O PSV, atual líder do Campeonato da Holanda, recebe este sábado o VVV, conjunto que ocupa um tranquilo 12.º lugar na tabela classificativa. Em condições normais, este seria apenas mais um jogo da Eredivisie, numa altura em que a formação de Eindhoven tem mais sete pontos do que o segundo posicionado, o Ajax. No entanto, acabou por ser muito falado ao longo da semana. Por causa do conjunto de Venlo. Mais concretamente, por causa do principal ausente desta partida: Lennart Thy.
Internacional pelas camadas jovens da Alemanha dos Sub-16 aos Sub-20, o avançado nascido em Frechen, que passou pelos modestos Viktoria Frechen, FC Norden, PSV Norden e JFV Norden antes de chegar ao Werder Bremen (com quem ainda tem contrato, embora esteja emprestado), foi dispensado dos trabalhos do VVV esta semana para… salvar uma vida.
VVV-Venlo striker Lennart Thy will miss their game on Saturday against top of the table PSV to donate blood for a DNA match with Leukemia. His donation will go towards stem cell transplant treatment for the patient.
Unbelievable gesture! ???? pic.twitter.com/kHucMB1BUO
— Footy Accumulators (@FootyAccums) March 12, 2018
Como explicou o clube em comunicado, Thy doou medula óssea há sete anos caso existisse algum resultado compatível para doentes com leucemia no futuro. O tempo foi passando até que, na semana passada, houve um resultado 100% compatível. Ao saber da novidade, o avançado falou com o VVV e pediu para ajudar a pessoa em causa, com a doação de sangue que permita aos médicos gerarem as células estaminais necessárias para tornar o transplante possível para o paciente que sofre de leucemia aguda.
“Claro que o VVV concordou com o pedido de Lennart para ajudar este programa muito especial. As hipóteses de uma total compatibilidade de ADN é muito pequena, o que torna a situação tão especial. O Lennart estará ausente de Venlo durante toda a semana e retomará os treinos após o fim de semana”, explicou o clube, que esclareceu também que o jogador não queria fazer qualquer comentário sobre a situação, podendo haver uma conferência de imprensa no início da próxima semana. “Estamos todos muito orgulhosos dele, poder salvar alguém é fantástico”, comentou o treinador, Maurice Steijn.

Thy num jogo Sub-19 entre Alemanha e Inglaterra em 2011, quando jogava no Werder Bremen (Laurence Griffiths/Getty Images)
Aos 26 anos, Lennart Thy vai enfrentar aquilo que alguns apelidam de jogo mais importante do avançado, que esteve como sénior três anos entre o conjunto principal e a equipa secundária do Werder Bremen, mudando depois para o St. Pauli. Em 2016, o avançado voltou a assinar pelo Werder Bremen mas foi de novo cedido ao St. Pauli e, agora, ao VVV Venlo, por quem leva um total de oito golos em 29 jogos entre Campeonato e Taça da Holanda por uma equipa que não ganha desde o início de fevereiro mas que, também aqui, colocou a parte desportiva em plano secundário face à importância do gesto em causa.
E as primeiras reações já começaram a surgir por parte de outras equipas: na 30.ª jornada da Eerste Divisie (o equivalente da Segunda Liga), os adeptos colocaram uma tarja com o nome de Thy no símbolo do Super Homem na receção do Den Bosch ao FC Dordrecht, atitude muito aplaudida por todos os presentes.
Naast onze eigen Schapenkoppen steunen we Lennart Thy, de (super)man of the match! pic.twitter.com/cv4CSNGcBM
— SV FC Dordrecht (@SV_Schapekoppen) March 16, 2018