974kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Política

PS

Líder da JS Torres Novas morre na A1 aos 26 anos

João Perdigão, presidente da Juventude Socialista de Torres Novas, morreu num acidente de viação na A1 aos 26 anos. O acidente ocorreu na tarde de segunda-feira, na zona do Cartaxo.
Resposta Pronta

"Situação de crise energética até ao final do dia"

À Rádio Observador, o ministro da Presidência diz que a normalidade já está a ser alcançada no país. Leitão Amaro afirma que a situação de crise energética se vai manter até ao final do dia.
Conselho de Ministros

Situação de crise energética até 23h59 desta terça

A situação de crise energética, declarada pelo Conselho de Ministros, vigora até 23h59 desta terça-feira. Postos de combustíveis têm de acautelar reservas para veículos prioritários.
Governo

Leitão Amaro: país está "ligado com normalidade"

Leitão Amarou adiantou que o abastecimento de água está a funcionar em praticamente todo o país. Aeroportos estão "operacionais", mas devem demorar dois dias a ter os fluxos estabilizados.
Noticiário

9h. Mais de 400 chamadas não atendidas pelo INEM

A instabilidade da rede móvel durante o dia de ontem afetou o INEM, os trabalhadores relatam que vários meios ficaram incontactáveis. Ainda, depois de vários dias de sol, a chuva está de regresso.
E o vencedor é...

Portugal tem medo do escuro?

Os portugueses são uns "mimados e mal habituados" a uma sociedade com tudo a toda a hora, mas é certo: faltaram mais pilhas do que "especialistas" em energia. Quem ganhará o jogo do 'passa-culpas'?
Três Toques

Como é que o Sporting deu à luz?

Sem eletricidade, não há desporto? É certo que não só o Estoril Open resistiu aos adiamentos face à falta de energia; até porque, diga-se a verdade: apagões no futebol? Pão nosso de cada dia.
Noticiário

8h. Apagão. E-Redes anuncia normalização total 

A REN afirma que a situação está estabilizada e garante que todas as subestações da rede nacional estão repostas. Ainda, o Governo admite escolas abertas depois da reposição da eletricidade.
Conferência de Imprensa

Apagão. O que fazer com a comida do frigorífico?

Os frigoríficos tendem a manter a temperatura por até quatro horas, mas Portugal esteve sem eletricidade há mais tempo. Como aproveitar o que se tem e o que não é seguro para o consumo?
Resposta Pronta

"As escolas estão preparadas para abrir"

Filinto Lima admite que as escolas estão preparadas para abrir hoje. O Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas admite que o dia de hoje vai ser normal.
Canadá

Liberais de Mark Carney vencem eleições no Canadá

Em atualização
O Partido Liberal fez uma recuperação nas sondagens e conseguiu a vitória, mas ainda não é claro se têm maioria. Carney prometeu fazer frente a Trump, com quem vai falar já nos próximos dias.
Noticiário

7h Apagão. Escolas "devem reabrir com normalidade"

Neste jornal, o ponto de situação sobre o apagão em Portugal e Espanha. Falamos sobre o impacto do incidente nos transportes, escolas e ouvimos as declarações do primeiro-ministro.
Noticiário

2h. Ventura acusa Governo de "incompetência"

André Ventura aponta as falhas de comunicação do Governo. Diz que, no lugar de Luís Montenegro, não teria esperado até à noite para falar ao país. Ainda, o novo balanço da reposição da eletricidade.
Noticiário

1h. Governo decreta situação de crise energética

O primeiro ministro avisa que se o processo for demasiado repentino pode provocar novas quebras. Luís Montenegro diz não ter ainda esclarecimentos sobre esta falha, com origem na rede espanhola.
Eletricidade

Montenegro: 80% da população já tem eletricidade

"Estará mais ou menos assegurada uma taxa de fornecimento a cerca de 80% da população", frisou Luís Montenegro à saída de uma visita à Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.
Legislativas 2025

Livre quer rede energética menos dependente

"São essenciais a segurança europeia e a segurança energética com uma rede mais distribuída e mais descentralizada", disse Rui Tavares, que propõe a criação de comunidades de energia por todo o país.
Legislativas 2025

Quero uma casa deste tamanho 

Não há nenhum problema com a casa de Ventura. Ser rico, remediado ou pobre não qualifica ninguém como bom ou mau político. Mentir sobre o que se é ou ou sobre o que se tem, é muito mais revelador.
Política

E as tarifas pah!?

