Energia
Emissão Especial
PM e o apagão: "Não há ainda apuramento cabal"
Luís Montenegro deixa esclarecimentos sobre o apagão. Governo decreta crise energética, pede calma e diz que escolas podem abrir amanha. A origem ainda é desconhecida. Ouça aqui o discurso na íntegra
Noticiário
22h. Montenegro decreta crise energética
Primeiro ministro tem a expectativa de que tudo esteja restabelecido nas próximas horas e que as escolas podem abrir amanhã
Tecnologia
Como se viveu o apagão em Lisboa
A falta de energia gerou a confusão na rua. Uns lutavam para voltar a casa (de transporte ou a pé), outros queriam comprar alimentos e bens para resistirem às horas que que se avizinhavam.
Eletricidade
Os outros apagões em Portugal
O apagão a afetar Portugal esta segunda-feira pode ser inédito na sua dimensão, mas já houve outras ocasiões em que o país ficou às escuras. A última aconteceu há quatro anos.
País
O longo dia em que um apagão paralisou o país
A luz foi abaixo às 11h30 da manhã. Depois, os semáforos. E as comunicações. E os multibancos. Primeiro-ministro só falou depois de almoço. Neste dia, a única coisa que circulou foi a desinformação.
Energia
Apagão leva Espanha "de volta ao século XIX"
Setor dos transportes foi o mais afetado e ainda não haverá comboios esta segunda-feira. Caos instalou-se nas primeiras horas da apagão, mas eletricidade já regressou a vários pontos de Espanha.
Resposta Pronta
REN. "Restabelecimento de energia será muito gr...
João Faria Conceição garante que o Grande Porto pode recuperar eletricidade em duas horas, enquanto processo será mais demorado em Lisboa. O administrador da REN não avança com as causas deste apagão.
Resposta Pronta
"Estamos à espera de confirmações" de aulas
Animador da Rádio Observador, Hugo Silva entrevistou o aluno Ricardo Ferreira que releva dificuldades por parte da Faculdade de Direito em informar estudantes por email sobre manutenção das aulas.
Eletricidade
Guia de medidas para lidar com o apagão
Há um conjunto de medidas que é possível seguir para lidar com o apagão que está a afetar Portugal e Espanha. É recomendado evitar deslocações, manter a calma e ter atenção a informações falsas.
Telecomunicações
Comunicações apanhadas pelo apagão elétrico
A instabilidade nas redes de comunicações pode agravar-se à medida que o apagão elétrico se prolonga. É que os geradores começam a não conseguir alimentar as antenas. Operadores reconfiguraram redes.
Resposta Pronta
"Classe política é ignorante face à energia"
O antigo ministro da Indústria e da Energia, Luís Mira Amaral, criticou a falta de conhecimento técnico de quem tem tutelado o setor e a excessiva dependência da eletricidade.
Energia
Governo decretou crise energética
Luís Montenegro diz que origem do apagão não terá sido em Portugal e pede que se "evitem consumos desnecessários". Situação nos hospitais terá sido "a mais difícil de gerir”.
Resposta Pronta
"Situação muito inconstante nas redes móveis"
Ouvinte da Rádio Observador, Tiago Pereira é técnico de um operador de primeira linha e aconselha as pessoas a perceber que rede móvel funciona na zona onde vivem e, se possível, adquirir cartão.
Resposta Pronta
"Houve crescente conscientização do apagão geral"
O ouvinte da Rádio Observador, Rui Filipe estava no metro no momento do corte de energia elétrica e afirma que o processo de evacuação foi organizado.
Eletricidade
BCE avaliará consequências de apagão na Península
O BCE afirmou que a situação deve servir como experiência, uma vez que esta é "uma manifestação das perturbações que podem ocorrer no futuro", por conta das interligações energéticas entre os países.
Resposta Pronta
Rui Moreira: "Principal dificuldade será a noite"
O presidente da Câmara do Porto mostra-se preocupado com o aproximar da noite e pede à população que evite andar na rua às escuras. Rui Moreira apela ao bom senso e pede que não haja açambarcamentos.
Reportagem Observador
Aeroporto. Passageiros "sentem-se abandonados"
O jornalista José Rafael Lopes descreve um "cenário de muita confusão" no Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa devido ao apagão. Não há voos a descolar e o edifício foi evacuado.
Resposta Pronta
"Geradores em duas ou três horas terminam"
O animador Hugo Silva falou com lojistas do Centro Comercial do Colombo que explicam que há eletricidade, por enquanto, graças aos geradores. Ainda, Farmácia continua a atender clientes.
Resposta Pronta
Corunha. "As coisas estão a complicar-se”
Hugo Massano, ouvinte da Rádio Observador a viver em Espanha, está a trabalhar em casa através do telemóvel enquanto equipamento tem bateria. Fala em dificuldades para abastecer carros na Corunha.
Reportagem Observador
Semáforos desligados causam acidente em Lisboa
O jornalista José Rafael Lopes testemunhou um acidente ligeiro que aconteceu na Rotunda do Relógio, em Lisboa. Os condutores tiveram de esperar vários minutos pela polícia. Cenário é de "enorme caos".
Reportagem Observador
"Gerador permite abastecimento de combustível"
Sub-diretor da Rádio, Ricardo Conceição conta que apesar do apagão, "as coisas vão funcionado" nas bombas da área de serviço de Antuã graças ao gerador, mas que só aceitam pagamentos em dinheiro.
