971kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

NATO

Fact Check

Líderes europeus sem casaco em apoio a Zelensky?

Os líderes europeus, depois da discussão inédita entre Volodymyr Zelensky e Donald Trump, tiraram o casaco durante uma fotografia oficial para apoiar o Presidente da Ucrânia?
Guerra na Ucrânia

Polónia avisa Rússia que não vai dominar Europa

O ministro apelou à Europa e à NATO para que tirem as suas conclusões da guerra na Ucrânia em termos de defesa. Para Sikorski, se a NATO for uma aliança eficaz, a Rússia não será vencedora.
NATO

Espanha vai investir 10,5 mil milhões euros 

Espanha é o país que está mais longe de alcançar o objetivo dos 2% do PIB até 2029, meta com que se comprometeram, e diz que o investimento adicional necessário não trará desequilíbrio orçamental.
Segurança

Melo quer mutualização da dívida para rearmamento

Nuno Melo defendeu que "é preciso que a Europa volte a liderar -- make Europe lead again --, na inovação, nas agendas mobilizadoras (da transição digital e verde), e na segurança".
Guerra na Ucrânia

Reuniões em Paris entre Ucrânia, Europa e EUA

Reuniões com "aliados de Kiev", incluindo Macron e Rubio, pretendem encontrar "maneiras de alcançar um cessar-fogo completo" ou uma mobilização de contingente militar "multinacional" em caso de paz.
Guerra na Ucrânia

Marcelo defende clarificação da missão da NATO

Marcelo considera "um erro histórico enfraquecer a NATO, como aconteceu entre 2016 e 2020", na anterior administração de Trump. "Ninguém combate sem saber por que é que combate", alertou.
Guerra na Ucrânia

Negociações lideradas por Trump "não são fáceis"

O responsável da NATO afirma que as negociações protagonizadas por Trump não são uma tarefa fácil, defendendo o apoio à procura do Presidente Trump pela paz". Rutte condenou ainda o ataque em Sumy.
Estados Unidos da América

Trump pode cortar financiamento total à NATO e ONU

A assistência humanitária, saúde global e financiamento de organizações internacionais enfrentarão reduções drásticas no financiamento dos EUA e eliminar o da NATO e ONU.
Explicador

BE x Livre. NATO é vantagem ou prejuízo?

Catarina Martins acredita que o Livre é incoerente sobre a NATO. Já Patrícia Gonçalves relembra que o Livre tem sido criticado pelo Bloco de Esquerda por causa das posições sobre a União Europeia.
Explicador

Investir mais em Defesa vai prejudicar o país?

Almiro Moreira considera que antecipar a meta de investimento de 2% do PIB em Defesa é uma "oportunidade para Portugal". O deputado do PSD diz que vai permitir criar "autonomia" nessa indústria.
Noticiário

3h. Debate. "Livre pode elevar a fasquia do PS"

Rui Tavares considera que pode elevar a fasquia da governação do PS e apela ao voto útil de Pedro Nuno Santos. No frente a frente com a IL, o líder do Livre esclarece que é "contra a saída da NATO".
Defesa

Governo sem prazo para 2% em Defesa

Miranda Sarmento recusa apontar datas para que Portugal atinja os 2%, mas admite necessidade de "acelerar o aumento de despesa e de investimento na defesa"
Noticiário

9h. Tarifas. Entra em vigor retaliação chinesa

Todos os produtos importados dos EUA para China passam a ter tarifa de 125%. Ainda, encerradas seis urgências, amanhã sobem para sete.
Defesa

O futuro da NATO

A NATO enfrenta hoje o momento mais desafiante de toda a sua existência.
Guerra na Ucrânia

Rússia ameaça Japão com medidas severas

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros avisou que, se o Japão decidir fornecer armas a Kiev, vai enfrentar "medidas mais duras, que causarão danos significativos aos interesses do Japão".
Noticiário

2h. Debates. Rui Tavares defende fim da NATO

No frente-a-frente com Paulo Raimundo, os dois líderes discordaram no que toca a defesa. O porta-voz do Livre considera que os princípios da Aliança Atlântica "não fazem sentido nos dias de hoje".
Guerra na Ucrânia

Japão e NATO aprofundam laços para enfrentar China

O Japão intensificou laços de defesa com os EUA e tem procurado aprofundar as relações com a NATO, temendo que a invasão da Ucrânia pela Rússia pudesse fortalecer a assertividade da China na região.
NATO

Nuno Melo quer reforço do pilar europeu de defesa 

Nuno Melo defende que se deve "investir mais nas indústrias de defesa", o que "implica necessariamente produzir mais na Europa" e "comprar mais", continuando a valorização das Forças Armadas.
Noticiário

20h. Debate LIVRE e PCP. LIVRE propõe fim da NATO 

O Livre defende que os princípios da NATO fazem, hoje, pouco sentido. Sobre defesa, o PCP reitera que o investimento que aí vem não é na segurança europeia, mas sim numa economia de guerra.
Japão

Rutte apela ao reforço da cooperação NATO-Japão

Líder da NATO destaca capacidade do Japão para "desenvolver novas capacidades e inovar no espaço" e na indústria militar, e que o país partilha "os mesmos valores e os mesmos desafios" que a NATO.
Estados Unidos da América

NATO. EUA despedem oficial da marinha americana

O Governo americano despediu a vice-almirante Shoshana Chatfield, que vai ser temporariamente substituída por Sean Flynn, seu antigo adjunto. É o 4.º despedimento de uma mulher na atual Administração.
Estados Unidos da América

NATO descarta "influência imediata" das tarifas

Rutte disse que "há discussões sobre outros assuntos que não têm influência imediata" nas conversas da NATO: "Questões que devem continuar separadas e não podem interferir com as nossas discussões".
Guerra na Ucrânia

Rangel diz que há "uma aposta" dos EUA na NATO

Paulo Rangel insistiu que "até agora o que vê é uma grande partilha de pontos de vista" e que foi feita uma avaliação "muito positiva" por parte dos outros 31 países que pertencem à Aliança Atlântica.
Gabinete de Guerra

Por que razão os EUA não aplicam tarifas à Rússia?

