Chegou, viu, treinou, teve a habitual apresentação com a entrevista aos meios do clube, foi convocado, fez a estreia. Pablo Sarabia, a última contratação do Sporting em cima do fecho do mercado, não teve tempo para conhecer da melhor forma a realidade verde e branca mas foi lançado logo no primeiro encontro frente ao FC Porto, entrando no decorrer da segunda parte para o lugar de Jovane Cabral. Um fabuloso corte de Pepe quando Paulinho se preparava para marcar evitou que pudesse ter contribuído de forma decisiva para o resultado mas ficaram as indicações de um jogador de quem os leões esperam muito esta temporada.
Sarabia foi o 14.º espanhol a jogar pelo Sporting, sendo que pela primeira vez houve uma “fúria” como nunca se tinha visto no clube verde e branco: entrando quando Adán e Pedro Porro estavam em campo, os leões tiveram três espanhóis a jogar em simultâneo na equipa, algo que nunca acontecera até hoje e que ocorreu com dois outros jogadores que chegaram a Alvalade na última época para serem campeões nacionais.
⌚️60' SCP 1-0 FCP
????????Pablo Sarabia estreia-se pelo ????Sporting. É o 14.º espanhol a representar os leões.
⚠️Nunca o ????Sporting teve 3+ espanhóis em campo: Adán, Porro e Sarabia pic.twitter.com/5itRVqcIrB
— Playmaker (@playmaker_PT) September 11, 2021
No entanto, apesar desse upgrade qualitativo garantido pelos internacionais espanhóis, ainda não foi desta que o Sporting conseguiu quebrar uma barreira recente nos clássicos com o FC Porto.
⌚️Apito final: SCP 1-1 FCP
????Sporting sem vencer o FC Porto em casa na Liga:
7 entre 90/91 e 96/97
5 entre 17/18 e …
5 entre 60/61 e 64/65 pic.twitter.com/MwEyeOXh3i— Playmaker (@playmaker_PT) September 11, 2021
Por um lado, os leões somaram o quinto encontro seguido do Campeonato sem conseguirem ganhar aos azuis e brancos, série iniciada em 2017/18 que igualou a segunda maior registada ainda na década de 60 e que é apenas superada pelas sete partidas sem vitórias entre 1990/91 e 1996/97. Por outro, foi já o décimo jogo seguido entre Alvalade e Dragão sem triunfos da formação verde e branca (que com Rúben Amorim leva três empates e uma derrota), uma série apenas superada pelos 14 que se verificaram também nos anos 90.
⌚️Apito final: SCP 1-1 FCP
O ????FC Porto não perde frente ao ????Sporting há 10 clássicos consecutivos o melhor registo desde 1996/97 (14 jogos, o record).
⚠️Piores sequências sem vitórias dos leões vs dragões:
14 (1996/97)
10 (2021/22)
10 (1986/87) pic.twitter.com/ezhmxf0i8N— Playmaker (@playmaker_PT) September 11, 2021
“Acho que foi um jogo muito positivo da nossa parte, um jogo em que viram só Sporting. Tivemos as melhores oportunidades e tivemos mais remates, por isso é que o Diogo Costa foi o melhor em campo. Agora há que dar continuidade, na quarta-feira há mais. Fiz um golo, depois o Diogo Costa conseguiu fazer duas grandes defesas mas o futebol é mesmo assim. FC Porto melhor na segunda parte? Não acho. Pelo que eu vi, fizeram um golo no único remate à baliza e, a existir um vencedor, teria de ser o Sporting”, comentou Nuno Santos, marcador do único golo leonino, na zona de entrevistas rápidas da SportTV.
⌚️Apito final: SCP 1-1 FCP
⚠️Há 8 anos que não havia dois empates consecutivos em Alvalade entre ????Sporting e ????FC Porto para a ????????Liga Portuguesa.
Há 5 jogos, em casa a contar para a Liga, que o Sporting não consegue vencer o FC Porto pic.twitter.com/5O7TPXEtEz
— Playmaker (@playmaker_PT) September 11, 2021