Há que definir com clarividência qual o papel que queremos para Portugal na Europa e no mundo e de que forma nos podemos salvaguardar e estar preparados para todos os riscos e ameaças que se avizinham
Política

Grande inovação que a política precisa é emocional

Mais de metade dos portugueses acredita que a gestão política devia inspirar-se no mundo empresarial, para importar o que falta à política: foco, clareza, responsabilidade.
Partido Chega

Populismo à portuguesa: gritar muito, fazer pouco

O populismo é eficaz a diagnosticar problemas, mas desastroso a tratá-los.
Noticiário

23h.Espanha: em 5segundos perdeu-se 60% da energia

Às 12h33 (mais uma hora do que em Portugal) em Espanha, durante 5 segundos, perderam-se “subitamente” 15 gigawatts de energia que estava no sistema. Ainda, Governo decreta situação de crise energética
Emissão Especial

PM e o apagão: "Não há ainda apuramento cabal"

Luís Montenegro deixa esclarecimentos sobre o apagão. Governo decreta crise energética, pede calma e diz que escolas podem abrir amanha. A origem ainda é desconhecida. Ouça aqui o discurso na íntegra
Noticiário

22h. Montenegro decreta crise energética

Primeiro ministro tem a expectativa de que tudo esteja restabelecido nas próximas horas e que as escolas podem abrir amanhã
Mário Machado

Apagão adia a audição de neonazi Mário Machado

Devido ao apagão que afetou todo o território continental português, o Ministério Público informou o adiamento das audições do líder do movimento 1143, de Rui Fonseca e Castro e de outro manifestante.
País

O longo dia em que um apagão paralisou o país 

A luz foi abaixo às 11h30 da manhã. Depois, os semáforos. E as comunicações. E os multibancos. Primeiro-ministro só falou depois de almoço. Neste dia, a única coisa que circulou foi a desinformação.
Energia

Governo decretou crise energética

Luís Montenegro diz que origem do apagão não terá sido em Portugal e pede que se "evitem consumos desnecessários". Situação nos hospitais terá sido "a mais difícil de gerir”.
Legislativas 2025

RTP. Entrevista ao PCP não esclareceu eleitorado

O Conselho Deontológico recebeu cinco queixas sobre a entrevista feita por José Rodrigues dos Santos a Paulo Raimundo, no período de pré-campanha eleitoral.
Salários

CP garante retomar reestruturação com novo governo

No sábado, durante a reunião entre a CP e os sindicatos, "o presidente da administração da CP informou que o Governo não autorizou a administração a aplicar um aumento da massa salarial".
25 de Abril

BE critica PM sobre protestos de extrema-direita  

Mortágua defende que "o ataque feito no 25 de Abril foi um ataque feito por organizações criminosas, que têm de ser tratadas como tal", afirmando estar preocupada com declarações de Montenegro.
Defesa

Comissão ainda não recebeu pedido de cláusula 

Só a Alemanha entregou o pedido de ativação de cláusula orçamental para a Defesa, sendo que o prazo acaba no fim do mês. Bruxelas está em contacto com todos os Estados-membros sobre o assunto.
Legislativas 2025

Idosos. Mortágua quer serviço nacional de cuidados

A propósito dos cuidados necessários para os mais velhos, Mortágua explicou que o serviço nacional de cuidados "é a garantia de uma vida independente com qualidade de vida até ao fim".
Resposta Pronta

Rui Moreira: "Principal dificuldade será a noite"

O presidente da Câmara do Porto mostra-se preocupado com o aproximar da noite e pede à população que evite andar na rua às escuras. Rui Moreira apela ao bom senso e pede que não haja açambarcamentos.
Legislativas 2025

Rocha defende que AD e PS não têm diferenças 

O líder da IL disse antecipar um debate "em alguns momentos crispado", mas considerou que isso "terá como objetivo iludir essa falta de diferenças entre as propostas políticas do PS e da AD".
Legislativas 2025

Adiado debate entre Montenegro e Pedro Nuno Santos

O presidente do PSD e o secretário-geral do PS deveriam enfrentar-se esta noite num debate televisivo emitido na RTP, SIC e TVI, a três semanas das eleições legislativas antecipadas de 18 de maio.
Resposta Pronta

PM: "Origem do apagão não teve lugar em Portugal"

O primeiro-ministro falou aos jornalistas a propósito do apagão. Montenegro pede paciência aos portugueses e diz estar em coordenação com a REN. Garante, no entanto, "não existir motivo para alarme".
Legislativas 2025

"Desiludidos com PCP acham que não fizemos tudo"

Em entrevista ao Observador, Paulo Raimundo admite que PCP tem de voltar a recuperar confiança eleitoral que perdeu e recusa entrar em especulações sobre cenários pós-eleitorais e alianças com PS.
Atualidade

"Hipótese de défice de 3% deve ser aproveitada"

Em entrevista ao Observador, Paulo Raimundo defende que o Estado deveria usar o intervalo de défice previsto pelos tratados europeus para “poder investir” e aumentar a produção nacional.
Resposta Pronta

"Em casa, garantir as reservas de pilhas" 

Antigo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita apela à população para se manter calma durante corte de energia elétrica e ter reservas de água e de pilhas para lanternas e rádios.
Empresas

