965kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

China

Estados Unidos da América

Tarifas. China restringe filmes dos EUA

Desde 1994 que Pequim importa filmes norte-americanos. Agora, em resposta às tarifas impostas pela Casa Branca, a China pode não transmitir os mais recentes filmes de "Missão Impossível" ou "Avatar".
Estados Unidos da América

Trump "otimista" em acordo comercial com a China

Na sua rede social, o Presidente dos EUA disse que a política aduaneira está a "funcionar realmente bem". "É emocionante para a América e para o mundo. Está a avançar rapidamente", escreveu.
Economia

Governo alerta para invasão comercial da China

Para o ministro, a confiança e estabilidade ficaram afetadas e mesmo que a guerra comercial não tenha uma relação direta com Portugal, a tensão entre os EUA e a China terá "efeitos enormes" na Europa.
China

Adiamento das tarifas deve-se à firmeza chinesa

O diplomata chinês reforçou uma posição de Pequim assumida pelo Ministério do Comércio, que afirmou que a China não terá medo de enfrentar os EUA, "se necessário", nesta possível guerra comercial.
Estados Unidos da América

Bolsas europeias no "vermelho"

Pelas 10h00 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava a recuar 1,12% para 481,84 pontos. Londres, Paris e Frankfurt baixavam 0,34%, 1,13% e 1,39%, respetivamente. Lisboa manteve-se a subir.
China

EUA são "responsáveis por turbulência económica"

Um porta-voz do Ministério do Comércio chinês afirmou que as taxas anunciadas por Washington causaram "graves choques e turbulências na economia global, nos mercados mundiais e no sistema comercial".
Mercados Financeiros

Mercados da Ásia Pacífico abrem em queda 

O dólar sofreu o seu pior dia desde 2022 e as ações chinesas subiram pela expectativa de incentivos do Governo. A venda de ativos dos EUA sugere ceticismo em relação às conversações comerciais.
Estados Unidos da América

Xi Jinping visita Vietname, Malásia e Camboja

A visita deve-se à ameaça que as tarifas dos EUA representam para o "comércio triangular", no qual os produtos são exportados da China para aqueles países, visando alterar o local de fabrico.
Contra-Corrente

Trump recua, Europa pára, Governo avança. E agora?

As bolsas numa montanha russa, um dia caem, outro sobem. Trump suspendeu as tarifas por 90 dias, menos para a China. A Europa também fez uma pausa, em Portugal anunciaram-se medidas. A confusão reina.
Noticiário

10h. China agrava tarifas aos Estados Unidos

Resposta do governo chinês à decisão de Donald Trump, que ontem anunciou tarifas de 145% para produtos vindos da China. Pequim volta a apelar a Washington que pare com a escalada da guerra comercial.
China

Xi Jinping pede à UE que se mantenha unida

O Presidente chinês defende colaboração com a Europa para "proteger a globalização económica e o ambiente comercial internacional e resistir conjuntamente a qualquer coerção unilateral" contra os EUA.
Estados Unidos da América

Von der Leyen e António Costa visitam China 

UE e a China estão próximas de uma reaproximação devido às políticas de Trump. Na cimeira, serão feitas negociações sobre a decisão europeia de aumentar as taxas sobre veículos elétricos chineses.
Estados Unidos da América

Sánchez: Espanha "vê China como parceira da UE"

O primeiro-ministro espanhol assegurou que Madrid vai trabalhar para que as relações entre a UE e a China sejam "sólidas e equilibradas" e "pautadas pelo diálogo e pela reciprocidade".
A História do Dia

Trump arrependeu-se ou foi obrigado a recuar?

O presidente dos EUA suspendeu a guerra das tarifas por 90 dias, com excepção em relação à China. Uma decisão estratégica ou receio de caos económico? Bruno Cardoso Reis, historiador, é o convidado.
Guerra na Ucrânia

Os anúncios russos usados para recrutar chineses

Apelos à masculinidade, promessas de ordenado e oportunidades de combater são alguns dos argumentos apresentados pelos vídeos para tentar levar cidadãos da China a irem combater para a Ucrânia.
Estados Unidos da América

Afinal, as tarifas à China são de 145%

O aumento de 125% nos direitos aduaneiros, anunciado na quarta-feira por Donald Trump relativamente à China, vem juntar-se aos 20% já em vigor desde o início de março, no âmbito do combate ao tráfico.
Noticiário

21h. Tarifas. Trump não exclui prolongar suspensão

Donald Trump diz ainda estar confiante de que os Estados Unidos e a China vão chegar a acordo sobre as tarifas. Ainda, a Iniciativa Liberal e o Livre divulgaram hoje os seus programas eleitorais.
Noticiário

20h. Tarifas. Trump acredita em acordo com China

O presidente norte-americano esteve reunido com a restante administração e deu esse sinal, apesar de as tarifas contra Pequim já estarem no patamar dos 145%. Ainda, a atualidade política nacional.
China

J-36, o caça chinês que ameaça aeronáutica dos EUA

Novo vídeo mostrou o jato que pode levar a China a ultrapassar os EUA na corrida para a construção de um caça de sexta geração. Com três motores e sem cauda, pode não ser detetável por radar.
Guerra na Ucrânia

Rússia nega estar a arrastar China para conflito

Dmitri Peskov afirmou que as alegações de Zelensky de que existem 100 soldados chineses a combater pela Rússia "estão erradas" e defendeu que a China "sempre manteve uma posição equilibrada".
Guerra na Ucrânia

