967kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Organização Mundial de Saúde

Afeganistão

Saída forçada de 60 mil afegãos do Paquistão

As fronteiras têm sentido uma grande dificuldade em "absorver" o elevado número de afegãos forçados a sair do Paquistão. A OMS alertou que mais de 10% dos afegãos podem ficar sem cuidados de saúde.
Organização Mundial de Saúde

"Acordo de princípio" sobre reação a pandemias

Um dos principais pontos de discórdia era o parágrafo que define a transferência de tecnologia para a produção de produtos de saúde ligados a pandemias.
Angola

OMS "profundamente preocupada" com surto de cólera

O responsável, Abdou Salam Gueye,r eferiu que o aumento da estação das chuvas faz com que Angola enfrente "o risco de transmissão" dos contágios, pelo que considera ser "necessária uma ação urgente".
Saúde

OMS. Serviços de saúde falham em 70% dos países

OMS revela que vários serviços sofrem interrupções na deteção e resposta a surtos, como de malária, VIH, tuberculose e infeções sexualmente transmissíveis,em pelo menos um terço dos 108 países.
Organização Mundial de Saúde

Risco de mortalidade materna estável desde 2000

Um relatório da OMS mostra que o risco de mortalidade materna diminuiu entre 2000 e 2023, exceto em nove países, entre os quais está Portugal, onde há 9 mortes maternas por cada 100 mil nascimentos.
Organização Mundial de Saúde

Marcelo alerta para mortes maternas e neonatais

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde, o Presidente da República sublinha a importância dos cuidados de saúde de qualidade das mães e dos bebés enquanto pilar fundamental das políticas públicas.
Noticiário

3h. Mortalidade materna não diminui em Portugal

Portugal é um dos nove países do mundo onde o risco de mortalidade materna não diminuiu. O risco de mortalidade materna manteve-se entre 2000 e 2023.
Organização Mundial de Saúde

Cortes na ajuda ameaçam mortalidade materna

O relatório Tendências na Mortalidade Materna, da OMS, mostra que as mortes maternas diminuíram 40% a nível global entre 2000 e 2023, mas ONU alerta para cortes no financiamento da ajuda humanitária.
Myanmar

"Crise em cima de crise". Myanmar após o sismo

Mais de 80% dos hospitais, 21.800 prédios habitacionais e 1.040 escolas danificados ou destruídos. Bloqueios à ajuda humanitária. E o medo dos surtos. Após o sismo, a antiga Birmânia vive dupla crise.
Reportagem Observador

Myanmar: 15 milhões de pessoas afetadas pelo sismo

Antes do sismo, o Myanmar já era o quinto país do mundo em maior risco de crise humanitária. A situação agravou-se e as ONGs no terreno estão a ter dificuldade em chegar a todos os que precisam.
Organização Mundial de Saúde

Doenças fúngicas: necessários mais medicamentos

O alerta consta de dois relatórios da OMS que concluem que os "médicos ainda enfrentam desafios significativos". A doença invasiva inclui, entre outras, a meningoencefalite e a criptococose pulmonar.
Noticiário

21h. FCP vence por 2-1 ao Estoril Praia

Com este resultado o FCP é agora o 3º classificado com 56 pontos. Ainda, a Organização Mundial da Saúde classifica o sismo em Myanmar como emergência máxima.
Doenças

África registou 111.291 casos de mpox desde 2024

O mpox é uma doença infecciosa que pode provocar uma erupção cutânea dolorosa, gânglios linfáticos inchados e febre. A OMS anunciou o estado de alerta sanitário internacional em agosto de 2024.
Organização Mundial de Saúde

OMS define 25 políticas com efeitos positivos

Um estudo da OMS Europa defende que a implementação de 25 políticas de saúde, como o aumento dos impostos sobre tabaco e álcool, pode ter efeitos positivos em cinco anos.
Organização Mundial de Saúde

Poluição atmosférica. 47 milhões exigem medidas 

Organizada pela OMS e pela Colômbia, a conferência de Cartagena vai reunir líderes políticos, organizações e agências da ONUcom o objetivo de definir uma "agenda global de ar limpo".
Noticiário

00h. Benfica perde por 0-1 frente ao Barcelona  

Apesar da derrota, Bruno Lage mantém ambição de vencer jogo da segunda mãos que se realiza na próxima terça feira. Ainda, Cimeira extraordinária do conselho europeu esta quinta feira, em Bruxelas.
Estados Unidos da América

Corte no combate à tuberculose põe vidas em risco

A agência afirma que o corte da ajuda da USAID terá grande impacto nos países de baixo e médio rendimento que dependem fortemente da ajuda internacional, da qual os EUA têm sido o maior doador.
Varíola dos macacos

Varíola dos macacos. OMS mantém nível mais alto 

A OMS acatou com as recomendações dos peritos em manter o nível alto de alerta devido ao aumento contínuo no número de casos e à falta de financiamento para implementar o plano de resposta.
Comissão de Inquérito

"Não se gere uma pandemia sem os cidadãos"

Graça Freitas reconhece que não se resolve uma pandemia sem os cidadãos, mas tudo correu bem. A ex-diretora-geral da Saúde diz que falta rumo estratégico e investimento estrutural no SNS.
Organização Mundial de Saúde

Quase 76 mil crianças morrem anualmente na Europa

O relatório da Organização Mundial da Saúde destaca a saúde mental como "prioridade urgente", a demência como principal causa de incapacidade e o retrocesso da saúde infantil e as doenças crónicas.
Guerra na Ucrânia