AICEP aprovou investimentos de 300 milhões 

O Ministério da Economia indicou que estes investimentos se destinam a quatro áreas de atividade, nomeadamente componentes para automóveis, fibras celulósicas e equipamentos médico-hospitalares.
Legislativas 2025

Quem venceu em 2024 o debate Montenegro-Pedro Nuno

É o último frente a frente dos debates televisivos e está marcado para esta segunda-feira, às 21h00, com transmissão em simultâneo nos três canais generalistas. No ano passado, veja quem ganhou.
Noticiário

10h. Paulo Raimundo admite défice de 3%

O líder da CDU reforça que o défice orçamental pode ser utilizado para melhorar as condições de vida dos portugueses. Ainda neste jornal, adesão à greve dos trabalhadores da CP é de 100%.
Explicador

Debates televisivos. Vantagem ou fragilidade?

Duarte Marques (PSD) compara os debates televisivos a "uma peça de teatro". Luís Capoulas Santos (PS) considera que a Spinumviva vai ser a maior fragilidade de Luís Montenegro.
E o vencedor é...

CP. Greves e mais greves, mas o problema continua

As greves continuam, as vidas das pessoas continuam afetadas e o problema persiste. E ainda, chega está com segredos nas suas listas? 
360º

Duas cadeiras e um funeral

Esta segunda-feira será anunciada a data de início do conclave para escolher o próximo Papa. O funeral do Papa Francisco foi, no fim de semana, um momento de diplomacia.
25 de Abril

Extrema-direita. Criança de 13 anos identificada

PSP identificou oito manifestantes durante a manifestação não autorizada, em Lisboa, entre eles uma criança de 13 anos. Hugo Loureiro, braço direito de Madureira, também estava no protesto.
Ambiente

Estudantes pelo fim ao fóssil marcham em Lisboa

Matilde Ventura, uma das porta-vozes, promete que a manifestação desta segunda-feira "será só o início" caso os partidos ignorem a marcha e não integrem o fim ao fóssil até 2030 nos seus programas.
Noticiário

8h. Pedro Nuno e Montenegro debatem esta noite

14 meses depois, os dois líderes encontram-se novamente, desta vez no Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações. Ainda neste jornal, Mário Machado e Rui Fonseca e Castro ouvidos pelo MP.
Radar das Sondagens

Empate técnico chegou ao fim? 

AD está na frente da corrida das legislativas. IL teve uma pequena descida nas sondagens, mas continua em quarto lugar. Empate técnico parece estar perto do fim.
Legislativas 2025

Montenegro e Pedro Nuno enfrentam-se em debate

O frente-a-frente será transmitido em simultâneo pela RTP, SIC e TVI a partir do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações em Lisboa, e terá uma duração prevista de cerca de 70 minutos.
Noticiário

7h. Sondagem. Aumenta distância entre AD e PS

Nesta sondagem, a AD tem 34,8% dos votos e o PS 28,1%. Os restantes partidos mantêm as posições anteriores. Ainda neste jornal, Trump acredita que a Ucrânia está pronta para desistir da Crimeia.
Noticiário

5h. Legislativas. AD e PS enfrentam-se em debate

O frente a frente decorre a partir do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, em Lisboa, com a duração de 70 minutos. Transmitido, em simultâneo, pela RTP, SIC e TVI.
Noticiário

3h. Nova sondagem da Pitagórica dá vitória à AD

O PS fica em segundo com 28,1%. Mantém-se distância entre AD e PS e Chega continua como terceira força política. Ainda neste jornal, o desporto e a atualidade internacional.
Noticiário

1h. Saúde. Comissões de utentes criticam Governo

As comissões de utentes dos dois concelhos falam em situações graves. Acusam o governo de entregar o direito à saúde aos privados e dizem que os problemas na saúde são escolhas políticas.
História

Sobre denúncias anónimas em época eleitoral

Indivíduos de baixa condição moral e com interesses em jogo nem sempre puderam fazer denúncias anónimas para destruir os seus alvos. O Regimento Inquisitorial de 1774 veio pôr fim a tal possibilidade.
Legislativas 2025

Prisões: silêncio em período de campanha eleitoral

A modernização do sistema prisional não pode ser um tema ignorado ou fracturante nesta campanha eleitoral. É um domínio de intervenção pública que exige racionalidade, planeamento e compromisso.
Feriados

Feriados, Factos e Fábulas

Propõem-se fábulas alegremente; mas quando os factos mostram as consequências, os factos desaparecem como que por magia.
Politicamente Correto

Awake esquerda não woke

A esquerda afastou as energias vivas dos espaços de irreverência ao impor a rigidez de uma doutrina marcada pelo politicamente correto.
Justiça

Averiguação Preventiva versus Inquérito 

Entre uma averiguação preventiva e a abertura de inquérito judicial, qual deve ser a escolha?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.