Energia
As imagens do apagão em Portugal e Espanha
Apagão inesperado parou dia de trabalho e de escola de milhões de pessoas em Portugal e Espanha. Há filas em supermercados e para os transportes públicos e ainda caos no trânsito. Veja as imagens.
Reportagem Observador
"Se o apagão durar, terei de fechar o restaurante"
Num restaurante no Centro Comercial de Alvalade, servem-se apenas pizzas porque só funciona o fogão a lenha e pede-se que os pagamentos sejam feitos em dinheiro. A reportagem é de Maria João Brás.
Eletricidade
Sem Espanha, só duas centrais podem repor rede
O restabelecimento da rede elétrica começou com arranque de duas centrais, Castelo de Bode e a Tapada do Outeiro. Sem ajuda da interligação com a rede espanhola, retoma está a ser muito mais lenta.
Reportagem Observador
"Única solução foi fechar o Banco"
Sem acesso aos sistemas informáticos e com os terminais de pagamento em baixo, não é possível atender os clientes num Banco em Alvalade. Reportagem de Maria João Brás.
Reportagem Observador
Caos no trânsito. "Há manobras perigosas"
Sem sinais luminosos, o trânsito complica-se na zona de Alvalade. O jornalista José Rafael Lopes esteve à conversa com uma família que demorou "largos minutos" para conseguir atravessar a estrada.
Reportagem Observador
Farmácia. "Preocupação é a medicação de frio"
Numa Farmácia em Alvalade, a prioridade é assegurar a energia para não comprometer a medição de frio. O repórter José Rafael Lopes refere que o estabelecimento está a funcionar com recurso a gerador.
Energia
Apagão em Portugal é notícia em todo o mundo
Apagão em Portugal, Espanha e França está a receber cobertura mediática em todo o mundo, com acompanhamento ao minuto de vários meios de comunicação social.
Eletricidade
França recupera eletricidade, Espanha a recuperar
O corte parcial de eletricidade em França foi restabelecido, enquanto algumas estações espanholas já foram também recuperadas, nomeadamente no norte, sul e oeste.
Reportagem Observador
Metro fechado. Solução dos passageiros é ir a pé
Ao chegar ao metro de Alvalade, a repórter Maria João Brás encontrou uma estação vazia. Refere que os passageiros conseguiram sair porque foi usado um gerador e descreve uma "situação tranquila".
Sociedade
Aviões parados e escolas fechadas: país às escuras
Há centros comerciais e escolas a fechar e vacinas a serem transportadas para os hospitais por falta de geradores em centros de saúde. As autoridades pedem tranquilidade e que se evite deslocações.
Reportagem Observador
Apagão. "Não há um único sinal de trânsito aceso”
Na Avenida do Brasil, em Lisboa, há uma "grande confusão" devido à falta de sinais luminosos. Os carros estão a ser obrigados a parar de forma a evitar acidentes. Reportagem de José Rafael Lopes.
Resposta Pronta
"Em casa, garantir as reservas de pilhas"
Antigo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita apela à população para se manter calma durante corte de energia elétrica e ter reservas de água e de pilhas para lanternas e rádios.
Eletricidade
Em direto/ Quatro milhões de consumidores já têm eletricidade
Só falta restabelecer eletricidade em 4 subestações. Estão ligados já 4 milhões de consumidores. Governo decreta crise energética. Espanha: em 5 segundos perdeu energia equivalente a 60% da procura.
- PCP vai propor debate de urgência sobre apagão na Comissão Permanente
- Reposta a eletricidade a 4 milhões de consumidores
- Pedro Nuno Santos critica Proteção Civil
- Falta restabelecer energia em apenas quatro subestações da REN. Estão ligados já 2,5 milhões de consumidores
- Espanha diz que em 5 segundos rede perdeu energia correspondente a 60% da procura. Não sabe a causa
- Primeiro-ministro confessa que situação nos hospitais "foi a mais difícil de gerir"
Eletricidade
Apagão. Várias zonas do país sem eletricidade
Apagão. Várias zonas do país, de norte a sul, ficam sem eletricidade. Há ainda registo de problemas idênticos em Espanha, incluindo em Madrid.
Irão
Explosão. Irão nega combustível militar no porto
O Irão nega a existência de "combustível militar ou para uso militar" no porto de Shahid Rajai, onde uma explosão causou pelo menos 28 mortos e mais de 1.000 feridos.
Eletricidade
Grande indústria. Aprovada ajuda à fatura elétrica
Mais de 300 grandes consumidores de eletricidade podem ter descontos na fatura até 612 milhões em dez anos. Em troca têm de investir mais em descarbonização e ser abastecidos por energia renovável.
Brasil
Incêndio em plataforma petrolífera faz 14 feridos
O incêndio foi contido após cerca de quatro horas. Trabalham na plataforma 176 pessoas e a Petrobras ordenou que quem não for essencial deve deixar o seu posto por razões de segurança.
Explicador
BE x CH: tarifas, nacionalizações e imigração
Jorge Costa, ex-deputado do BE, acusa o Chega de promover medidas de "farsa" para a imigração. Bruno Nunes (CH) defende a importância das quotas para a compreensão das necessidades de Portugal.
Empresas
Produção de energia da EDP Renováveis cresce 10%
O crescimento da produção foi explicado pelo braço para as energias renováveis da EDP com a "maior capacidade instalada e recursos renováveis acima da média de longo prazo".