Um drone obrigou ao encerramento de uma pista de aterragem e obrigou ao desvio de cinco voos, no aeroporto de Gatwick, Londres. O alegado avistamento ocorreu no final da tarde de domingo. Depois de o drone ter sido avistado a pista britânica encerrou por um total de 14 minutos. A confirmação foi feita pelo próprio aeroporto que, no Twitter, avançou que a polícia estava a investigar o caso.
Unconfirmed reports of a drone sighting led to runway suspension for a total of 14 mins. Operations fully resumed and police investigating.
— London Gatwick LGW (@Gatwick_Airport) July 2, 2017
Dos cinco voos, quatro pertenciam à companhia aérea Easyjet e um era da British Airways, avança a BBC. Porta voz da Easyjet disse que três dos voos continuariam para o aeroporto depois do desvio, mas que os passageiros do quarto, que foram desviados para o Aeroporto de Londres Southend, seriam transportados de autocarro.
A aproximação de drones a aeroportos tem sido cada vez mais frequente e, em Lisboa, há vários registos nas últimas semanas. Alguns desses aparelhos interferiram mesmo com os momentos em que os aviões preparavam a aterragem. Este domingo voltou a acontecer no Porto, no aeroporto Francisco Sà Carneiro, com um jato.
Avião cruza-se com drone na aproximação ao Aeroporto de Lisboa, sétimo incidente este mês