965kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estados Unidos da América

Fora do Baralho

Boss Montenegro, motosserras e leilão Trump-China

A propaganda do "Deixem o Luís trabalhar" - programa eleitoral da AD e medidas para empresas, a dificuldade de Rui Rocha com Javier Milei, candidatos-comentadores e EUA a subir a parada nas tarifas.
Estados Unidos da América

EUA exigem denúncias de "tendências anti-cristãs"

Denúncias podem ser feitas de forma anónima e preconceitos contra funcionários cristãos estão na lista de prioridades do Departamento, mas todos os comportamentos discriminatórios serão anotados.
Economia

Governo alerta para invasão comercial da China

Para o ministro, a confiança e estabilidade ficaram afetadas e mesmo que a guerra comercial não tenha uma relação direta com Portugal, a tensão entre os EUA e a China terá "efeitos enormes" na Europa.
China

Adiamento das tarifas deve-se à firmeza chinesa

O diplomata chinês reforçou uma posição de Pequim assumida pelo Ministério do Comércio, que afirmou que a China não terá medo de enfrentar os EUA, "se necessário", nesta possível guerra comercial.
Estados Unidos da América

Wall Street abre mista após forte queda na véspera

Às 14h45 em Lisboa, o Dow Jones ganhava 0,33%, para 39.723,18 pontos. Ao mesmo tempo, o Nasdaq avançava 0,75% para 16.510,87 pontos. No sentido oposto, o S&P 500 recuava 0,34% para 5.250,11 pontos.
Estados Unidos da América

BCE pronto para atuar para estabilizar preços

À margem da reunião dos ministros em Varsóvia, a presidente do BCE escusou-se a especificar se tais ações implicariam continuar a flexibilizar a política monetária ou evitar o choque inflacionista.
Estados Unidos da América

EUA anunciam cortes de 4,5 mil milhões em defesa

O anúncio faz parte de um programa de cortes no orçamento federal realizado por Elon Musk através do DOGE, que bloqueou também o financiamento de duas universidades por "antissemitismo".
Donald Trump

Putin e enviado de Trump discutem conflito

"Não é de esperar quaisquer avanços. Há um processo de normalização das relações e a procura de uma base para iniciar um processo de paz sobre a Ucrânia", indicou Dmitri Peskov.
Donald Trump

Trump nomeia embaixador contra antissemitismo

O Presidente dos Estados Unidos notou que, com o crescimento do antissemitismo, o nomeado "será o mais forte representante dos norte-americanos e dos judeus em todo o mundo e promoverá a paz".
Estados Unidos da América

Bolsas europeias no "vermelho"

Pelas 10h00 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava a recuar 1,12% para 481,84 pontos. Londres, Paris e Frankfurt baixavam 0,34%, 1,13% e 1,39%, respetivamente. Lisboa manteve-se a subir.
Human Rights Watch

HRW denuncia desaparecimento forçado de migrantes

Os imigrantes deportados pelas autoridades dos EUA estão presos há quase um mês numa prisão de alta segurança em El Salvador. Mais da metade destes está, alegadamente, filiado a gangue venezuelano.
China

EUA são "responsáveis por turbulência económica"

Um porta-voz do Ministério do Comércio chinês afirmou que as taxas anunciadas por Washington causaram "graves choques e turbulências na economia global, nos mercados mundiais e no sistema comercial".
Estados Unidos da América

Taiwan no primeiro grupo para negociar com EUA

O Presidente da ilha, Lai Ching-te, afirmou que Taiwan está preparado "para negociar com os EUA para garantir os interesses nacionais e proteger o desenvolvimento futuro da indústria".
Universidades

As 36 perguntas enviadas pelos EUA ao Técnico

O Observador revela as 36 questões enviadas pelos EUA ao Instituto Superior Técnico. Há perguntas sobre associação a terroristas, ligações a comunistas e socialistas e proteção de crianças.
Universidade de Aveiro

