964kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Política

Noticiário

21h. Mortágua repudia planos de defesa da UE

Numa sessão organizada pelo partido, em Évora, Mariana Mortágua defendeu que a Europa já é uma potência militar. Ainda, Governo não descarta tomar decisões conjuntas com o PS em matéria de imigração.
Guerra na Ucrânia

Mortágua diz que Europa não precisa de mais armas

"A ideia de que a guerra na Ucrânia e a desestabilização que Trump faz na NATO apanhou a Europa desprevenida e sem gastos militares é mentira", salientou a coordenadora do Bloco de Esquerda.
União Europeia

Costa convida empresas dos EUA a investir na UE

Presidente do Conselho Europeu diz que "UE continua a fazer todos os esforços para assegurar uma solução negociada sobre as últimas decisões de tarifas por parte da administração norte-americana".
CM Porto

Porto. Tuk-tuks ponderam avançar para MP  

Os empresários esperam que até sexta-feira o município disponibilize e publique o documento, caso contrário tencionam avançar com uma intimação judicial e fazer uma participação ao Ministério Público.
Guerra na Ucrânia

"Paz nunca pode ser dada como adquirida"

O monarca afirmou, durante um discurso em Roma, que a Grã-Bretanha e a Itália "estão lado a lado com a Ucrânia", salientando que ambos os países estão "unidos na defesa dos valores democráticos".
Justiça

Costa. Recusa do Banco de Portugal adia julgamento

Acesso a comunicações do então governador Carlos Costa foi recusado pelo Banco de Portugal, que é liderado por Mário Centeno. Juíza solicita a intervenção da Relação de Lisboa para quebrar segredo.
Legislativas 2025

Só o vizinho Rui disse qualquer coisa de centro

Rui Tavares e Paulo Raimundo concordaram, mas porta-voz do Livre, num piscar de olho ao eleitorado, firmou diferenças na Ucrânia, no europeísmo e na convergência à esquerda.
Alemanha

Friedrich Merz diz que coligação vai "unir o país"

A futura coligação governamental irá reformar e investir para manter a Alemanha estável, torná-la mais segura e economicamente mais forte, assegurou o vencedor das eleições alemãs de fevereiro.
Noticiário

20h. Debate LIVRE e PCP. LIVRE propõe fim da NATO 

O Livre defende que os princípios da NATO fazem, hoje, pouco sentido. Sobre defesa, o PCP reitera que o investimento que aí vem não é na segurança europeia, mas sim numa economia de guerra.
Legislativas 2025

"Hoje PS aprovaria polícia de fronteiras"

Em entrevista ao Observador, secretário de Estado com pasta da Imigração diz que pendências na AIMA estarão resolvidas até 31 de maio e defende critérios mais apertados para atribuir nacionalidade.
E o vencedor é...

Raimundo vs Tavares: debate ou conversa de café?

Faltou completarem as frases um do outro, menos onde divergem: Europa e Defesa. Rui Tavares olha a longo prazo mas “há que resolver o agora”. Paulo Raimundo "descolado da realidade" com saída da UE.
Legislativas 2025

Paulo Raimundo perdeu para Rui Tavares

No único debate do dia, Rui Tavares insinuou o fim da NATO e Paulo Raimundo não quer que a Europa se arme até aos dentes. Os dois discutiram ainda sobre Putin. Veja quem ganhou e as notas que tiveram.
Explicador

Politica de imigração. "PS deu uma cambalhota"

O secretário de Estado Adjunto da Presidência, Rui Armindo Freitas, diz que a AD voltará a insistir com a Unidade de Estrangeiros "sozinho" ou com o PS que acredita que "agora já votaria a favor". 
Explicador

Podem as tarifas aumentar crédito à habitação? 

Vera Gouveia e Barros admite que as tarifas dos EUA podem afetar crédito à habitação devido à inflação. A economista diz que impor teto às rendas pode ter efeito contraproducente para inquilinos.
Partido Chega

Ventura assume erros mas quer manter agressividade

Presidente do Chega falou sobre casos e casinhos, disse que não tem "bola de cristal", mas admite que há pessoas que puseram em causa o trabalho de anos. Ventura quer distinguir-se de adversários.
O Esplendor e a Infâmia

Ventura usa golpes baixos nos debates? E ganha?

O líder do Chega mente, interrompe e faz demagogia, mas isso só o torna mais eficaz nos duelos. Ainda os milionários prejudicados por Trump — e os ajudados por Salazar para construir o Hotel Ritz.
Noticiário

17h. Legislativas. Livre diz não ao voto útil

Rui Tavares afirma que a estratégia política de Pedro Nuno não faz sentido e questiona as reais intenções do líder do PS. Ainda, Catarina Martins desvaloriza posição transmitida por Marcelo.
Economia

AIMMAP: desburocratização é essencial

Vice da AIMMAP acredita que "as medidas de garantias bancárias, seguros de crédito, apoio à internacionalização só poderão ser eficazes se continuar a haver desburocratização."
Legislativas 2025

Chega: "Vigora princípio da liberdade", diz CNE

A CNE considerou que os cartazes que foram motivo de uma ação judicial salvaguardam "o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer meio".
Legislativas 2025