Ucrânia. Mais de 2.200 ataques a unidades de saúde

"Não se trata apenas de edifícios, mas de vidas perturbadas, de cuidados de saúde que não podem ser prestados", disse o representante da OMS na Ucrânia, Jarno Habicht.
Angola

Como a cólera começou no Paraíso e se alastrou

Angola vive de cólera que já matou 150 pessoas. Francisca Lopes ficou sem pai, mãe e irmão, no bairro onde sempre viveu, o Paraíso. Foi ali que tudo começou. Lisboa está disponível para enviar ajuda.
Organização Mundial de Saúde

Acordo sobre pandemias "é agora ou nunca"

"A próxima pandemia não é uma questão de se, mas de quando. Há lembretes à nossa volta: Ébola, Marburgo, sarampo, varíola, gripe e a ameaça da próxima doença X", avisou o diretor-geral da OMS.
Noticiário

8h. Transplantes cardíacos: Portugal bate recorde

O coordenador nacional da transplantação fala de um feito histórico na medicina portuguesa. Em 2024, foram recolhidos 60 corações em Portugal.
Vacinas

Gripe. Portugal abaixo da meta da OMS de vacinação

Quase três em cada quatro pessoas (73,6%) com 65 ou mais anos vacinaram-se contra a gripe este ano, um valor abaixo da meta de 75% proposta pela Organização Mundial da Saúde.
Organização Mundial de Saúde

OMS lança programa para tratar crianças com cancro

"Os países que participam na fase-piloto receberão gratuitamente um fluxo ininterrupto de medicamentos de qualidade garantida para o cancro infantil", explicou a OMS.
Ideias Feitas

Organização Mundial de Saúde? "Afuera!"

Alberto Gonçalves comenta a saída da Argentina (e dos EUA) da OMS
Argentina

Milei acusa OMS de crimes contra a humanidade

O Presidente da Argentina, Javier Milei, acusou a OMS de ser "o braço executor daquela que foi a maior experiência de controlo social da história", referindo-se à quarentena do Covid-19.
Noticiário

17h. Arruda indica nomes para gabinete parlamentar

Miguel Arruda vai manter-se sentado junto à bancada de André Ventura. Decisão tomada pela conferência de líderes. Ainda, Tiago Mayan Gonçalves está oficialmente fora da Iniciativa Liberal.
Organização Mundial de Saúde

A OMS vale a pena?

Trump entrou na Casa Branca e os EUA saíram da OMS. É verdade que os americanos têm razões de queixa. Mas a solução não é bater com a porta.
Noticiário

12h. Lei dos Solos. Governo negoceia com PS 

O Partido Socialista está disponível para viabilizar a proposta do Governo, mas não sem fazer alterações. Ainda, João Galamba responde ao Parlamento sobre ANA, ao fim de cinco meses.
Organização Mundial de Saúde

Saída de EUA coloca OMS em "situação mais grave"

Saída dos EUA da Organização Mundial de Saúde não é imediata, mas diretor-geral está a preparar-se para cortes financeiros, impondo já medidas. Viagens e contratações serão muito limitadas.
Comissão de Inquérito

“Novo diretor do SNS é boa escolha”

Luís Filipe Pereira considera fulcral a existência de uma direção executiva do SNS. O antigo ministro da Saúde diz que as declarações de Ana Paula Martins fazem parte de uma luta política.
Estados Unidos da América

Guterres espera que Trump reconsidere saída da OMS

António Guterres lamenta a decisão de Donald Trump de retirar os EUA da OMS. O secretário-geral das Nações Unidas espera que o Presidente norte-americano reconsidere a decisão.
Organização Mundial de Saúde

China defende reforço do papel da OMS

"A China vai aprofundar a cooperação internacional, melhorar a governação global da saúde e promover a construção de uma comunidade global de saúde para todos", acrescentou Guo Jiakun.
Presidente Trump

Trump assina ordem executiva para tirar EUA da OMS

"A OMS defraudou-nos", acusou o recém-empossado Presidente, ao assinar o decreto. Trump pretende "identificar parceiros norte-americanos e internacionais de confiança" capazes de substituir a OMS.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Gandra D`Almeida é o "faz tudo" dentro do INEM?

Gandra D`Almeida confundiu-se e fez tudo e mais alguma coisa dentro do SNS. "Olho por olho, dente por dente" é a melhor técnica de Mondlane para acabar com a violência... ou piorar?
Gripe

Seis respostas sobre os alertas da gripe das aves

OMS está preocupada com a mutação genética do vírus e com a transmissão entre humanos. Em Portugal, não há novos focos desde o surto numa exploração em Sintra que acabou com todas as aves abatidas.
Noticiário

21h. "Centeno deve continuar no Banco de Portugal"

O ex-administrador do BES sublinha a experiência e o respeito que Centeno foi construindo com os cargos que ocupou. Ainda, Gouveia e Melo demarca-se da associação que apoia a sua eventual candidatura.
Organização Mundial de Saúde

OMS preocupada com vírus da gripe aviária

Foram reportadas 81 infeções de gripe das aves em humanos no ano de 2024: o maior número desde 2015. OMS alerta que, desde o primeiro caso humano reportado, "matou quase metade daqueles que afeta".
Mundo

OMS pede 1,5 mil milhões para ajuda humanitária

A OMS respondeu, em 2024, a 51 emergências em dezenas de países, sendo 300 milhões precisam de ajuda humanitária urgente, números que arriscam "criar uma crise de saúde global sem precedentes".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.