Reitores consideram perguntas dos EUA intoleráveis

As universidades que recebem financiamento do programa American Corner receberam uma inesperada comunicação com a rescisão unilateral das subvenções em vigor caso não fosse preenchido um formulário.
Mercados Financeiros

Mercados da Ásia Pacífico abrem em queda 

O dólar sofreu o seu pior dia desde 2022 e as ações chinesas subiram pela expectativa de incentivos do Governo. A venda de ativos dos EUA sugere ceticismo em relação às conversações comerciais.
Estados Unidos da América

Xi Jinping visita Vietname, Malásia e Camboja

A visita deve-se à ameaça que as tarifas dos EUA representam para o "comércio triangular", no qual os produtos são exportados da China para aqueles países, visando alterar o local de fabrico.
Estados Unidos da América

UE avisa EUA que retaliará se não houver soluções

Dombrovskis realçou que, na economia dos EUA, "os efeitos negativos são maiores do que na UE" e previu uma descida do PIB entre 0,8% a 1,4% no país, elevada comparada com a previsão europeia, de 0,2%.
Contra-Corrente

Trump recua, Europa pára, Governo avança. E agora?

As bolsas numa montanha russa, um dia caem, outro sobem. Trump suspendeu as tarifas por 90 dias, menos para a China. A Europa também fez uma pausa, em Portugal anunciaram-se medidas. A confusão reina.
Estados Unidos da América

Comandante dos EUA demitida após crítica a Vance

As autoridades dos EUA justificam a decisão com a falta de imparcialidade no desempenho de funções. Ações que possam minar a cadeia de comando ou a agenda do Presidente não serão toleradas, avisam.
Noticiário

10h. China agrava tarifas aos Estados Unidos

Resposta do governo chinês à decisão de Donald Trump, que ontem anunciou tarifas de 145% para produtos vindos da China. Pequim volta a apelar a Washington que pare com a escalada da guerra comercial.
Boa moeda, má moeda

O que fazer no caos das tarifas? Nada - Investir

Os mercados parecem uma montanha russa e os dados mudam várias vezes ao dia. O que fazer com os nossos investimentos? Não fazer nada pode ser a melhor opção.
Estados Unidos da América

Von der Leyen e António Costa visitam China 

UE e a China estão próximas de uma reaproximação devido às políticas de Trump. Na cimeira, serão feitas negociações sobre a decisão europeia de aumentar as taxas sobre veículos elétricos chineses.
Estados Unidos da América

Sánchez: Espanha "vê China como parceira da UE"

O primeiro-ministro espanhol assegurou que Madrid vai trabalhar para que as relações entre a UE e a China sejam "sólidas e equilibradas" e "pautadas pelo diálogo e pela reciprocidade".
Boa moeda, má moeda

O que podemos pagar mais caro com as tarifas

A UE divulgou a lista de 1700 produtos dos Estados Unidos que passarão a pagar 25% de taxa aduaneira se a guerra comercial avançar. Os consumidores devem suportar o essencial do novo imposto.
A História do Dia

Trump arrependeu-se ou foi obrigado a recuar?

O presidente dos EUA suspendeu a guerra das tarifas por 90 dias, com excepção em relação à China. Uma decisão estratégica ou receio de caos económico? Bruno Cardoso Reis, historiador, é o convidado.
Noticiário

4h. UE. Ministros das Finanças discutem tarifas

Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças português, vai estar presente. O encontro acontece já num clima de alívio, depois dos EUA terem suspendido temporariamente as tarifas recíprocas.
Noticiário

2h. Seis mortos em queda de helicóptero no Hudson

De acordo com a imprensa norte-americana, o helicóptero levava uma família de turistas espanhóis. Das seis vítimas mortais, três eram crianças.
Donald Trump

O banqueiro ou a China. Quem fez Trump recuar?

Secretário do Tesouro terá avisado Trump para enorme tensão nos mercados (uma tensão em que a China pode ter tido um dedo). Tarifas começaram a ser vistas com ceticismo por republicanos do Congresso.
Presidente Trump

Trump e as alfândegas: onde está a loucura?