Rui Rocha aposta na moderação da IL

Rocha revelou que a IL vai responder com uma "nota de moderação" por ser "sensível" ao contexto internacional e também às circunstâncias nacionais. Líder liberal promete responsabilidade no day after.
Legislativas 2025

IL: diminuir IVA para combater crise habitacional

"Temos de ter mais casas disponíveis para os portugueses e isso significa que temos de ter mais casas construídas, por um lado, e mais casas disponíveis no mercado de arrendamento", disse Rui Rocha.
Resposta Pronta

"Tarifas europeias estão apenas no início"

Paulo Sande defende que a reação europeia às tarifas está no início. O especialista em assuntos europeus diz ser difícil prever ações de Trump e que a UE precisa de encontrar alternativas comerciais. 
Defesa

PR: País "não muda ao sabor dos acontecimentos"

O chefe de Estado reiterou que "só há pátrias fortes se as Forças Armadas forem fortes", recordando as palavras de Nuno Melo, e referiu-se aos militares portugueses como "os melhores dos melhores".
Governo

PM preocupado com tarifas, recusa "mão estendida"

Governo marcou Conselho de Ministros sobre tarifas. Primeiro-ministro defende aposta na inovação para que Portugal e Europa não "fiquem para trás". E anuncia novos Espaços Cidadão em consulados.
Noticiário

14h. Tarifas. Governo com reunião marcada

Luís Montenegro remete explicações para amanhã. E ainda, o porta voz do Livre, Rui Tavares, critica o PS por apelar ao voto útil "a mais de um mês das eleições" legislativas.
Legislativas 2025

Rui Tavares questiona se PS não quer ser governo

Na opinião do deputado, "toda a discussão feita à volta de ver quem é que fica em primeiro lugar com um deputado a mais entre PS e PSD não faz nenhum sentido", criticando o apelo ao "voto útil".
Legislativas 2025

Pedro Nuno Santos diz IVA Zero "teve sucesso"

 "É muito importante que nós, com a margem orçamental que o Estado tem disponível, façamos o que está ao nosso alcance para baixar o custo de vida das nossas famílias", defendeu o líder do PS.
Legislativas 2025

Açores. Cinco listas repetem primeiros candidatos

A AD volta a apresentar o deputado Paulo Moniz como cabeça de lista, enquanto o PS recandidata o líder regional e deputado Francisco César. O PAN, o Ergue-te e a ADN também repetiram candidatos.
Legislativas 2025

ANJE quer isenção IRC para "startups" no início

Associação está a "pensar no crescimento e desenvolvimento do país" propondo debates durante a campanha eleitoral para permitir transformar o país "numa referência global" do empreendedorismo jovem.
Legislativas 2025

Portalegre. 14 forças políticas disputam mandatos

O PS apresenta o jurista Luís Moreira Testa no primeiro lugar da lista, ocupado em 2024 por Ricardo Pinheiro. A AD apostou no atual ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
PSD

PSD aposta em Marco Almeida para Sintra

Antigo vice-presidente da Câmara de Sintra vai ser novamente candidato, repetindo as experiências de 2013 e 2017. Paulo de Morais correrá por Viana do Castelo e Marco Pina será candidato a Odivelas.
Legislativas 2025

Tarifas. IL quer negociações e resposta cirúrgica

Rui Rocha considerou que Donald Trump iniciou uma "guerra tarifária", que "é má para todos os portugueses, porque vai atrasar o desenvolvimento económico ou mesmo gerar uma crise económica".
Estados Unidos da América

Tarifas. Pedro Nuno Santos acusa Governo de inação

O líder do PS afirma que, até agora, o Governo não apresentou "nenhum pacote de ajuda e de apoio à indústria" e defendeu o apoio à "diversificação dos mercados das empresas exportadoras".
Legislativas 2025

Quinze forças políticas concorrem em Coimbra

O PS, que venceu neste círculo eleitoral em 2024, optou pelo docente universitário Pedro Delgado Alves. Já a lista da coligação AD volta a ser encabeçada pela atual ministra da Justiça, Rita Júdice.
Chile

Isabel Allende renuncia a cargo no Senado do Chile

A decisão ocorre depois de o Governo chileno ter anulado o negócio da compra da propriedade de Salvador Allende para a transformar num museu. Isabel Allende diz que a venda tinha "objetivo público".
Comissão de Inquérito

"Participação do Estado na TAP deve ser simbólica"

Miguel Frasquilho, economista e ex-presidente da TAP, reflete sobre a privatização e o investimento do Estado na empresa. Ainda, a UE não deve reagir de impulso, como a China, às tarifas dos EUA.
Resposta Pronta

AD poderá dizer "não"? "Temos de estar preparados"

Nuno Santos, diretor de Informação da TVI/CNN Portugal, destaca a influência dos debates no crescimento das audiências e garante a preparação para um cenário em que "as cadeiras fiquem vazias".
Xi Jinping

China deve "reforçar laços" com países vizinhos

O Presidente chinês considerou que as relações da China com os países vizinhos estão "no seu melhor nível na História moderna" e apelou à construção de uma "comunidade de futuro partilhado".
Explicador

Esquerda estará com mais força nestas eleições?

