974kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Saúde

Água

Faltou a água durante (e após) o apagão. Porquê?

Portugal acordou novamente com luz, mas há zonas do país que ainda não têm água. Abastecimento de água teve interrupções durante (e após) o apagão porque é "altamente dependente da energia elétrica".
Eletricidade

INEM. Meios incontactáveis, socorro por prestar

No atropelamento de um bebé, o INEM não conseguiu acionar os meios de emergência destinados aos casos mais graves. O SIRESP voltou a falhar. "Isto não pode acontecer", dizem técnicos.
Noticiário

18h.AR debate amanhã resposta do Governo ao apagão

Esta é a decisão que saiu da conferência de lideres parlamentares. Ainda, ministra da Saúde diz que nenhum caso ficou sem socorro ao longo de segunda feira.
Porque Sim Não é Resposta

Como reagir a um apagão geral?

Ninguém espera por um apagão geral em que o país fica completamente às escuras, a questão é "O que devemos fazer?", "Como reagir?". O mais importante será manter a calma e a racionalidade. 
Resposta Pronta

Apagão. Hospitais priorizaram áreas críticas

Xavier Barreto, Presidente da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, afirma que os doentes que ainda não foram atendidos vão ser tratados com a maior brevidade possível.
Resposta Pronta

"Mais de 400 chamadas do INEM ficaram perdidas"

O Presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar diz que a principal consequência foram as falhas de comunicação. Rui Lázaro relata que vários meios do INEM ficaram incontactáveis.
Homens de uma Certa Idade

Elas Exigem Saber: têm medo do escuro?

Maria João Simões pergunta e os três "pré-idosos" respondem: como sentiram o apagão que deixou Portugal a jantar à luz das velas? Histórias de terror e os beijinhos que ficaram por dar... à vizinha.
Noticiário

9h. Mais de 400 chamadas não atendidas pelo INEM

A instabilidade da rede móvel durante o dia de ontem afetou o INEM, os trabalhadores relatam que vários meios ficaram incontactáveis. Ainda, depois de vários dias de sol, a chuva está de regresso.
E o vencedor é...

Portugal tem medo do escuro?

Os portugueses são uns "mimados e mal habituados" a uma sociedade com tudo a toda a hora, mas é certo: faltaram mais pilhas do que "especialistas" em energia. Quem ganhará o jogo do 'passa-culpas'?
Aprender a Comer

Bowls: porque é que o cérebro adora comer assim?

Comer em bowls é mais do que uma moda – é uma estratégia inteligente para comer com mais prazer, saciedade e até mais saúde. Saiba as melhores estratégias para montar uma bowl.
País

O longo dia em que um apagão paralisou o país 

A luz foi abaixo às 11h30 da manhã. Depois, os semáforos. E as comunicações. E os multibancos. Primeiro-ministro só falou depois de almoço. Neste dia, a única coisa que circulou foi a desinformação.
Economia

Apagão. Não aprendemos nada com a pandemia?

Há cerca de um mês, a Comissão Europeia sugeriu que tivéssemos um kit de emergência em casa. Mas, claro a corrida às pilhas só começou hoje. E quando vamos voltar a açambarcar papel higiénico?
Legislativas 2025

Idosos. Mortágua quer serviço nacional de cuidados

A propósito dos cuidados necessários para os mais velhos, Mortágua explicou que o serviço nacional de cuidados "é a garantia de uma vida independente com qualidade de vida até ao fim".
Somos Todos Malucos

O meu medo de morrer — Intermédios

Neste primeiro episódio de Somos Todos Malucos- Intermédios- revisitamos os episódios sobre a morte e porque é que eu tenho medo de morrer.
Noticiário

1h. Saúde. Comissões de utentes criticam Governo

As comissões de utentes dos dois concelhos falam em situações graves. Acusam o governo de entregar o direito à saúde aos privados e dizem que os problemas na saúde são escolhas políticas.
Arterial

Obesidade: a doença que adoece o coração

Com cerca de 30% dos adultos obesos e 70% com excesso de peso, os números são alarmantes e colocam o nosso país entre os mais afetados na Europa. A obesidade é um grave fator de risco cardiovascular.
Noticiário

21h. SNS. Oposição critica Montenegro

André Ventura, Mariana Mortágua, Paulo Raimundo e Rui Tavares deixam críticas à gestão da AD no setor. Ainda, Benfica goleia AFS por 6-0.
Legislativas 2025

Mortágua critica declarações de PM sobre SNS

Coordenadora do BE criticou declarações sobre a área da Saúde de Luís Montenegro, que acusou de olhar o país de cima.
Noticiário

19h. SNS. Montenegro admite constrangimentos

Apesar dos constrangimentos, o primeiro-ministro garante que o SNS está melhor do que no ano passado. Ainda, PM do Canadá "chocado" com atropelamento em massa
Serviço Nacional de Saúde

Faltam 600 anestesistas. Sul do Tejo mais afetado

Atividade dos anestesistas tem aumentado e défice de médicos agrava-se no SNS, com relatos de adiamento de cirurgias. Salários, inflexibilidade horária e trabalho à tarefa contribuem para o problema.
Legislativas 2025

