966kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Sexo

Porque Sim Não é Resposta

No Mercy: o jogo que incentiva a violência sexual

O jogo esteve disponível na plataforma de videojogos Steam até esta sexta-feira. Retirado após polémica, levanta questões sobre ética, limites e proteção de menores.
Porque Sim Não é Resposta

Busca pelo sucesso: o que é ser bem sucedido?

Será que o conceito de sucesso evoluiu ao longo do tempo? E o que, de facto, nos faz sentir realizados e felizes? Como é que as comparações constantes nas redes sociais nos afetam?
Porque Sim Não é Resposta

O preço de evitar o conflito

Fugir pode parecer mais fácil. Mas engolir tudo tem um preço. Nem todo o conflito é uma guerra. Às vezes, é só uma conversa que ainda não conseguimos ter.
Porque Sim Não é Resposta

Depressão masculina: sintomas podem ser diferentes

A depressão nos homens é muitas vezes subestimada, mal diagnosticada ou até ignorada, tanto por quem sofre como por quem está à volta. A forma como se manifesta pode ser diferente da das mulheres
Porque Sim Não é Resposta

Há filhos que são pais desde sempre

Crescem a cuidar, a proteger, a acalmar e a adivinhar o estado de espírito dos pais. Com a missão de amparar quem deviam ampará-los. Mas no fim da vida, todos os filhos se tornam pais do pai
Porque Sim Não é Resposta

É possível ultrapassar a timidez?

As crianças não nascem tímidas, é uma resposta ao ambiente. Por vezes, é preciso dar um empurrão. Uma criança tímida costuma ter duas versões: Em casa é tagarela, mas em contexto social é tímida.
Porque Sim Não é Resposta

E quando as crianças fazem perguntas difíceis?

Os meninos podem pintar as unhas? E podem brincar com bonecas? E os meninos podem namorar com meninos? Há tantas questões que deixam os pais "à nora”. O Eduardo Sá dá uma ajuda.
Porque Sim Não é Resposta

E quando um pai é “mau”?

Quando um pai traz danos reais ao seu filho? O grande problema é que este tipo de experiência fica como uma nódoa difícil que se torna omnipresente mesmo quando já não estão em presentes
Porque Sim Não é Resposta

Crianças com 5 ou 6 anos na primária?

Crianças que fazem anos até dezembro podem entrar de forma condicionada com 5 anos. Mas será que isso é bom? Nem sempre
Porque Sim Não é Resposta

Deixamos de gostar de omissão em omissão?

Quando os casais dizem que não discutem não é bom sinal. Começa por ser uma desistência silenciosa e passa a atmosfera de indiferença em que deixa de valer a pena falar, apontar, criticar
Porque Sim Não é Resposta

Será que os jovens já desistiram dos adultos?

Dados do Portal da Queixa mostram que reclamações aumentaram. Estudo digital dita que maioria dos inquiridos considera notícias “tendenciosas” e “aborrecidas”. O que é que isto diz dos nossos jovens?
Porque Sim Não é Resposta

Qual o impacto de ter dois pais ou duas mães?

No desenvolvimento emocional da criança, ter uma família convencional ou outra construção familiar não tem impacto negativo. Socialmente, ainda há diferenças nos dias que correm. 
Porque Sim Não é Resposta

“Ficar sem recreio é como ficar sem aulas”

O recreio é a “vitamina do crescimento”.  É uma oportunidade de aprendizagem tão séria como a sala de aulas. O recreio é amigo da aprendizagem das crianças e, sobretudo, da atenção.
Porque Sim Não é Resposta

Adolescência, violência e sexo. A série da Netflix

Isabel Saldanha, mãe, escritora e influencer, e a inspetora-chefe da Unidade de Combate ao Cibercrime abordam o drama britânico "Adolescência" e a cultura "incel". Com o psicólogo Eduardo Sá.
Porque Sim Não é Resposta

“Quero ser como a minha irmã”

A mais pequena vê a irmã, com mais um ano de idade, como referência. São duas filhas com idades muito próximas, mas a mãe preocupa-se que a mais nova possa estar a sofrer pela comparação constante.
Porque Sim Não é Resposta

O perigo das florestas? Acabemos com esse mito

Eduardo Sá explica que o medo das florestas nasce de um trauma antigo, por vezes sem justificação. O psicólogo admite que criar uma ligação com as florestas é psicologicamente positivo. 
Porque Sim Não é Resposta

Depressão pós-parto nos pais? 

Ouvimos falar de episódios depressivos nas mães, mas depressão paterna é raro. O solavanco na vida do homem é forte e ser o grande apoio pode tornar-se tão difícil, que há pais a precisar de ajuda.
Conferência de Imprensa

Gwyneth Paltrow foi forçada a pôr limites?

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades: as cenas de intimidade no grande ecrã são agora gravadas a, pelo menos... 3. A atriz norte-americana, agora a contracenar com Timothée Chalamet, fez-se ouvir.
Porque Sim Não é Resposta

Como educar um filho para gostar de arte?

Eduardo Sá explica a necessidade de as crianças acederem desde pequenos a um conjunto de conteúdos a que não têm acesso na escola. Reforça que é importar que os pais percebam para que serve a cultura.
Porque Sim Não é Resposta

O pai é cada vez mais fofo?

