As pesadas sanções económicas anunciadas pelos Estados Unidos, pelo Reino Unido e, esta madrugada, pela União Europeia serão eficazes? Conseguirão fazer Vladimir Putin recuar militarmente ou moderar de alguma forma a invasão russa da Ucrânia? Ou os ucranianos acabarão por sentir o mesmo que os checos em 1938 e 1968, os polacos em 1945 e os húngaros em 1956: “Vocês, amigos europeus, amigos americanos, abandonaram-nos outra vez”? Esta sexta-feira, queremos ouvir a sua opinião sobre a evolução do conflito e a resposta dos aliados.

Biden diz que Putin é um “agressor” e quer “restabelecer a antiga União Soviética”. Agora, vai “sofrer as consequências”

Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.

A NATO vai fazer alguma coisa pela Ucrânia?

Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; e em 88.1 no distrito de Aveiro. O programa ficará disponível em podcast aqui.

Presidente da Ucrânia alerta para ataque a Kiev esta noite: “O destino da Ucrânia está a ser decidido agora”