António Mendonça Mendes (PS) não fecha a porta a uma nova geringonça, mas diz que só é possivel se o PS ganhar as eleições. Já Catarina Martins (BE) critica PNS por ter afastado soluções à esquerda.
Legislativas 2025

Quem venceu no ano passado o debate desta quarta?

No ano passado o debate entre ambos aconteceu no dia de Carnaval e a vitória foi para o porta voz do Livre. Este ano é o único debate do dia, às 18h00, na SIC Notícias.
Explicador

Crescimento do Chega é vitória a qualquer custo?

Felicidade Vital (CH) acredita que qualquer resultado que provoque um crescimento do Chega é uma vitória. Francisco Paupério (LIVRE) acusa o partido de Ventura de fazer política com base na mentira.
E o vencedor é...

Imigração. Chega é arroz todos os dias

Mariana Mortágua cada vez mais longe do Governo? Dê por onde der, Chega só fala sobre imigração. Aos olhos de André Ventura portugal só tem um problema?
Noticiário

6h. Blasco não deverá ser reconduzida como MAI

De acordo com o que o Observador apurou, Margarida Blasco não deverá ser novamente ministra da Administração Interna, caso a AD ganhe as eleições. Os motivos são pessoais e familiares.
Noticiário

4h. Pedro Nuno apela à "não dispersão" da esquerda

O secretário-geral do PS pede que o eleitorado da esquerda "não se disperse" porque, diz Pedro Nuno Santos, só uma vitória do PS permite uma alternativa à Aliança Democrática.
Noticiário

2h. Pedro Nuno acusa Governo de "propaganda"

António Leitão Amaro responsabilizou o PS pelo aumento da imigração em Portugal, isto depois de ser conhecido o relatório da AIMA. Pedro Nuno Santos acusa o Governo de fazer "propaganda política".
Noticiário

1h. Migração. BE culpa PS pelos atrasos na AIMA

No debate com Pedro Nuno Santos, Mariana Mortágua defende que os imigrantes que chegam a Portugal devem conseguir regularizar-se. A coordenadora do BE fala ainda nos atrasos dos processos da AIMA.
Comentário

"Rui Tavares corrigiu erro e fugiu do bate-boca"

Inês André Figueiredo, jornalista de Política do Observador, considera que Rui Tavares corrigiu erro do ano passado e adotou estratégia para evitar bate-boca com André Ventura.
Legislativas 2025

Blasco não deverá ser novamente aposta no MAI

Se Montenegro vencer eleições e for de novo convidado a formar governo, pode não poder contar com ministra da Administração Interna. Dalila Rodrigues, ministra da Cultura, também estará de saída.
Legislativas 2025

Petição pede por acessibilidades nos transportes

"Há pessoas que têm de abdicar do trabalho por não terem transporte", apontou associação, completando que apesar da legislação em vigor, muitas infraestruturas continuam a "não cumprir" os requisitos.
Autárquicas 2025

Vila Nova de Poiares. Candidato do PS renuncia

"Sentia-me muito motivado e em plenas capacidades para servir a população do meu concelho e entregar a minha energia e experiência ao contínuo desenvolvimento do município", lamentou ex-candidato.
Comentário

PS/BE. "Aproximação já foi mais visível"

Mariana Lima Cunha, jornalista de Política do Observador, considera que a aproximação entre PS e Bloco de Esquerda já foi mais evidente e destaca a moderação de Pedro Nuno Santos no debate.
PS

Pedro Nuno Santos está a destruir o PS

Pedro Nuno Santos ambiciona por convicção ideológica integrar o partido que lidera numa ampla frente conjunta com a esquerda radical e a extrema-esquerda mas arrisca-se a destruir o PS pelo caminho.
Legislativas 2025

Amigos e ideologia: mundo separa Ventura e Tavares

Ventura e Tavares não concordam em nada, discutem por tudo e acusam-se mutuamente de mentiras. Porta-voz do Livre tentou evitar confronto, mas acabou em discussão acesa com líder do Chega.
Noticiário

00h. 6 semanas depois, há acordo entre CDU e SPD

De acordo com a imprensa internacional, os detalhes do acordo vão ser apresentados esta quarta-feira. Ainda, Pedro Nuno Santos admite consenso com a AD sobre imigração.
Eleições Legislativas

Sempre que Trump tarifa, Mortágua saliva

Em dias, Musk, Zuckerberg e Bezos perderam milhares de milhões na bolsa. Se isto não é ir buscar dinheiro a quem está a acumular não sei o que será. Claro que Trump é o herói de Mariana Mortágua.
Pedro Nuno Santos

Pedro Nuno Santos: o leilão populista

Pedro Nuno Santos não é Ícaro. É mais perigoso: Ícaro caiu sozinho; as promessas de Pedro podem arrastar o país inteiro.
Governo

As pessoas primeiro

A política em Portugal precisa de sair da bolha e perceber o que realmente se fala à mesa de refeição dos portugueses.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.