Deve o pai ficar relegado para segundo plano? Por que razão aceita colocar-se como segunda figura? Pai e mãe devem estar ombro a ombro.
Porque Sim Não é Resposta

Dorme na mesma cama que o seu filho?

Estudo revela que mais de 24% das crianças partilham o quarto com os pais e 18,5% dormem na cama. O psicólogo Eduardo Sá explica o que não deve fazer  
Filosofia Política

A absolutização do género

No cerne das teorias do género parte sempre da mesma premissa ideológica: o “natural” não existe senão como uma ferramenta intelectual daqueles que querem manter as estruturas sociais de opressão.
Porque Sim Não é Resposta

Crianças vivas, mexidas ou hiperativas?

É fácil resvalar para um diagnóstico quando a maioria das vezes as crianças precisam de espaço e de tempo para brincar e gastar energia.
Porque Sim Não é Resposta

É preciso ensinar as crianças a estarem sozinhas

A autonomia aprende-se na capacidade de estar só. Podem fazer birras e sentirem-se frustradas, mas os pais não podem desistir e devem fazer frente ao mau humor. Senão, a "birra" pode durar muitos anos
Porque Sim Não é Resposta

Licença parental por 6 meses? Obrigatório!

Iniciativa Legislativa de Cidadãos pugna pela licença parental durante seis meses sem perda de rendimento. Há alterações em curso que vão perigar as mudanças que ajudariam os pais e crianças.
Porque Sim Não é Resposta

Quando o desmame parece impossível

Uma mãe questiona o psicólogo Eduardo Sá sobre como deve retirar a mama à filha que vai fazer 3 anos, mas que tem momentos de desespero quando não a deixa mamar.
Porque Sim Não é Resposta

“Vou sair de casa!": a reação dos pais

Jovem de 19 anos admite que sente uma raiva acumulada, mas não quer consultar um psicólogo. Os pais perguntam: “Devemos ou podemos forçar a procurar ajuda?”
Porque Sim Não é Resposta

O que é a violência doméstica “de seda”?

O psicólogo Eduardo Sá explica que neste tipo de violência doméstica não há agressão física, mas há psicológica o que faz com que a vítima se sinta ignorada e sozinha. 
Porque Sim Não é Resposta

Mentir aos filhos? Sim ou não?

O psicólogo Eduardo Sá admite que há situações em que é necessário mentir às crianças para evitar uma dor maior. No entanto, diz que caso seja descoberto poderá causar problemas de confiança.
Porque Sim Não é Resposta

Best of: de 2019 até hoje sempre com os ouvintes

Programa do psicólogo Eduardo Sá está no 40.º lugar do ranking de podcasts da Marktest. Por isso, este episódio é um regresso aos com maior audiência.
Porque Sim Não é Resposta

Défice de atenção e dislexia: que fazer na escola?

Ouvinte com filho adolescente diagnosticado não encontro soluções na escola. Transferiu o filho para o privado, que passou de vomitar porque não queria ir às aulas para ter aproveitamento escolar.
Porque Sim Não é Resposta

Vamos falar sobre andropausa sem medo

A andropausa ou síndrome de deficiência androgénica é associada ao processo de envelhecimento do homem e resulta de uma diminuição da testosterona.
Porque Sim Não é Resposta

Menopausa: é preciso falar sem tabus

É um processo natural da vida da mulher. Fala-se cada vez mais sobre o tema e não é para menos: hoje em dia sabemos que as mudanças mentais são tão importantes como as que acontecem no corpo.
Porque Sim Não é Resposta

"Pai, vou pintar o cabelo de azul!"

Se a conversa com o filho for “porque é que queres pintar o cabelo?” em vez “aqui nesta casa ninguém vai pintar o cabelo de azul” as conversas podem ser muito interessantes. O primeiro passo para ouvir é sempre dos pais
Porque Sim Não é Resposta

Mutismo seletivo: sabe o que é?

Uma criança em contexto social pode escolher as pessoas com quem fala. Muitas vezes, são crianças soltas e desinibidas, mas na escola parece que se escondem atrás de um muro de silêncio. Porquê?
Porque Sim Não é Resposta

A minha filha prefere brincar do que estudar

Uma ouvinte pergunta ao Eduardo Sá o que deve fazer quando a filha não está atenta à aula de inglês. Mas a criança só tem 3 anos de idade. A "brincadeira é uma resposta sábia", diz o psicólogo
Porque Sim Não é Resposta

"O meu marido deixa o nosso filho chorar"

Uma ouvinte pergunta ao Eduardo Sá se o facto de o pai deixar o filho a chorar tem impacto. E tem: na relação com o pai. Portanto, sim, é preciso amparar a criança quando ela tem uma crise de choro
Porque Sim Não é Resposta

Como reagir com o medo do sismo?

É preciso educar as crianças para este tema. Estar prevenido é uma benção. Até para a saúde mental. Afinal, sentir falta de controlo pode levar ao pânico
Porque Sim Não é Resposta

Namoramos pouco? E o dia? É pressão ou amor

Sempre que namoramos, casamos mais um bocadinho. Mas claro que no dia dos Namorados, as campanhas publicitárias causam pressão. Os solteiros também o sentem, sobretudo nas redes sociais
Porque Sim Não é Resposta

Como se recebe um segundo filho?

Deve visitar a mãe e a irmã ao hospital? Há alguma opção que seja menos traumatizando para a filha mais velha? Como se faz a adaptação? É que o choque, explica o Eduardo Sá, é muito grande.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.