974kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Rádio Observador

Noticiário

As notícias das 22h

As notícias na Rádio Observador. Aconteça o que acontecer.
Noticiário

21h. Apagão. Incidente “mais grave” em 20 anos

Comissão Europeia promete apoiar Portugal e Espanha na investigação das causas do incidente. Ainda, Ministra do Ambiente e Energia admite que "foi muito difícil comunicar com a população".
Noticiário

20h. Apagão. Galamba admite rapidez na recuperação

Ex-secretário de Estado do Ambiente e da Energia aplaude técnicos da REN, mas critica Governo. Ainda, partidos com assento parlamentar reúnem amanhã em urgência para discutir causas do apagão.
Fora do Baralho

Apagão apagou a ANACOM? Governo filosofou - extra

Carta de paus para as comunicações: também ficaram às escuras e "não é aceitável" quando o apagão foi elétrico. E o Governo, também falhou? Bem, bem esteve a telefonia, que merece uma carta de copas. 
Explicador

Apagão. "Faltou palavra de tranquilidade"

Adalberto Campos Fernandes e Duarte Pacheco concordam que o Governo esteve longe de gerir mal a crise energética. Ainda assim, defendem que uma "palavra de tranquilidade" teria ajudado os portugueses.
Noticiário

19h. Comunicações. Ministra admite fragilidades

Na primeira entrevista desde o apagão, Maria da Graça Carvalho clarifica que foi logo decretada crise energética no país, mas essa informação só chegou a público muito mais tarde.
Explicador

Apagão. Galamba: "Recuperação foi rápida"

João Galamba, antigo ministro socialista, admite que recuperação do apagão foi rápida, mas critica comissão apresentada por Montenegro: "é desnecessária".
Explicador

Ministra Energia: “Estou a trabalhar sem parar”

Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente da Energia, fala pela primeira vez desde o apagão e aponta para a necessidade de melhorar as comunicações. Detalha ainda mudanças na rede de "blackstart".
Ideias Feitas

"Não foi só a luz que faltou a Pedro Nuno Santos"

Alberto Gonçalves comenta a reação de Pedro Nuno Santos à ação do Governo durante o "apagão".
Noticiário

18h.AR debate amanhã resposta do Governo ao apagão

Esta é a decisão que saiu da conferência de lideres parlamentares. Ainda, ministra da Saúde diz que nenhum caso ficou sem socorro ao longo de segunda feira.
Resposta Pronta

Apagão. Domínios '.pt' sempre funcionaram

Presidente Conselho Diretivo da Associação dos domínios '.PT', Luísa Ribeiro Lopes, garante que os sistemas estiveram operacionais durante o período de apagão. 
Noticiário

17h. Apagão. Reunião no parlamento já terminou

Partidos reuniram com o Governo para escutarem detalhes sobre a forma como os problemas foram geridos. Ainda, Pedro Nuno Santos considera que o Governo também sofreu de um apagão.
Porque Sim Não é Resposta

Como reagir a um apagão geral?

Ninguém espera por um apagão geral em que o país fica completamente às escuras, a questão é "O que devemos fazer?", "Como reagir?". O mais importante será manter a calma e a racionalidade. 
Noticiário

16h. 5 pessoas morreram devido a apagão em Espanha

O Governo Espanhol abriu uma Comissão de Inquérito para investigar as causas do apagão na rede elétrica. Ainda, já há nova data para o debate entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos.
A Guerra Traduzida

Putin "só quer silêncio no desfile da vitória"

Primeira-ministra italiana diz que a proposta de cessar-fogo de três dias, por ocasião do aniversário da queda do regime nazi, é mais um ato de manipulação de Putin.
A Guerra Traduzida

Rússia alerta para possível "apocalipse nuclear"

Dmitry Medvedev sublinha que, embora a possibilidade de uma catástrofe nuclear tenha diminuído ligeiramente, é uma hipotese que continua a pairar: "É o curso irreversível da história".
Brainstorming