Ventura acusa PM de ignorar situação nas urgências

 Líder do Chega critica Montenegro a propósito de declarações sobre a saúde em dia que estão fechados vários serviços de urgência. "Não sei se Luís Montenegro vive neste país real", diz.
Almada

Enfermeiros: fecho de urgências é incompreensível

Enfermeiros dizem que é "incompreensível" o encerramento das urgências de Obstetrícia e Ginecologia do Garcia de Orta: "Manter uma equipa qualificada disponível numa unidade fechada é um desperdício".
Noticiário

16h. Utentes: Governo entrega SNS aos privados

O fim de semana fica marcado pelo encerramento de vários serviços de urgência. Ainda neste jornal, o requerimento do PS sobre o RASI e a afluência de milhares de fiéis para visitar o túmulo do Papa.
Noticiário

11h. Saúde. Montenegro contraria Pedro Nuno

Luís Montenegro retribui as acusações de Pedro Nuno Santos sobre a falta de responsabilização no que toca ao SNS. O primeiro-ministro diz que o PS exige "o que não foi capaz de cumprir".
Noticiário

10h. Sete urgências hospitalares encerradas hoje

Tratam-se de cinco urgências de Ginecologia/Obstetrícia e duas de Pediatria que estão hoje encerradas. A região de Lisboa e Vale do Tejo é a mais afetada pelos constrangimentos.
Serviço Nacional de Saúde

Sete urgências fechadas, maioria na zona de Lisboa

Estão encerradas cinco urgências de obstetrícia e duas pediátricas, no Hospital Amadora-Sintra. O Portal do SNS informa, no entanto, que há cerca de 130 serviços de urgência abertos no país.
Amiga, faz parte

Recomeçar do zero depois do término

Quando perdes tudo aos 28, o que te resta? Neste episódio, a Carolina fala sobre dor, cura e o regresso a si mesma.
Saúde

O teatro da saúde: ensaio geral para o colapso

No meio disto tudo, sobram os utentes. Pobres almas errantes que ainda acreditam que o sistema de saúde existe para cuidar deles: uns ingénuos.
Médicos

Violência e exaustão: o outro lado do SNS

Em Portugal, um estudo do CNMI (OM, 2023) revelou que um em cada quatro médicos internos apresentava sintomas graves de ‘burnout’ e 55,3% estava em risco de desenvolver a síndrome.
Noticiário

19h. PNS acusa Montenegro de irresponsabilidade

Secretário-geral do PS sobre as urgências fechadas este fim-de-semana. Também André Ventura deixa críticas à ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
Tribunal Constitucional

Eutanásia: as novas inconstitucionalidades da lei

Tenho esperança que a composição da Assembleia que resultar das eleições de 18 de Maio não só não seja favorável à alteração da lei da eutanásia, como seja pelo contrário favorável à sua revogação.
INEM

INEM: justiça ou inversão de valores?

A mensagem que se transmite é profundamente desmotivadora: não compensa ter mais responsabilidade, nem mais formação, nem mais experiência.
Moçambique

Moçambique. Greve na saúde é um "desastre"

O ministro da Saúde de Moçambique voltou hoje a criticar a greve no setor e pediu ao diálogo sem interrupção dos serviços básicos pela classe.
Saúde Mental

Porque rimos quando estamos nervosos?

Rir nem sempre é sinal de felicidade ou diversão. Por vezes, em situações de stress, o riso pode ser uma forma estranha — mas eficaz — de lidar com a ansiedade.
Angola

Angola acumula mais 623 casos de cólera e 11 morte

Angola notificou 623 casos de cólera e 11 mortes desde quarta-feira. Benguela é província mais afetada pela epidemia, que totaliza desde janeiro 15.294 casos e 530 óbitos naquele país.
Saúde Pública

Conheça as urgências fechadas no fim-de-semana

O acesso às urgências hospitalares de ginecologia/obstétricia e pediatria vai estar condicionado no fim de semana. A maioria localiza-se na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Noticiário

9h. Sondagem. Maioria dá nota negativa ao Governo

Estudo do ICS/ISCTE para a SIC/Expresso conclui que mais de 60% dos eleitores avalia trabalho da AD como "mau" ou "muito mau". Ainda, as urgências fechadas este fim de semana.
Aprender a Comer

Quantos frutos secos posso comer? – A sua pergunta

Frutos secos fazem bem, mas quantos cabem na sua saúde? A resposta não está na sua mão, está nos estudos.
Noticiário

00h. CNE adverte governo sobre promoção eleitoral

A deliberação da Comissão Nacional de Eleições surge na sequência de uma queixa do PS sobre a realização do Conselho de Ministros no Mercado do Bolhão, no Porto. Ainda, último dia do velório do Papa.
Estados Unidos da América

Fluor

Não está a discutir-se se um país como os EUA, com as suas assimetrias, tem ou não vantagens em fazer a fluoretação da água. Está a discutir-se se o fluor provoca cancro ou autismo. Assim é difícil.
Angola

Mortes por malária diminuíram 19% em 2023

Em 2023, Angola notificou mais de 10 milhões de casos, com uma redução significativa no número de óbitos: 12.480, em 2022, baixando para 10.089, em 2023.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.