Os críticos de Trump falam do perigo de uma ruptura do comércio mundial. Trump fala do perigo da desindustrialização e endividamento dos EUA. Onde está a loucura?
Presidente Trump

O fim da atual ordem económica internacional

Acabou-se o multilateralismo e entramos na era do bilateralismo e de conflito entre nações. Mas com uma grande restrição: a disciplina imposta pelo mercado e a reação dos principais apoiantes de Trump
Estados Unidos da América

Herdeiro da Hermès processado pelo Emir do Qatar

O caso volta a expôr o enigma da fortuna de Nicolas Puech, trineto do fundador da Hermès, que alega não saber o paradeiro das suas quase 6 milhões de ações -- 15 mil milhões de euros.
Donald Trump

Donaldmania: Trump no Reino da Fezada

Ler a realidade com um sentimento de “orgulhosamente sós” é ceder ao perigoso conforto da ignorância, recuar no tempo e dar ainda mais oportunidade a países como a China.
Noticiário

23h. PAN propõe aumento do IMI de 3 para 5 anos

No debate entre o Bloco de Esquerda e o PAN, as líderes divergiram em matérias de habitação. Ainda, caiu um helicóptero no rio Hudson, em Nova Iorque. As 6 pessoas que iam a bordo morreram.
Estados Unidos da América

EUA cancelam programa com Técnico

No mesmo dia em que o programa foi cancelado, o Técnico foi questionado sobre ligações a organizações terroristas, cartéis ou tráfico de pessoas e droga. Instituição portuguesa recusou-se a responder.
Noticiário

22h. Helicóptero cai no rio Hudson, em Nova Iorque

Em declarações à ABC News, as autoridades norte-americanas afirmam que pelo menos cinco pessoas morreram. Ainda, Pedro Nuno Santos ataca as contas apresentadas pela IL no programa eleitoral.
Estados Unidos da América

Seis mortos em queda de helicóptero no rio Hudson

De acordo com a imprensa norte-americana, as 6 vítimas são um executivo espanhol da Siemens e a sua família, incluindo três crianças, que estavam de viagem em Nova Iorque e o piloto do helicóptero.
Estados Unidos da América

Afinal, as tarifas à China são de 145%

O aumento de 125% nos direitos aduaneiros, anunciado na quarta-feira por Donald Trump relativamente à China, vem juntar-se aos 20% já em vigor desde o início de março, no âmbito do combate ao tráfico.
Estados Unidos da América

Democratas suspeitam que Trump manipulou mercados

Depois de desencadear uma guerra comercial global e fazer os mercados caírem, Trump disse: "Agora é altura de comprar". A bolsa disparou.
Noticiário

21h. Tarifas. Trump não exclui prolongar suspensão

Donald Trump diz ainda estar confiante de que os Estados Unidos e a China vão chegar a acordo sobre as tarifas. Ainda, a Iniciativa Liberal e o Livre divulgaram hoje os seus programas eleitorais.
Noticiário

20h. Tarifas. Trump acredita em acordo com China

O presidente norte-americano esteve reunido com a restante administração e deu esse sinal, apesar de as tarifas contra Pequim já estarem no patamar dos 145%. Ainda, a atualidade política nacional.
Investimento

Pacote do Governo seria ativado mesmo sem tarifas

Nos próximos meses, empresas terão 10 mil milhões em novas linhas de crédito e seguros de exportação com garantia pública. Medidas estavam previstas, mas foram antecipadas pelas tarifas dos EUA.
Estados Unidos da América

Asas de 2 aviões chocam em aeroporto de Washington

A informação do choque das asas de dois aviões foi confirmada pela American Airlines. Não há registo de feridos.
Fact Check

Os Simpsons previram que Trump vai morrer em 2025?