China pede que não haja comentários irresponsáveis

"O Governo chinês sempre exigiu que os seus cidadãos se mantivessem afastados das zonas de conflito armado", disse o Governo chinês sobre as acusações de Kiev quanto um alegado envolvimento.
Estados Unidos da América

China diz que vai promover abertura de alto nível

A China condenou veementemente as "tarifas intimidatórias" dos Estados Unidos. Insistiu que não quer uma guerra comercial, mas que "não tem medo de a enfrentar se necessário".
China

China regista deflação pelo 2.º mês consecutivo

O índice de preços no consumidor está abaixo de previsões dos analistas, agravando o risco deflacionário, fruto da profunda crise imobiliária. Antes de fevereiro, não ocorria contração há 13 meses.
China

China. Taxas de 84% aos produtos dos EUA em vigor

Pequim tomou esta medida em resposta à taxa adicional de 50% anunciada na terça-feira, que elevou para 104% o total de taxas cobradas sobre produtos chineses. Trump voltou a subir as taxas para 125%.
Guerra na Ucrânia

Zelensky: há 155 chineses a lutar pela Rússia

Zelensky acredita que existam "muitos, muitos mais" chineses ao lado das tropas russas. O Presidente ucraniano descreveu que um dos esquemas de recrutamento envolve as redes sociais.
Estados Unidos da América

China e EUA. Tensões podem reduzir comércio

A diretora-geral da OMC recordou que os EUA e a China representam, no seu conjunto, 3% do comércio mundial e que o confronto "tem implicações que podem prejudicar as perspetivas económicas globais".
Guerra na Ucrânia

Japão e NATO aprofundam laços para enfrentar China

O Japão intensificou laços de defesa com os EUA e tem procurado aprofundar as relações com a NATO, temendo que a invasão da Ucrânia pela Rússia pudesse fortalecer a assertividade da China na região.
Noticiário

19h. Trump aumenta tarifas para a China em 125%

Donald Trump aumenta para 125% as tarifas para a China, e anuncia uma pausa de 90 dias para outros países. Livre e PCP chocam sobre política externa. Tavares questiona o futuro da NATO.
Noticiário

13h. China impõe tarifas de 84% a produtos dos EUA

Anúncio feito pelo ministério das finanças chinês. E ainda, a ministra da Administração Interna não confirma se vai ou não fazer parte do próximo Governo em caso de vitória da AD nas legislativas.
Resposta Pronta

Tarifas EUA. "As coisas estão fora de controlo"

O economista Filipe Garcia atenta para a guerra comercial entre China e EUA, depois de nova retaliação por parte de Pequim. Diz que falta um "adulto na sala" e lamenta o "finca pé dos dois lados".
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. China nega envolvimento organizado

Depois de Zelensky ter dito que existem "muitos" soldados chineses a lutar ao lado da Rússia, Pequim garante que a afirmação é "infundada" e nega qualquer envolvimento chinês organizado no conflito.
Xi Jinping

China deve "reforçar laços" com países vizinhos

O Presidente chinês considerou que as relações da China com os países vizinhos estão "no seu melhor nível na História moderna" e apelou à construção de uma "comunidade de futuro partilhado".
Noticiário

8h. Trump diz que China quer negociar tarifas

Presidente dos Estados Unidos anuncia também a intenção de aplicar tarifas na indústria farmacêutica. Ainda, bolsas asiáticas em queda esta manhã.
Presidente Trump

EUA avançam com tarifa de 104% contra China

Donald Trump ameaçou e cumpriu: como China não retirou a tarifa de retaliação, EUA avançam com nova tarifa de 50% sobre os bens importados da China. No total, a tarifa contra a China é de 104%.
Noticiário

20h. Imigração. Governo diz que facilitismo acabou

O Ministro da Presidência defende que com o atual executivo a imigração passou a estar regulada. Ainda, os Estados Unidos vão mesmo avançar com uma tarifa adicional de 50% contra a China.
Noticiário

19h. EUA avançam com tarifa adicional contra China

As importações de produtos chineses passam a estar sujeitos a tarifas de 104%. E ainda, fim da manifestação de interesse levou à redução de 59% de entradas de cidadãos estrangeiros em Portugal.
China

EUA vão instalar drones em ilha perto de Taiwan

Drones MQ-4C Triton serão instalados na base aérea de Kadena, na ilha de Okinawa, para "reforçar as atividades de recolha de informações, de vigilância e de reconhecimento" em torno do Japão.
Guerra na Ucrânia

Zelensky revela captura de dois soldados chineses

Kiev diz que a captura dos dois alegados soldados chineses em combate nas fileiras russas na frente "põe em causa" a posição declarada por Pequim de parte neutra no conflito.
Estados Unidos da América

Von der Leyen pede a Pequim para evitar escalada

Durante uma conversa telefónica com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, Von der Leyen apelou a "uma solução negociada para a situação atual", sublinhando a necessidade de evitar uma nova escalada.
Estados Unidos da América

China diz que tomará medidas após ameaça de Trump

O Ministério do Comércio chinês classificou as tarifas dos EUA como "infundadas e "uma prática típica de bullying unilateral", e reiterou que continuará a retaliar com contramedidas, "até ao fim".
Estados Unidos da América

Estatais chinesas tentam estabilizar mercado

Empresas como a China Chengtong Holdings Group vão aumentar as suas participações em ETF e em ações de empresas estatais, como forma de garantir o "funcionamento estável" do mercado de capitais.
Noticiário

6h. China promete lutar contra tarifas até ao fim

O Ministério do Comércio da China responde à ameaça de Donald Trump de aplicar novas tarifas de 50% sobre as importações chinesas. Pequim também já anunciou taxas de 34% sobre produtos dos EUA.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.