Apagar a luz, acender o mundo: Pinto Lopes Viagens

Rui Pinto Lopes, CEO da Pinto Lopes Viagens, fala-nos de destinos que inspiram — mesmo num país às escuras. Viagens, cultura e um mundo de histórias neste episódio iluminado.
Noticiário

15h. "Tivemos apagão do Governo" afirma PNS

PNS diz que único ponto em que PM esteve forte foi na propaganda. Ainda, Montenegro anuncia criação de comissão técnica independente para auditar rede elétrica e capacidade de resposta a esta crise.
Resposta Pronta

Seguros que visam apagões "existem", diz APROSE

O presidente da Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros, David Pereira, assegura que existem apólices que visam a cobertura de equipamentos e alimentos danificados devido a apagões.
Contra-Corrente

Queriam tudo elétrico? Nem sempre dá — Debate

Uma sociedade "eletrificada" que se apaga sem, ainda, dar justificação. Poderá um apagão como o de ontem ser uma ameaça à transição energética e ao progressivo abandono dos combustíveis fósseis?
Noticiário

13h. Apagão. Partidos reagem à resposta do Governo

Pode ouvir a reação dos partidos que se sentam mais à esquerda no hemiciclo. Ainda neste jornal, o Chega vai pedir uma auditoria urgente ao Governo.
A História das Histórias

A poética da aldeia antiga: registo no masculino

Da história trágica de um homem que ia trabalhar ao Domingo às lendas de lobisomens e bruxas, aldeia lembra jogos, romarias, campos e feiras
Noticiário

12h. Apagão. Conselho de Ministros extraordinário

Segundo Conselho de Ministros em dois dias, depois de ontem, o executivo ter estado reunido em São Bento até ao início da noite. Ainda, a situação de crise energética vai manter-se até ao fim do dia.
Resposta Pronta

Apagão. Hospitais priorizaram áreas críticas

Xavier Barreto, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, afirma que os doentes que ainda não foram atendidos vão ser tratados com a maior brevidade possível.
Resposta Pronta

"Situação de crise energética até ao final do dia"

À Rádio Observador, o ministro da Presidência diz que a normalidade já está a ser alcançada no país. Leitão Amaro afirma que a situação de crise energética se vai manter até ao final do dia.
Resposta Pronta

Apagão. "Garantimos que não há falha de produtos"

Gonçalo Lobo Xavier, Diretor-Geral da APED, admite que hoje ainda pode haver alguns produtos em falta, mas garante que está a ser feito um trabalho de abastecimento para que não haja rupturas.
Noticiário

10h. Apagão. Vai ser feita avaliação europeia

João Faria Conceição, administrador da REN, indica que o apagão vai ter uma avaliação a nível europeu. Ainda o impacto do incidente nos transportes, supermercados e os hospitais.
Resposta Pronta

"Mais de 400 chamadas do INEM ficaram perdidas"

O Presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar diz que a principal consequência foram as falhas de comunicação. Rui Lázaro relata que vários meios do INEM ficaram incontactáveis.
Explicador

REN: "Apagão vai ser analisado a nível europeu"

João Faria Conceição, administrador da REN, sublinha que as causas do apagão ainda são desconhecidas, mas indica que, apesar de a situação estar mais estável, ainda existem contingências.
Noticiário

9h. Mais de 400 chamadas não atendidas pelo INEM

A instabilidade da rede móvel durante o dia de ontem afetou o INEM, os trabalhadores relatam que vários meios ficaram incontactáveis. Ainda, depois de vários dias de sol, a chuva está de regresso.
O Bom, o Mau e o Vilão

País real perdeu a luz, país oficial perdeu o pio

O Sindicato Ferroviário (que ajudou), Pedro Nuno Santos e André Ventura (que falaram de mais) e a falta de capacidade de comunicação do Estado (que foi evidente) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Contra-Corrente

Queriam tudo elétrico? Pois, nem sempre dá

Um apagão como nunca tínhamos vivido, um país sem eletricidade e semiparalisado. O que correu mal, pois somos muito dependentes da eletricidade? E quando for mesmo tudo elétrico, como será?
Três Toques

Como é que o Sporting deu à luz?