Uma vez mais, rumores alegam que Os Simpsons fizeram uma previsão importante: que Donald Trump irá morrer a 12 de abril de 2025. Será verdade?
E o vencedor é...

Descredibilização de Montenegro valoriza PNS?

Pedro Nuno responsável pela fragilização do PS: mais moderado mas sem se afirmar como alternativa a Montenegro. Mortágua tem de ser mais combativa como Ventura - os mornos são maus para a democracia?
China

J-36, o caça chinês que ameaça aeronáutica dos EUA

Novo vídeo mostrou o jato que pode levar a China a ultrapassar os EUA na corrida para a construção de um caça de sexta geração. Com três motores e sem cauda, pode não ser detetável por radar.
Estados Unidos da América

Marcelo: "Medidas favorecem o Governo"

Marcelo considera que resposta de Portugal às tarifas de Trum foi prudente e cuidadosa". E assume que favorecem o Governo e quem tem o poder, como todas as situações radicais.
Resposta Pronta

Tarifas. "É importante ter empresas mais sólidas"

Luís Miguel Ribeiro, Presidente da AEP, acredita que medidas do governo em resposta a tarifas dos EUA serão úteis às empresas e necessárias para uma economia mais sólida.
Estados Unidos da América

UGT preocupada por exigência dos EUA

A UGT recordou que a Constituição portuguesa e os Tratados da UE "garantem a igualdade e o direito à não discriminação com base no sexo, raça, religião, deficiência, idade ou orientação sexual".
Noticiário

17h. Marcelo elogia medidas do programa Regressar

Marcelo Rebelo de Sousa fala num ação prudente e cuidadosa do Governo para lidar com a imprevisibilidade de Trump. Ainda, tarifas aduaneiras impostas pelos Estados Unidos à China totalizam 145%.
Mercado

Construtores de automóveis respondem assim a Trump

A guerra tarifária lançada por Trump levou algumas marcas a reposicionarem-se no campo de batalha em que se converteu o mercado norte-americano. Falhas de stock, despedimentos e não só, no horizonte.
Estados Unidos da América

"Não devem ser os EUA a definir regras"

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal defende que a "Europa tem, na sua história, civilizações milenares. E, por isso, não faz sentido que se alinhe sempre" com os EUA.
Comentário

"Marca uma viragem na política do governo"

Ana Sanlez, editora adjunta de economia do Observador, diz que a medida do governo marca uma "viragem", mas esclarece que o apoio dado não vem do Estado, mas sim de fundos. 
Estados Unidos da América

Irão ameaça expulsar inspetores da AEIA

O conselheiro do líder supremo admitiu ainda que "a transferência de materiais enriquecidos para locais seguros e não revelados no Irão" também poderá fazer parte da resposta aos EUA.
Estados Unidos da América

Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA aumentam

Na semana passada, o executivo anunciou que os empregadores do país criaram um número elevado de postos de trabalho, com mais 228.000 empregos em março, apesar da subida de 4,2% na taxa de desemprego.
Governo

Montenegro: "É momento de ter adultos na sala"

Montenegro lembrou crise de Sócrates e disse que Governo está "preparado" para responder quando "crescimento e segurança" estão em causa. Meta de 2% do PIB em Defesa é antecipada.
Estados Unidos da América

Macau. Guerra comercial pode impactar turismo

A diretora da DST disse que "ainda não" teme uma redução do número de turistas, mas admitiu que "a situação pode mudar", e admite que a prioridade vai continuar a ser "captar turistas internacionais".
Noticiário

14h. Governo anuncia pacote de apoio às empresas

É a reação do Governo, depois da reunião de Conselho de Ministros. E ainda, Ordem dos Médicos vai pedir uma reunião com caráter de urgência à ministra da Saúde.
Estados Unidos da América

Macau. Previsão de crescimento revista em baixa

O coordenador do projeto, Kwan Fung, disse que a revisão em baixa se deve ao declínio no consumo dos visitantes e às "tarifas americanas sobre o mundo", algo que "tem impacto indireto na economia".
Noticiário

