971kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Bielorrússia

Bielorrússia

Lukashenko toma posse pela sétima vez

Durante a cerimónia. assistida por milhares de apoiantes, o Presidente adjetivou os seus críticos como "fantoches". No estrangeiro, milhares de pessoas manifestam-se contra Lukashenko.
Guerra na Ucrânia

Costa pede apoio da UE à democracia bielorrussa

"Temos de continuar a apoiar as forças democráticas na Bielorrússia", escreveu Costa nas redes sociais, que rotulou o regime de Lukashenko como "uma ameaça à paz na Ucrânia e à segurança na Europa".
Noticiário

6h. UE põe em causa eleições na Bielorrússia

A chefe da diplomacia da União Europeia, Kaja Kallas, emitiu uma declaração conjunta que determina que estas eleições não foram justas nem livres. O documento não foi assinado por Viktor Orbán.
Noticiário

5h. Mark Rutte visita hoje Lisboa

Secretário-geral da NATO tem encontro marcado com Marcelo Rebelo de Sousa, Luís Montenegro, Paulo Rangel e Nuno Melo.
Noticiário

4h. IPMA agrava avisos com aproximar de depressão 

Até às 6 da tarde deste domingo, foram registadas quase 300 ocorrências. As regiões do Alto Minho, Aveiro e a Área Metropolitana do Porto estão a ser particularmente afetadas.
Noticiário

3h. Presidente colombiano critica Trump 

Num texto publicado nas redes sociais, o presidente colombiano afirma que não aperta a mão a "esclavagistas brancos".
Bielorrússia

Lukashenko silenciou críticos e consolida poder

À sétima vez que se candidata às presidenciais bielorrussas, Lukashenko obtém melhor resultado de sempre (86,8%). UE tenta apoiar oposição e garante que eleições "não foram livres, nem justas".
Bielorrússia

Lukashenko com o maior resultado de sempre: 86,8%

No poder desde os anos 90, Lukashenko volta a vencer as eleições marcadas por acusações de fraude na Bielorrússia com 86,8%, obtendo o melhor resultado de sempre. Segundo lugar não foi além dos 3,2%.
Bielorrússia

Lukashenko. Bielorrússia é uma "democracia brutal"

O Presidente bielorrusso, aliado de Moscovo, defendeu, após votar nas eleições presidenciais a que concorre a um sétimo mandato, que a Bielorrússia é uma "democracia brutal".
Noticiário

11h. Gaza. Israel elogia sugestão de Trump

O plano da deportação em massa do povo palestiniano para o Egito e para a Jordânia foi apresentado por Trump com o objetivo de "limpar" a zona de guerra no enclave. Ainda olhamos para o desporto.
Noticiário

10h. Trump quer "limpar" a Faixa de Gaza

O líder norte-americano explicou que já apresentou o plano, através de um telefonema, ao Rei Abdullah Segundo, da Jordânia. Ainda, PSP deteve 145 suspeitos de tráfico e posse de droga em 2024.
Noticiário

9h. Saúde. Seis urgências fechadas hoje

Os serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia do Garcia de Orta, além do hospitais do Barreiro, Setúbal e Leiria, já estavam encerrados ontem. Ainda, estão abertas as urnas na Bielorrússia.
Noticiário

8h. BE. Começam amanhã as jornadas parlamentares

As jornadas parlamentares do Bloco de Esquerda vão decorrer em Coimbra e têm como tema principal a habitação. Ainda, FC do Porto recebe o Santa Clara hoje no Estádio do Dragão.
Noticiário

7h. Eduardo Cabrita critica palavras de Pedro Nuno

O ex-ministro da Administração Interna avisa que o líder do Partido Socialista conhece mal estes temas. Ainda, realizam-se hoje as eleições presidenciais na Bielorrússia.
Noticiário

6h. Hermínia. Chuva e vento forte atingem Portugal

A tempestade Hermínia chegou a Portugal esta madrugada. IPMA coloca sob aviso amarelo e laranja vários distrito do norte e centro do país. A costa portuguesa fica sob aviso laranja e vermelho amanhã.
Bielorrússia

Kallas: Lukashenko é Presidente "sem legitimidade"

Chefe da diplomacia da UE não tem dúvidas de que eleições presidenciais bielorrussas deste domingo serão uma "farsa eleitoral". Metsola junta-se às críticas, acreditando que um dia "ditadura acabará".
Bielorrússia

Lukashenko vai a votos. E é quase certo que ganha

No cargo há mais de 30 anos, Lukashenko vai novamente a votos este domingo. Presidente deve voltar a vencer eleições marcadas por acusações de fraude — que são quase "ritual" para se manter no poder.
Guerra na Ucrânia

Bielorrússia recebe mísseis Oreshnik da Rússia

Chefe de Estado bielorrusso, um reconhecido aliado de Moscovo, acrescentou que, se a Rússia tiver intenção de "instalar mais" mísseis na Bielorrússia, o seu país também os aceitará.
Bielorrússia

Lukashenko concorre a sétimo mandato presidencial

Eleições na Bielorrússia estão agendadas para o próximo dia 26 de janeiro. A vitória de Lukashenko nas eleições presidenciais de 2020 não foram reconhecidas nem pela oposição, nem pelo Ocidente.
Guerra na Ucrânia

Ogivas nucleares. Lukashenko deixa ameaça

Presidente bielorrusso diz que inimigos "se pisarem a fronteira, a resposta será instantânea" — e até pode ser com recurso a armas nucleares. "Trouxe ogivas nucleares para cá e não apenas uma dúzia."
Guerra na Ucrânia

