972kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Observador

Noticiário

00h. Fonseca e Castro e Mário Machado libertados

Ativistas de extrema-direita estão sujeitos a apresentar-se à justiça na segunda-feira. Ainda, general russo de alta patente foi assassinado. Kremlin acusa a Ucrânia.
Noticiário

23h. SC Braga empata com o Famalicão

FC Porto visita este sábado o campo do Estrela da Amadora. Ainda, milhares desceram, esta tarde, a Avenida da Liberdade, por causa das celebrações do 25 de abril.
Noticiário

22h. 25 de abril. Governo lamenta violência

Em comunicado, o ministério da Administração Interna expressa toda a solidariedade à PSP.
Noticiário

21h. Zelensky responde a Trump sobre Crimeia

Em entrevista à revista Time, o presidente dos EUA garantiu que a região ocupada vai manter-se sob a alçada da Rússia. Ainda, Papa Francisco é sepultado este sábado: são esperadas 200 mil pessoas.
Noticiário

20h. PSP considera ação "correta e adequada"

Polícia confirma três detenções, quatro pessoas identificadas e três feridos. Ainda, Pedro Queirós, atleta português, vai percorrer mais de quatro mil quilómetros entre Lisboa e Auschwitz.
Observadores

Nos corredores, filas e bastidores do Vaticano

Durante semanas, uma enorme equipa de jornalistas preparou a cobertura da morte do Papa Francisco. E três repórteres seguiram para o Vaticano logo que se conheceu a notícia.
Noticiário

19h. Anselmi encara ultimas jornadas como finais

Declarações do técnico dos dragões de antevisão ao Estrela - FC Porto. Ainda, a reportagem do enviado especial da Rádio Observador, Luís Soares, a partir do Vaticano.
Noticiário

18h. Terminou velório público do Papa

Terminou velório público ao Papa Francisco. Ainda, três detidos pela PSP após confrontos numa manifestação organizada pelo partido Ergue-te.
Reportagem Observador

"É como encerrar um ciclo com chave de ouro"

Bianca Fraccalvieri vai ler uma das intenções em português no funeral do Papa Francisco. Olha para este momento com a felicidade de quem encerra um ciclo em que contactou com uma figura apaixonante.
Noticiário

17h. PSP deteve 3 pessoas em manifestação

PSP deteve três pessoas após agressões numa manifestação organizada pelo Ergue-te. Ainda, marcha alusiva ao 25 de Abril prossegue descida da Avenida da Liberdade.
Noticiário

16h. Violência em manifestação do Ergue-te

Agressões em manifestação organizada pelo partido Ergue-te. Ainda, velório do Papa aproxima-se do fim.
Explicador

Debate Castelo Branco. O interior e a saúde

Nuno Fazenda (PS), Pedro Reis (AD) e João Ribeiro (CH) debatem a aposta no interior e a valorização da economia, as acessibilidades e a situação do SNS. 
Noticiário

15h. Marcha do 25 Abril na Avenida da Liberdade

É uma das tradições no momento de celebrar a Revolução dos Cravos. Milhares de pessoas são esperadas a esta hora no Marquês de Pombal. Neste jornal, reportagem em direto no local.
Noticiário

14h. Aguiar Branco pede mais presença aos partidos

Teresa Morais. Discurso aplaudido pela esquerda depois de apelar à consolidação de uma democracia "imperfeita". Ainda, Mariana Mortágua, ataca o Governo por adiar as celebrações do 25 de Abril.
A História das Histórias

O barro negro de Molelos, património imaterial

A louça preta de Molelos, indústria artesanal e secular que 7 artesãos mantêm viva, cujos processos e instrumentos já figuram em museus, foi inscrita como Património Cultural Imaterial
Noticiário

13h. PR compara valores do Papa com 25 de Abril

Na ultima intervenção enquanto PR em sessões do 25 de abril, o Chefe de Estado lembrou o luto nacional pela morte do Papa Francisco. Ainda, pode ouvir os discursos dos líderes partidários.
Reportagem Observador

AR. Marcelo compara valores de Abril ao Papa 

Na despedida das sessões solenes do 25 de Abril, Marcelo Rebelo de Sousa comparou os valores defendidos pelo Papa Francisco aos da revolução e pediu concentração no futuro e no essencial. 
Desporto

Francisco, o Papa que validou o amor pelo futebol

O Papa era apaixonado pelo San Lorenzo, mas era, acima de tudo, apaixonado pelo futebol. O Campeonato continua empatado a quatro jornadas do fim, Jamor terá dérbi, Champions volta na próxima semana.
Emissão Especial

25 de Abril. Que discurso foi mais bem conseguido?

A análise de José Manuel Fernandes, Publisher do Observador, aos discursos da sessão solene do 51º aniversário do 25 de Abril na Assembleia da República.
Emissão Especial

25 de Abril. PR: "É mais urgente a paz"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recorda parecenças entre 25 de Abril e o Papa Francisco e pede a continuação da "radical humildade" que o pontífice da Igreja Católica ensinou.
Emissão Especial

25 de Abril. PAR: "Populismo é uma consequência"

Aguiar-Branco, presidente da Assembleia da República, lamenta a falta de capacidade para chegar a consensos e pede um esforço em torno da estabilidade de que o país precisa e deseja.
Emissão Especial

25 de Abril. PSD: "A guerra acabou"

Teresa Morais, deputada do PSD, alerta para "novos perigos que podem minar" a democracia e, numa altura em que "é consolidada, mas, ainda, imperfeita", é necessário "encontrar soluções".
Emissão Especial

25 de Abril. PS: "Direita governa para a minoria"