Donald Trump alimenta a guerra comercial e anuncia novas tarifas a dezenas de parceiros, mas onde está a Rússia nessa lista? Ainda a reunião da NATO e a relação entre a Hungria e Israel. 
Guerra na Ucrânia

Rubio: "Nós vamos permanecer na NATO"

Questionado sobre as críticas de Trump sobre a discrepância entre o que os EUA investem e o que os outros países despendem para a NATO, Rubio diz que apenas foi feito um apelo para mais investimento.
Guerra na Ucrânia

NATO começa a discutir maior reforço da defesa

O encontro surge numa altura em que as posições de Trump, como aproximação da Casa Branca ao Kremlin, geraram confusão. A reunião servirá para esboçar um novo compromisso de investimento em defesa.
Noticiário

8h. NATO. Diplomatas em encontro sobre Ucrânia

esta reunião vai contar com a participação do secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. Ainda neste jornal, o número de mortes no Myanmar ultrapassou os 3 mil.
Guerra na Ucrânia

NATO prepara-se para gastar 3,5% do PIB em defesa

A percentagem ainda está abaixo dos 5% exigidos pelos EUA, mas é até hoje o valor mais consensual entre os 32 países da NATO e representa um aumento de 1,5% em relação ao investimento mínimo acordado.
Guerra na Ucrânia

Rutte: NATO "está para durar, com os EUA"

Secretário-geral da NATO acredita que o compromisso dos Estados Unidos da América "é absolutamente claro". Rubio vai participar na primeira reunião ministerial, que começa esta quinta.
Estados Unidos da América

EUA. Whitaker é o novo embaixador na NATO

Whitaker, procurador-geral interino no primeiro mandato de Trump, pretende pressionar os 32 aliados da NATO a cumprir a exigência de Trump de aumentar as despesas com a a defesa para 5% do PIB.
Militares

Força nacional inicia missão NATO nos Bálticos

Durante o período da missão, os F-16 portugueses estarão "em alerta de forma permanente para identificar, monitorizar e intervir, sempre que determinado, no espaço aéreo da região do Báltico".
Finanças

Portugal prudente com gastos na Defesa

O ministro das Finanças assumiu que Portugal vai investir na Defesa, mas está limitado ao equilíbrio do orçamento. Apesar disso, entende que há margem para cumprir os objetivos da NATO.
Resposta Pronta

Gronelândia. "Trump lança 10 para conseguir cinco"

Vítor Gabriel Oliveira, secretário-geral da SEDES Europa, acredita que presidente dos EUA recuará na ideia de anexar Gronelândia se conseguir explorar minerais e reforçar presença militar na ilha.
Guerra na Ucrânia

NATO incentiva Portugal a gastar 2% do PIB já

Segundo estimativas da NATO relativas a 2024, Portugal apresentava gastos do PIB em defesa de apenas 1,55% e era um dos oito países da organização abaixo dos 2% acordados, junto da Espanha.
Noticiário

9h.Começa a cimeira sobre paz e segurança em Paris

O encontro junta mais de 20 países da União Europeia e da NATO. E ainda, Alexandra Leitão sugere que Carlos Moedas tem uma razão para ainda não se ter assumido como candidato à Câmara de Lisboa.
Gabinete de Guerra

Aguentar-se-á a NATO até junho?

Francisco Pereira Coutinho antevê um cenário de incerteza quanto à aliança transatlântica. Há "muita conversa e pouca ação", mas é certo: um ataque à Polónia refletirá as reais intenções de Trump.
Noticiário

6h. Paris recebe hoje cimeira sobre Ucrânia

Na cimeira vão estar representantes de países da União Europeia e de aliados da NATO, assim como as mais altas instâncias da aliança atlântica e de União Europeia. Luís Montenegro representa Portugal.
Guerra na Ucrânia

Soldados dos EUA desaparecem em treino na Lituânia

Secretário-geral da NATO chegou a dizer que soldados tinham morrido, mas foi desmentido. Operações de busca ainda decorrem. Militares estavam na Lituânia no âmbito da presença da NATO nos Bálticos.
Estados Unidos da América

"Signalgate". Atlantic revela todas as mensagens

Casa Branca disse que mensagens a que jornalista teve acesso "não eram confidenciais" mas opôs-se à sua divulgação completa. Revista avançou e publicou comunicações sem cortes.
Noticiário

14h. Rutte avisa Putin com resposta "devastadora" 

As declarações aconteceram durante a visita que o secretário-geral da NATO está a realizar à Polónia. E ainda, FPF anunciou um conjunto de medidas, entre elas está o pedido de uma auditoria.
NATO

NATO: em caso de ataque, resposta será devastadora

"Se alguém cometer um erro e pensar que pode escapar com um ataque à Polónia ou a qualquer outro aliado, será confrontado com toda a força desta aliança feroz", afirmou Rutte.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.