Putin admite instalação de mísseis na Bielorrússia

"Considero possível o posicionamento de armas como os Oreshnik no território da Bielorrússia", disse Putin, depois de assinar um acordo mútuo sobre garantias de segurança com o homólogo bielorrusso.
Guerra na Ucrânia

Aprovada regularização de bielorrussos perseguidos

O Parlamento recomendou medidas urgentes para regularizar bielorrussos em Portugal, vítimas de represálias do regime de Lukashenko, para garantir proteção e acesso a documentação legal.
Bielorrússia

Bielorrússia com uma Presidente? "Deus nos livre"

Ser Presidente é um "trabalho duro" e não é uma "posição cerimonial", diz o líder bielorrusso. Lukashenko não quer ver uma mulher a liderar, lançando uma farpa à líder da oposição no exílio.
Gabinete de Guerra

“Trump sem interesse na autonomia da Palestina” 

Francisco Pereira Coutinho acredita que Trump tem ideias claras do que pretende fazer na Europa. O especialista sublinha que Putin tem o objetivo de transformar a Ucrânia na Bielorrússia.
Noticiário

4h. Prisioneiros russos já estão na Bielorrússia

Esta troca de prisioneiros foi possível através da mediação da Arábia Saudita. Segundo o ministério da defesa russo, os prisioneiros estão na Bielorrússia a receber apoio médio e psicológico.
Guerra na Ucrânia

Drones russos a 200km de helicóptero de Lukashenko

Enquanto se dirigia para o sul do país, o helicóptero do Presidente da Bielorrússia esteve no ar ao mesmo tempo que drones russos, também no sul. Lukashenko afasta responsabilidade da Ucrânia.
Guerra na Ucrânia

Lituânia pede ao TPI mandado contra Lukashenko

Lituânia salientou que foi o primeiro país a alertar o Tribunal Penal Internacional para a "situação na Ucrânia" e exige agora que se investigue o Presidente da Bielorrússia.
Guerra na Ucrânia

Minsk usará armas nucleares em caso de ataque

Presidente da Bielorrússia garantiu que usará armas nucleares caso NATO ataque o país, principal aliado de Moscovo na guerra contra a Ucrânia. Lukashenko diz que significaria Terceira Guerra Mundial.
Guerra na Ucrânia

Hungria falha prazo para resposta a Bruxelas

Um dia após o prazo dado para resposta a uma missiva do executivo comunitário, a porta-voz da Comissão Europeia para os Assuntos Internos diz que ainda não tem nenhuma explicação da Hungria.
Noticiário

3h.EUA. Kamala já discursou na Convenção Democrata

Kamala Harris aproveitou para fazer um agradecimento a Joe Biden p'lo trabalho na liderança dos Estados Unidos da América. Ainda, Bielorrússia mobiliza tropas e aeronaves para fronteira ucraniana.
Noticiário

22h. Chega já prepara eleições  autárquicas

Chega vai tentar convencer antigos membros do PSD a juntarem-se ao partido nas eleições autárquicas do próximo ano. O objetivo é manter, pelo menos, os 19 veradores que elegeu em 2021.
Guerra na Ucrânia

Bielorrússia move tropas para fronteira ucraniana

Major-general Andrey Lukyanovich revelou que, além dos caças e militares de defesa área, as forças bielorrussas também mobilizaram mísseis antiaéreos e soldados do corpo técnico de rádio do país.
Bielorrússia

Lukashenko perdoa alemão condenado à pena de morte

No dia 20 de julho, Rico Krieger foi condenado à morte na Bielorússia por trabalhar para os serviços secretos ucranianos. O Presidente Lukashenko afirmou que tem "a última palavra" e perdoou o alemão.
Bielorrússia

"Lukashenko perdoe-me": alemão pede perdão na TV

Alemão condenado à pena de morte na Bielorrússia aparece na televisão estatal e suplica a Lukashenko perdão, acusando país natal de "não fazer nada". Berlim condena: "Intolerável humilhação".
Bielorrússia

Lukashenko celebra 30 anos no poder 

O Presidente russo, Vladimir Putin, felicitou este sábado o seu fiel aliado numa mensagem, na qual destacou o seu contributo para as relações amigáveis entre os dois países.
Guerra na Ucrânia

Prémios Nobel pedem libertação de presos políticos

Dezenas de laureados com o Prémio Nobel apelam numa carta aberta ao presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, para que liberte todos os presos políticos.
Gabinete de Guerra

Grupo euro-asiático liderado pela Rússia e China?

A Organização para a Cooperação de Xangai é forma de Putin mostrar que não está isolado. E novos rumores de paz no Médio Oriente. Netanyahu disposto a arriscar choque os seus ministros mais radicais?
Guerra na Ucrânia

Bielorrússia. Moscovo preocupado com fronteiras

No sábado, o chefe do Estado-Maior do exército bielorrusso, Pavel Muraveiko, disse que a situação na fronteira ucraniana era "bastante complicada". "E muda todos os dias, não para melhor", afirmou.
Guerra na Ucrânia

Novo pacote de sanções contra Bielorrússia

A União Europeia quer impedir que a Rússia contorne as medidas restritivas através de Minsk e por isso lançou um novo pacote de sanções contra a Bielorrússia.
Fact Check

Soldado ferido em combate agradece a Putin?

Tem sido partilhada uma publicação que indica que um soldado russo voltou da Guerra na Ucrânia e foi agradecer a Putin. Não se trata de um soldado russo, nem de alguém que tenha estado no conflito.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.