Pedro Nuno Santos, líder do PS, recorda a "falta de transparência" de Luís Montenegro e sublinha: "Engana-se quem acha que os portugueses desconsideram a seriedade de quem os governa".
Emissão Especial

25 de Abril. Chega: "Cravos? Quero é soluções"

André Ventura, líder do Chega, pede "soluções em vez de cravos" e questiona: "Afinal, se o ChatGPT já percebeu que Portugal está parado, como é que a inteligência do primeiro Ministro ainda não?"
Emissão Especial

25 de Abril. BE: "É o tempo que nos calha viver"

Mariana Mortágua, líder do BE, recorda o conceito da liberdade na infância, alerta para o crescimento da ameaça do discurso de ódio e sublinha: "Num cravo cabe outro mundo".
Emissão Especial

25 de Abril. IL: "É preciso mudança"

Rui Rocha, líder da IL, deixa criticas ao Governo de Montenegro e apela à mudança depois de um "triste espetáculo" que levou Portugal a novas - e "indesejadas" - eleições.
Emissão Especial

25 de Abril. PCP: "Extrema-direita é o pior"

António Filipe, deputado do PCP, deixa alertas quanto ao perigo do crescimento da extrema-direita, numa altura em que "o pior do sistema" pode colocar a democracia em risco.
Emissão Especial

25 de Abril. CDS: "É isto que anima o voto na AD"

Paulo Núncio, líder do CDS-PP, afirma que o Governo da AD garantiu um crescimento acima da média com excedente orçamental e sublinha: "É isto que assusta as oposições".
Emissão Especial

25 de Abril. Livre: "A liberdade não se adia"

Isabel Mendes Lopes, líder parlamentar do Livre, critica a decisão do Governo de adiar as festividades no âmbito do 25 de abril e sublinha: "A liberdade não se cancela nem festeja com reservas".
Emissão Especial

25 de Abril. PAN: "Portugueses estão cansados"

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN, acusa o cansaço dos portugueses face à instabilidade política numa altura em que, alerta, se mantém urgente que a memória da ditadura perdure no tempo.
Explicador

AD x CH: a Troika vai voltar para Portugal?

Alexandre Poço (PSD) afirma que, se o Chega governasse, o regresso da Troika a Portugal seria certo. Filipe Melo (Chega) desmente o custo de 40 milhões de euros para o programa eleitoral do partido.
Explicador

BE x IL. O que falhou no mercado de arrendamento?

José Gusmão (BE) considera que as políticas liberais falharam no setor da habitação. Um fator, afirma André Abrantes Amaral (IL), sem relação com o aumento do preço das casas.
Noticiário

9h. Sondagem. Maioria dá nota negativa ao Governo

Estudo do ICS/ISCTE para a SIC/Expresso conclui que mais de 60% dos eleitores avalia trabalho da AD como "mau" ou "muito mau". Ainda, as urgências fechadas este fim de semana.
Noticiário

8h. PCP. Governo quis "beliscar" o 25 de abriil

Paulo Raimundo critica o cancelamento de inaugurações e outros eventos festivos. Ainda, circulação ferroviária entre Cais do Sodré e Algés interrompida.
Noticiário

7h. Maioria portuguesa dá nota negativa ao Governo

Mais de 60% os portugueses que avaliam como “mau” ou “muito mau” o desempenho do Governo. Ainda neste Jornal, frente a frente de Luís Montenegro e André Ventura, num debate rumo ás legislativas
Noticiário

6h. Governo vai participar em sessão solene na AR

Apesar do luto nacional pela morte do Papa Francisco, a Assembleia da República vai manter a tradicional sessão solene. Ainda assim, a oposição critica o governo por adiar agenda festiva.
Fora do Baralho

25 de Abril. Nada ficou por cumprir? A nossa senha

Uma reflexão sobre méritos e desencantos destes 51 anos, o sistema eleitoral e o regime semi-presidencialista e as polémicas das comemorações da Revolução. E ainda a "coleção de horrores" do Chega.
Noticiário

4h. Comissão Nacional de Eleições advertiu governo

A Comissão Nacional de Eleições advertiu o Governo para se abster de atos que possam ser aproveitados para a promoção eleitoral. O líder socialista acusa o governo de usar o aparelho do Estado.
Noticiário

3h. Lavrov confirma estar perto de chegar a acordo

Em entrevista a um canal de televisão russo, Sergey Lavrov confirmou as palavras de Donald Trump de que Rússia está pronta para chegar a acordo com a Ucrânia.
Noticiário

2h. 25 de abril: Raimundo diz que povo está na rua

Raimundo diz que povo está na rua e minimiza a decisão do governo ao adiar a agenda festiva, dizendo que a única coisa que o executivo teve sucesso foi em cancelar o concerto de Tony Carreira.
Noticiário

1h. Pedro Nuno Santos diz que AD não tem projeto

Pedro Nuno Santos acusa o executivo liderado por Luís Montenegro de incompetência em especial na saúde.
Noticiário

00h. CNE adverte governo sobre promoção eleitoral

A deliberação da Comissão Nacional de Eleições surge na sequência de uma queixa do PS sobre a realização do Conselho de Ministros no Mercado do Bolhão, no Porto. Ainda, último dia do velório do Papa.
Oficina da Liberdade

O elogio possível

Francisco, ao querer recuperar o Vaticano II, não conseguiu melhores resultados que os seus antecessores e ressuscitou o que de pior a Doutrina Social da Igreja regurgitou em tempos de Paulo VI.
Economia em dia com a CATÓLICA-LISBON

Três mitos sobre empresas familiares

Não é o número de gerações que mata um negócio familiar, mas sim a falta de planeamento, de profissionalismo e de capacidade para se reinventar.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.