Pela segunda vez na história da democracia portuguesa, jogar-se-á futebol no dia das eleições presidenciais. A primeira aconteceu a 4 de outubro de 2015, dia de eleições legislativas. Desta vez, estão três jogos marcados para 24 de janeiro de 2016. Belenenses, Braga e Porto jogam em casa contra Vitória de Guimarães, Rio-Ave e Marítimo (respetivamente), no dia em que o país vai a votos. As partidas contarão para a 19ª jornada da liga portuguesa de futebol.
Em comunicado, a Liga explica que os jogos não podem ser antecipados, devido às “72 horas de descanso regulamentares entre jogos de competições oficiais”. E como a 20 de janeiro se jogará a segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga, os três jogos calendarizados não podem ser antecipados para o dia anterior, 23 de janeiro.
A Liga diz ainda que “cidadãos recenseados que integram as suas equipas, bem como todos os agentes que participam nos referidos jogos” poderão “exercer o seu direito de voto junto das respetivas câmaras municipais”, o que, para além de estar previsto na lei, já tinha sido anunciado aquando da marcação de jogos dos três grandes para o dia das legislativas.
“A Liga aproveita para apelar a todos os adeptos que pretendam deslocar-se para verem as suas equipas que não deixem de exercer o seu direito e dever de voto”, afirmam ainda os responsáveis, no comunicado.
Os três jogos que se disputarão dia 24 de janeiro terão o seguinte horário:
16h00 – Belenenses x Vitória de Guimarães
18h15 – Braga x Rio Ave
20h30 – FC Porto x Marítimo