O FC Porto pode no sábado festejar o 30.º título da sua história, caso consiga vencer ou até empatar no Estádio da Luz, com o Benfica, na 33.ª e penúltima jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Depois de adiarem a conquista do título nas duas últimas rondas, a equipa de Sérgio Conceição pode fazer a festa em Lisboa no campo de um dos seus maiores rivais históricos, replicando o que sucedeu em 2011, quando os “azuis e brancos” se sagraram campeões nacionais em pleno recinto benfiquista.

Mesmo que perca na Luz, horas depois, o FC Porto pode ficar com o primeiro lugar garantido, mas para isso necessita que o Sporting, segundo posicionado a seis pontos, não vença no Algarve o Portimonense, equipa que já assegurou a manutenção.

Apesar de ainda terem hipóteses matemáticas, os ‘”leões”, através do seu treinador, Rúben Amorim, já assumiram que o título está praticamente entregue aos ‘dragões’, numa fase final da época em que o Sporting já garantiu o acesso direto à fase de grupos da Liga dos Campeões na próxima temporada.

No terceiro lugar, numa época conturbada em que falhou todos os objetivos nas provas nacionais, o Sport Lisboa e Benfica vai tentar adiar a festa do FC Porto e tornar-se apenas na segunda equipa a bater os “dragões” no campeonato, juntando-se ao Sporting de Braga.

O Benfica é capaz de travar a festa?

Do lado da formação de Sérgio Conceição, o colombiano Uribe deverá regressar ao “onze”, enquanto na equipa de Nélson Veríssimo o extremo Rafa continua em dúvida.

Horas depois, o Sporting joga no Algarve e deverá voltar a contar com o “capitão” Coates, que esteve ausente na goleada imposta ao Gil Vicente (4-1) na última ronda, devido a problemas físicos.

Nesta ronda, a equipa de Barcelos, que segue no quinto posto e não vence há seis jogos, vai tentar confirmar o acesso às provas europeias, na receção ao “aflito” Tondela, antepenúltimo classificado a quatro pontos da salvação.

O Gil Vicente, que continuará privado do técnico Ricardo Soares, a cumprir castigo, chega a esta jornada com quatro pontos de vantagem sobre o sexto posicionado, o Vitória de Guimarães, que defronta na sexta-feira o Boavista, no Bessa, no encontro que arranca com a jornada.

Na luta pela manutenção, além do Tondela (16.º, com 27 pontos), o Moreirense (17.º, com 26) desloca-se ao campo do Estoril Praia e o Belenenses SAD (18.º e último, com 25) recebe na segunda-feira o Famalicão, no jogo que fecha a ronda.

Em caso de desaire, os ‘azuis’ ficam matematicamente impossibilitados de chegarem aos lugares de manutenção e poderão mesmo ficar já despromovidos, dependendo dos resultados de Tondela e Moreirense.

Ainda sem a manutenção garantida, o Vizela (14.º, com 32 pontos) recebe o Marítimo e o Arouca (15.º, com 30) joga no Minho com o Sporting de Braga, equipa que já sabe que vai terminar a I Liga no quarto posto.

Programa da 33.ª Jornada:

  • Sexta-feira, 6 maio:

Boavista — Vitória de Guimarães, 20h15

  • Sábado, 7 maio:

Estoril Praia — Moreirense, 15h30

Benfica — FC Porto, 18h00

Portimonense — Sporting, 20h30

  • Domingo, 8 maio:

Gil Vicente — Tondela, 15h30

Vizela — Marítimo, 15h30

Sporting de Braga — Arouca, 18h00

Santa Clara — Paços de Ferreira, 19h30 locais (20h30, horas de Lisboa)

  • Segunda-feira, 9 maio:

Belenenses SAD — Famalicão, 2015