964kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Freixo de Espada à Cinta regista a maior descida pela segunda semana consecutiva. Veja o mapa dos concelhos com mais casos de infeção

Este artigo tem mais de 4 anos

Freixo de Espada à Cinta desceu de 3.153 casos por 100 mil habitantes, a 25 de novembro, para 697 a 8 de dezembro. Pinhel foi o que mais subiu, uma diferença de 822 casos por 100 mil habitantes.

epa08861860 People wear masks as they walk in Moscow, Russia, 04 December 2020.  EPA/YURI KOCHETKOV
i

A Direção-Geral da Saúde divulgou a incidência de SARS-CoV-2 acumulada a 14 dias até dia 8 de dezembro

YURI KOCHETKOV/EPA

A Direção-Geral da Saúde divulgou a incidência de SARS-CoV-2 acumulada a 14 dias até dia 8 de dezembro

YURI KOCHETKOV/EPA

25 concelhos com mais de 960 novos casos de infeção com SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes acumulados em 14 dias, a categoria mais alta segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC). Os dados são de 8 de dezembro e registam menos 10 concelhos nesta categoria do que a atualização anterior (a 7 de dezembro com dados de dia 2) — a mesma que serviu para a definição das medidas do presente estado de emergência.

De acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), há 108 concelhos com menos de 240 casos por 100 mil habitantes nestes 14 dias — que corresponde às quatro primeiras categorias do ECDC e ao nível de risco moderado estabelecido no âmbito do estado de emergência.

Depois, 93 concelhos têm entre 240 e 479,9 casos por 100 mil habitantes a 14 dias (nível de risco elevado), 82 têm entre 480 e 959,9 casos por 100 mil habitantes (nível muito elevado) e 25 estão no nível mais alto (extremamente elevado). Sendo que para efeitos das medidas de restrição, o Governo junta os últimos dois casos, os de risco muito elevado e extremamente elevado, que são assim 107.

Os dados agora divulgados, registam 14 concelhos que aumentaram a incidência acumulada em 14 dias e ultrapassaram a barreira dos 240 casos por 100 mil habitantes. Ou seja, considerando os quatro níveis de risco, estes 14 concelhos subiriam do nível de risco de contágio mais baixo, o moderado, para os níveis de riscos elevado e superiores:

  • Avis, Batalha, Caldas da Rainha, Campo Maior, Castanheira de Pera, Castro Marim, Coruche, Figueiró dos Vinhos, Monforte, Porto de Mós, São João da Pesqueira, Silves, Tabuaço e Tondela.

No extremo oposto, há 22 concelhos que desceram a incidência acumulada a 14 dias e apresentam agora menos de 240 casos por 100 mil habitantes ao contrário do que acontecia na semana passada. Assim, e considerando a classificação usada na definição das medidas do estado de emergência, 22 concelhos desceriam de um nível de risco elevado ou superior para o nível de risco moderado, aqueles em que as medidas de restrição são muito leves:

  • Alcobaça, Arganil, Arraiolos, Arronches, Arruda dos Vinhos, Elvas, Faro, Lagoa (Algarve), Mação, Mêda, Melgaço, Mogadouro, Monchique, Penedono, Sabrosa, Sardoal, Sever do Vouga, Sines, Tomar, Vila do Bispo, Vila Nova de Cerveira e Vouzela

181 dos 308 concelhos de Portugal continental e insular não mudaram de categoria de risco, segundo a definição do ECDC.

Apesar da potencial subida ou descida nos níveis de risco, que só será confirmada a 18 de dezembro, e da reavaliação feita nessa altura, as medidas em vigor para estes concelhos são as mesmas que foram aplicadas no fim de semana 12-13 de dezembro, uma vez que o presente estado de emergência (e, consequentemente, as medidas para ele previstas) está em vigor até dia 23 de dezembro.

Guia para saber o que pode e não pode fazer no seu concelho este fim de semana

A maiores variações da última semana

Mondim de Basto, Marvão, Chaves, Trofa e Armamar são os cinco concelhos com mais novos casos de infeção com SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes nos 14 dias que antecederam 8 de dezembro, segundo os dados divulgados pela DGS.

Mondim de Basto (com 2.663 casos por 100 mil habitantes) e Marvão (2.097) estão também entre os cinco concelhos com um maior aumento da incidência na última semana, tal como já tinha acontecido nas semanas anteriores. Pinhel e Tabuaço são, no entanto, os dois municípios com a maior subida — Pinhel subiu de 247 casos por 100 mil habitantes acumulados em 14 dias para 1.069 e Tabuaço subiu de 83 para 895.

Freixo de Espada à Cinta, Gavião, Fafe, Lousada e Guimarães são os cinco municípios que tiveram a maior descida no número de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias. Curiosamente, estes cinco municípios estavam entre os 11 concelhos com incidência mais elevada na semana passada.

O município de Freixo de Espada à Cinta confirma assim a tendência de queda no número de infeções das últimas semanas: no dia 25 de novembro tinha 3.153 casos por 100 mil habitantes a 14 dias e, no dia 8 de dezembro, 697. Gavião, agora com a segunda maior descida, tinha registado na passada semana a segunda maior subida.

Marvão foi o que mais subiu e Freixo de Espada à Cinta o que mais desceu. Veja o mapa dos novos casos de infeção

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.