Sem eletricidade, não há desporto? É certo que não só o Estoril Open resistiu aos adiamentos face à falta de energia; até porque, diga-se a verdade: apagões no futebol? Pão nosso de cada dia.
Noticiário

8h. Apagão. E-Redes anuncia normalização total 

A REN afirma que a situação está estabilizada e garante que todas as subestações da rede nacional estão repostas. Ainda, o Governo admite escolas abertas depois da reposição da eletricidade.
Conferência de Imprensa

Apagão. O que fazer com a comida do frigorífico?

Os frigoríficos tendem a manter a temperatura por até quatro horas, mas Portugal esteve sem eletricidade há mais tempo. Como aproveitar o que se tem e o que não é seguro para o consumo?
Resposta Pronta

Voos. "Reprogramação vai dificultar próximos dias"

O especialista em aviação, Pedro Castro, explica que as ligações aéreas vão ser mais difíceis, devido à reprogramação dos voos. No entanto, diz que "a situação deve voltar ao normal dentro de 4 dias".
Resposta Pronta

"As escolas estão preparadas para abrir"

Filinto Lima admite que as escolas estão preparadas para abrir hoje. O Presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas admite que o dia de hoje vai ser normal.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Portugal está demasiado dependente do que falha?

Não deixa de ser uma lição de humildade: de tempos a tempos vamos sendo recordados de que não podemos dar tudo como garantido, sempre, o tempo todo; saberemos o que fazer na próxima ocasião?
Noticiário

7h Apagão. Escolas "devem reabrir com normalidade"

Neste jornal, o ponto de situação sobre o apagão em Portugal e Espanha. Falamos sobre o impacto do incidente nos transportes, escolas e ouvimos as declarações do primeiro-ministro.
Noticiário

6h. FCSH retoma atividades letivas presenciais

Em e-mail enviado à Lusa, a NOVA FCSH disse que as aulas vão ser retomadas, de forma presencial, nos campus da Avenida de Berna e de Campolide, uma vez ultrapassada a situação desta segunda-feira.
A Nossa Cultura

Um segredo e a peça que pode fugir do Caramulo

Também a sala de Arte Europeia do Séc. XX do Museu do Caramulo esconde, em "meia-luz", segredos da Serra. Ao canto sobre um verde vivo, encontramos uma misteriosa cântara e uma peça… em risco de fuga.
A História do Dia

Como explicar o apagão inédito em Portugal? 

A energia foi abaixo em todo o país e provocou o caos nos transportes, no trânsito e nos supermercados. O que aconteceu e porque foi tão lenta a recuperação? A jornalista Ana Suspiro é a convidada.
Noticiário

4h. Quatro menores morrem em acidente em Illinois

As quatro vítimas mortais são todas crianças e adolescentes, com idades entre os 4 e os 18 anos. A condutora não sofreu ferimentos e foi transportada para o hospital para avaliação.
Noticiário

3h. Apagão. Espanha com maioria da energia reposta

Cerca de 96% das subestações elétricas de Espanha já tinham energia às 2h da manhã (1h em Lisboa) após o apagão desta segunda-feira, afirmou a distribuidora Red Eléctrica.
Noticiário

2h. Ventura acusa Governo de "incompetência"

André Ventura aponta as falhas de comunicação do Governo. Diz que, no lugar de Luís Montenegro, não teria esperado até à noite para falar ao país. Ainda, o novo balanço da reposição da eletricidade.
Noticiário

1h. Governo decreta situação de crise energética

O primeiro ministro avisa que se o processo for demasiado repentino pode provocar novas quebras. Luís Montenegro diz não ter ainda esclarecimentos sobre esta falha, com origem na rede espanhola.
Noticiário

00h. Pedro Nuno Santos critica Proteção Civil

O secretário-geral do PS realça ainda que Portugal viveu hoje "um momento de tremenda anormalidade". Ainda, Carlos Moedas admite que a situação não vai estar normalizada esta terça-feira.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.