964kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Estreia da Semana

Cinema

Terror no lar da terceira idade

John Lithgow e Geoffrey Rush fazem todas as despesas da tensão e do medo em "A Regra de Jenny Pen", de Jonathan Ashcroft, passado num lar de idosos neozelandês. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Uma história baça no novo mundo do trabalho

Em "On Falling", Laura Carreira filma o dia-a-dia monótono e maquinal de uma portuguesa que trabalha num grande armazém de vendas "online" na Escócia. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

A Disney delapida o património em "Branca de Neve"

"Branca de Neve", o "remake" com atores e efeitos digitais do clássico de animação de Walt Disney, é uma catástrofe — e é também revisionista. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Cinema

Steven Soderbergh e o casal de espiões perfeito

Em "Black Bag", realizado por Steven Soderbergh, Michael Fassbender e Cate Blanchett interpretam espiões ingleses que têm um casamento modelar. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Nem dois Robert Pattinson salvam "Mickey 17"

Após "Parasitas", o sul-coreano assina "Mickey 17", um filme de ficção científica com Robert Pattinson num duplo papel, que começa bem e depois descarrila. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Sorrentino com a beleza de Celeste Dalla Porta

Após "A Mão de Deus", Paolo Sorrentino volta a filmar a sua Nápoles natal em "Parthenope", entregando o papel do título à belíssima Celeste Dalla Porta. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

“Flow”: a deslumbrante aventura de um gato

No filme de animação do letão Gints Zilbalodis, um gato e outros quatro animais viajam de barco por um mundo sem humanos e afetado por cheias súbitas. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Bridget, o namorado e uma corda esticada ao limite

Em "Bridget Jones: Louca por Ele", a protagonista está viúva, tem dois filhos, apaixona-se por um rapaz 20 anos mais jovem e tudo é previsível. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

A casa (muito bem) assombrada de Steven Soderbergh

Em "A Presença". Steven Soderbergh filma uma família com problemas que se muda para uma casa onde há um fantasma, e subverte este cliché do cinema de terror. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Nós com Bob Dylan, do anonimato à heresia

Timothée Chalamet é Bob Dylan em "A Complete Unknown", de James Mangold, que vai de 1961 a 1965, quando Dylan saltou dos cafés de Greenwich Village para a fama. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

“O Brutalista”: inchado de auto-importância

Em "O Brutalista", Brady Corbet conta a história de um arquiteto húngaro, interpretado por Adrien Brody, que tenta refazer a vida nos EUA pós-II Guerra Mundial. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Ainda Estou Aqui": devoção de mãe e viés político

Em "Ainda Estou Aqui", Walter Salles recria a prisão e o desaparecimento do ex-deputado brasileiro Rubens Paiva em 1971, e o seu impacto sobre a mulher e filhos. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Maria Callas e o mau "karaoke" de Angelina Jolie

"Maria", do chileno Pablo Larraín, com Angelina Jolie no papel de Maria Callas, é um enorme e afetado equívoco biográfico, cinematográfico e musical. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Cinema

Robôs, andróides, acção e um mistério em Marte

"Mars Express", do francês Jérémie Périn, é uma animação de ficção científica passada em Marte, no século XXIII, onde humanos, andróides e robôs coexistem. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"Nosferatu": um vampiro como mandam as lendas

Em "Nosferatu", nova versão da fita muda de Murnau, Robert Eggers inova na figura do vampiro, na caracterização da personagem feminina e na relação entre eles. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"Babygirl": tão erótico como um duche frio

Em "Babygirl", da holandesa Halina Reijn, Nicole Kidman interpreta uma empresária secretamente submissa e sadomasoquista que se envolve com um jovem estagiário. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Cinema

“Tudo o que Imaginamos como Luz”: débil drama real

A primeira longa-metragem de ficcão de Payal Kapadia acompanha, em Mumbai, um trio de mulheres a braços com problemas de consciência, sentimentais e materiais. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

“O Meu Bolo Favorito”: sozinha num Irão repressivo

Em "O Meu Bolo Favorito", os iranianos Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha filmam a solidão de uma viúva septuagenária em Teerão, face à intolerância do regime. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Almodóvar e um melodrama requintado mas demagógico

Julianne Moore e Tilda Swinton interpretam, em "O Quarto ao Lado", de Pedro Almodóvar, duas amigas. Uma dela tem cancro e quer suicidar-se com a ajuda da outra. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

O Feiticeiro de Oz tornou-se no Feiticeiro woke

"Wicked", o livro revisionista de "O Feiticeiro de Oz" de 1995, originou o musical homónimo da Broadway em 2003, que gerou agora o filme em duas partes. Eurico de Barros dá uma estrela à primeira.
Cinema