12h. UE suspende contramedidas para os EUA

É uma posição assumida pela presidente da Comissão Europeia através da rede social X. E ainda, Luís Montenegro critica as propostas do PS e do BE para a habitação.
União Europeia

UE. Ministros analisam impacto de tarifas de Trump

O abrandamento económico na área da moeda única e na União já era esperado por conta do crescimento das tensões no conflito ucraniano, mas a ameaça de uma guerra tarifária piora a situação.
Estados Unidos da América

China diz que vai promover abertura de alto nível

A China condenou veementemente as "tarifas intimidatórias" dos Estados Unidos. Insistiu que não quer uma guerra comercial, mas que "não tem medo de a enfrentar se necessário".
Timor-Leste

Timor-Leste. Taxas não têm impacto na economia

"Se o dólar sobe, estamos contentes, se o dólar desce, é que temos de apertar o cinto", explicou Xanana Gusmão que resume o impacto das tarifas às variações cambiais da moeda oficial do país.
Ursula von der Leyen

Von der Leyen saúda pausa nas tarifas de Trump

Presidente da Comissão Europeia acredita que "as tarifas são impostos que só prejudicam as empresas e os consumidores" e afirma que Bruxelas continuará "empenhada em negociações construtivas".
Noticiário

8h. Comissão Europeia elogia decisão de Trump

Ursula Von Der Leyen - diz que é um "passo importante" para estabilizar o mercado global. Ainda neste jornal, Eduardo Ferro Rodrigues admite um novo Bloco Central.
China

China. Taxas de 84% aos produtos dos EUA em vigor

Pequim tomou esta medida em resposta à taxa adicional de 50% anunciada na terça-feira, que elevou para 104% o total de taxas cobradas sobre produtos chineses. Trump voltou a subir as taxas para 125%.
Noticiário

6h. Tarifas EUA. Bolsa de Tóquio abre em alta

Depois de Donald Trump ter suspendido as tarifas recíprocas durante 90 dias, várias bolsas estão a recuperar a queda dos últimos dias. A bolsa de Tóquio é uma delas, abriu a ganhar mais de 8%.
Noticiário

4h. Governo debate resposta a tarifas dos EUA

Depois das reuniões que o Ministério da Economia teve com associações empresariais, que representam diferentes setores da economia portuguesa, o Conselho de Ministros vai hoje discutir este tema.
Noticiário

3h. Suspensão de taxas faz bolsas dos EUA disparar

Esta subida contrasta com as descidas que têm acontecido na bolsa norte-americana nos últimos dias, devido à aplicação das tarifas impostas pela Casa Branca que foram suspensas durante 90 dias.
Guerra na Ucrânia

Zelensky: há 155 chineses a lutar pela Rússia

Zelensky acredita que existam "muitos, muitos mais" chineses ao lado das tropas russas. O Presidente ucraniano descreveu que um dos esquemas de recrutamento envolve as redes sociais.
Presidente Trump

O dia socialista de Trump

A decisão de Trump de colocar tarifas comerciais a todas as principais economias do mundo faz recordar aqueles que queriam construir o “socialismo num só país.”
Presidente Trump

A Administração Trump, entre o melhor e o pior

A Alemanha nazi fez isto, a Rússia fez e faz isso, e a retórica (por enquanto não passa disso) da Administração Trump sobre a Gronelândia, o Canadá, os recursos da Ucrânia, é estranhamente parecida.
Estados Unidos da América

Os Pais Fundadores Avisaram-nos Sobre Trump

Os Pais Fundadores tinham razão sobre o perigo do populismo e da divisão. Os Estados Unidos da América foram criados para serem uma democracia vibrante, não um palco para autocratas disfarçados
Noticiário

00h. Benfica vence Tirsense por 5-0

No final da partida, Bruno Lage disse que foi um jogo muito sério em que toda a equipa correspondeu. Ainda, o PCP pede estabilidade para a habitação e defende a intervenção da banca.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.