A China Three Gorges – que lançou uma OPA sobre a EDP e a EDP Renováveis – começou a sondar empresas energéticas europeias, como a italiana Enel, a espanhola Iberdrola, a francesa Engie e as alemãs E.ON e RWE – para perceber se estas têm interesse em comprar os ativos da EDP Renováveis nos EUA, noticiou esta terça-feira a agência Reuters.
A estatal chinesa – maior acionista da elétrica portuguesa, com 23,27% – lançou uma OPA sobre a EDP e sobre a EDP Renováveis, ainda que tenha oferecido preços por ação considerados baixos pelas administrações das duas empresas.
O objetivo de identificar potenciais compradores dos ativos norte-americanos da EDP Renováveis, explicou a agência de notícias, é o de prevenir, por antecipação, eventuais objeções colocadas pelos reguladores norte-americanos, que têm vindo a escrutinar com cada vez maior atenção as aquisições de ativos estratégicos em território americano por parte de companhias chinesas.
A China Three Gorges (CTG) pretende assim “alisar o caminho para a OPA“ sobre a EDP, escreve a Reuters.
A aquisição de uma posição de controlo na EDP e na EDP Renováveis por parte da CTG está dependente da aceitação do negócio por parte de 16 entidades – entre reguladores e Governos – de oito países, incluindo Portugal, Estados Unidos e Brasil, países onde a EDP Renováveis tem a maioria da sua produção.
As fontes ouvidas pela Reuters asseguram que, entre as energéticas sondados, apenas a francesa Engie mostrou interesse em comprar os ativos norte-americanos da EDP Renováveis. Depois da Engie ter confirmado o seu potencial interesse em oportunidades de negócio que resultem da OPA chinesa sobre a EDP, também a empresa dinamarquesa Orsted A/S veio clarificar notícias sobre eventual interesse em ativos da EDP Renováveis, em resposta à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários.
“A Orsted A/S, como um player líder no setor das energias renováveis, monitoriza ativamente o mercado, o que inclui sem qualquer limitações potenciais oportunidades de investimento alinhadas com a sua estratégia de negócios. No entanto, a Orsted A/S não está atualmente a preparar uma transação potencial que envolva a totalidade ou uma parte dos ativos da EDP Renováveis ou das suas subsidiárias.”
Os ativos da EDP-Renováveis nos Estados Unidos estão avaliados em 6,7 mil milhões de euros.
Atualizado com esclarecimento da Orsted A/S.