“Vaiana 2”: a Disney aguenta-se à tona

Oito anos após a longa-metragem animada original, os Estúdios Walt Disney procuram contrariar os insucessos dos últimos anos com uma continuação, "Vaiana 2". Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"Herege": Hugh Grant cordialmente monstruoso

Em "Herege", o terror nasce de um inofensivo debate sobre história das religiões e Hugh Grant interpreta um monstro de intelecto sólido e modos afáveis. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

O pouco feliz regresso de Ridley Scott a Roma

"Gladiador II" parece menos uma continuação do que um decalque do filme original, passado 20 anos mais tarde. E Russell Crowe faz mesmo muita falta. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Conclave": intrigas, política e um Papa absurdo

O filme de Edward Berger decorre durante a eleição de um novo Papa. Tem um enredo cheio de facilidades e clichés, um forte viés político e um final delirante. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Cinema

"Anora": sexo, comédia e amargura em Brooklyn

"Anora" é o filme mais coerente, homogéneo e conseguido de Sean Baker até agora, levado a reboque do princípio ao fim pela espalha-brasas Mikey Madison. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

A sexta mulher de Henrique VIII merecia melhor

O brasileiro Karim Aïnouz filmou em Inglaterra "O Jogo da Rainha", com base num romance sobre Catherine Parr, a sexta e última mulher de Henrique VIII. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Megalopolis": Coppola tão arrojado como pomposo

Francis Ford Coppola centra "Megalopolis" numa Nova Iorque alternativa e retro-futurista, Nova Roma, e confronta arte e visionarismo com política e pragmatismo. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Pregar aos convertidos sem cativar os descrentes

‘The Apprentice: A História de Trump’, de Ali Abbasi, não traz nada de novo ao que já se sabe sobre Donald Trump e consta na Wikipedia e em vários documentários. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Joker: Loucura a Dois": musicais e psicopatas

Em "Joker: Loucura a Dois", com Joaquin Phoenix e Lady Gaga, o realizador Todd Phillips roda um musical mutante com uma história de amor no meio. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

Super-Homem no cinema, herói no mundo real

O documentário "Super/Homem: A História de Christopher Reeve" mostra a vida do intérprete de Super-Homem após o acidente que o deixou tetraplégico em 1995. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

Um hábil "pastiche" que acaba a rodar no vazio

Em "Grand Tour", Miguel Gomes junta uma ficção passada na Ásia de 1917 e imagens documentais feitas hoje, nos países por onde passam os protagonistas. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Reality": um filme fiel, mas irrelevante

A dramaturga Tina Satter adapta, em "Reality", a peça sobre a detenção, em 2017, da tradutora Reality Winner, acusada de divulgar um documento secreto. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Beetlejuice Beetlejuice": deste mundo e do outro

Mais de 30 anos depois de "Os Fantasmas Divertem-se", Tim Burton revisita o nosso defunto repugnante, chaga, vigarista e favorito em "Beetlejuice Beetlejuice". Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

‘O Monge e a Espingarda’: era uma vez… no Butão

Depois de 'Um Iaque na Sala de Aula', o butanês Pawo Choyning Dorji traz-nos agora 'O Monge e a Espingarda', passado numa altura recente de mudança do seu país. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

Cai a noite sobre Berlim e o crime não descansa

Assinado por Thomas Arslan, 'Terra Queimada', segundo título de uma trilogia sobre Trojan, um ladrão profissional, é um policial parcimonioso e sombrio. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas.
Cinema

'Alien: Romulus': cansados de gritos no espaço

'Alien: Romulus', de Fede Álvarez, retoma as formas, o espírito e o medo do original de Ridley Scott e da continuação de James Cameron, mas sem o mesmo impacto. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Borderlands": sucata vinda do cosmos

Realizado por Eli Roth, "Borderlands" adapta o jogo de vídeo do mesmo título e tem Cate Blanchett no papel de uma implacável caçadora de prémios intergalática. Eurico de Barros dá-lhe uma estrela.
Cinema

"A Sereia da Noite": bruxas, traumas e Eslováquia

Vencedor do Méliès de Prata de Melhor Longa-Metragem Fantástica Europeia, "A Sereia da Noite", da checa Tereza Nvotová, move-se na fronteira com o sobrenatural. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas.
Cinema

"Deadpool & Wolverine": super-heróis desirmanados

Interpretado por Ryan Reynolds e Hugh Jackman, "Deadpool & Wolverine", de Shawn Levy, junta o anti-(super) herói desbocado e o mais carismático dos X-Men. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.
Cinema

"Memória": anti-melodrama longe de ser memorável

O talento de Jessica Chastain e Peter Sarsgaard, os intérpretes de "Memória", de Michel Franco, não está em causa, mas este filme bisonho e forçado não convence. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.