na qual o presidente esteve junto à fronteira com o México a ver alguns protótipos para o famoso muro que prometeu fazer se fosse eleito.
E já tem uma certeza: o muro tem que ser o mais alto possível.
Quanto maior melhor, porque assim é mais difícil passar por cima. Esta gente [imigrantes] são escaladores profissionais. Alguns destes muros eles conseguem escalar. Esses são os que não vamos usar”
Donald Trump a falar junto a um dos protótipos do muro (MANDEL NGAN/AFP/Getty Images)
Donald Trump aproveitou ainda a visita para criticar o trabalho que está a ser feito pelo governador da Califórnia, Jerry Brown. O presidente acusou Brown de ter tornado a Califórnia num estado “inundado de drogas” e “completamente fora de controlo”. O ano passado a Califórnia declarou-se estado santuário, deixando de colaborar com a polícia federal na detenção de imigrantes sem documentos. E este é um dos principais pontos de confronto entre Jerry Brown e Donald Trump. O presidente diz que “há cidades santuário, onde vivem os criminosos”. Brown usou o Twitter para responder, dizendo que “as pontes continuam a ser melhores que os muros”.
???? Thanks for the shout-out, @realDonaldTrump. But bridges are still better than walls. And California remains the 6th largest economy in the world and the most prosperous state in America. #Facts
A Califórnia é um Estado onde Donald Trump é bastante impopular. Nas eleições presidenciais de 2016 ficou atrás de Hillary Clinton por uma margem de 4,3 milhões de eleitores. E o panorama não mudou desde então. Ainda antes da chegada do presidente, o procurador-geral da Califórnia falou aos jornalistas sobre o muro: “Algumas pessoas acham que muros medievais podem manter-nos seguros.
Também Gavin Newsom, candidato a governador naquele Estado, reagiu à visita de Trump através do Twitter, onde diz que o muro é “impossível de completar”.
Donald Trump teve finalmente coragem de vir à Califórnia visitar o seu precioso muro – um monumento de 1900 milhas (cerca de 3.057 km) à idiotice, que é literalmente impossível de completar”
No vídeo que acompanha o tweet, e que é usado como parte da campanha de Gavin Newsom, é explicado o porquê da impossibilidade de completar a obra, tal como a existência de rios e montanhas, o que faz com que o muro “seja mais como queijo suíço”.
So @realDonaldTrump has finally worked up the nerve to come to CA and visit his precious wall — a 1900 mile monument to idiocy that is literally IMPOSSIBLE to complete.
We cannot let this small, scared bully hurt our economy and turn ICE into his own personal army of hate. pic.twitter.com/k4p5LKvTKS
Mas nem só de protestos se fez a visita de Donald Trump à Califórnia. Algumas dezenas de apoiantes do presidente juntaram-se ao pé da zona onde estavam os protótipos pedindo-lhe para “proteger a fronteira”.
Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador
Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.
Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante .
Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.
Atingiu o limite de artigos que pode oferecer
Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.