Dezasseis pessoas infetadas com covid-19 foram retiradas esta sexta-feira de um hostel em Lisboa e transportadas para a Mesquita Central, para cumprirem a quarentena, disse hoje à Lusa fonte dos bombeiros.
“Dezasseis pessoas que estão contaminadas foram retiradas” de um hostel na Avenida Almirante Reis, na freguesia de Arroios, indicou a mesma fonte.
Além dessas pessoas, outras 36, que também estavam hospedadas no hostel, foram transportadas para a Pousada da Juventude de Lisboa.
A fonte dos bombeiros indicou à Lusa que esta ação decorreu no âmbito do processo de despistagem que está a ser feito nos hostels da cidade de Lisboa.
Reportagem. Os dias de 14 imigrantes infetados na mesquita de Lisboa
O hostel será agora alvo de uma descontaminação, acrescentou.
Relativamente à nacionalidade das pessoas em causa, a fonte dos bombeiros disse não saber precisar se são portugueses ou não.
Esta foi uma operação coordenada entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e os bombeiros.
Questionado pela Lusa, o presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa, Abdool Vakil, confirmou que a Mesquita de Lisboa acolheu 16 pessoas, adiantando que aquele espaço ficou assim com “lotação esgotada”.
A Lusa tentou sem sucesso falar com a proteção civil municipal e a Câmara de Lisboa para obter informações acerca deste caso.
Também contactada pela Lusa, a presidente da Junta de Freguesia de Arroios, Margarida Martins, disse não ter sido informada acerca deste caso.