Durante quatro dias, 29 contentores marítimos do Porto de Lisboa vão atracar no Terreiro do Paço para provar que o que é nacional é bom. A culpa é do The Pitch Market que volta a invadir a capital de 22 a 25 de setembro com o dobro da dimensão do ano passado. Não precisa de um barco — e muito menos de nadar — para o visitar mas gostar de design nacional é altamente recomendado. “O objetivo deste mercado urbano é valorizar os criativos portugueses que têm dificuldade em abrir uma loja física”, diz o responsável Tiago da Costa Miranda ao Observador.

Entre vendas online e compras de amigos, este mercado urbano é a oportunidade para os designers de equipamentos darem a conhecer as suas marcas e crescerem do ponto de vista de negócio. Em 2016, por contarmos com a coorganização da Câmara Municipal de Lisboa, o Terreiro do Paço vai receber uma aldeia de contentores marítimos com o dobro da dimensão do ano passado.”

De artistas como Martinho Pita, Sebastião Lobo e Ana Sofia Gonçalves a marcas como Formas de Pedra, Pural Cal e Atelier de Burel, há soluções para renovar a casa e antecipar as prendas de natal para todos os gostos e carteiras. Há joalharia, cadernos artesanais, óculos de madeira e mobília em cortiça. “Pretendemos desmistificar a ideia de que o design 100% made in Portugal é caro e inacessível até porque os preços vão variar dos 5€ aos 600€”, conta o responsável pela iniciativa que estima receber mais de 120 mil visitantes em quatro dias das 11h às 21h.

2015011900102324

A “Mesa (Bicho)” é uma das peças com madeira obtida através da poda do Azinho Português que vai encontrar no contentor do criativo Martinho Pita. (foto: Francisco Nogueira)

Entre as novidades da segunda edição, destacam-se as conversas sobre empreendedorismo onde jovens artistas vão partilhar a sua experiência de como é viver da criatividade. Chamam-se “Contéudo” e vão decorrer todos os dias, às 16h, num debate intimista com Luís Alegre, designer e artista plástico (22 de setembro), Filipe Oliveira, arquiteto (23 de setembro), os HalfStudio, tipografia e street art (24 de setembro) e Hélio Morais, músico da banda Paus e Linda Martini (25 de setembro).

Outra das novidades é a nossa mostra pública onde vamos incluir posters criados por convidados nacionais e internacionais como José Luís Peixoto, Wasted Rita e The Legendary Tigerman”, explica Tiago da Costa Miranda.

Sebastião Lobo_

As peças de joalheria do jovem criador Sebastião Lobo vão estar à venda num dos contetores do Terreiro do Paço. (foto: Divulgação)

E porque a criatividade também passa pela cozinha, a edição de 2016 do The Pitch Market vai contar com uma zona de street food onde pode experimentar projetos portugueses como o The Cru, On The Way Waffle e Atum Santa Catarina. O evento é aberto ao público de todas as idades e a entrada é gratuita.

O quê: The Pitch Market
Onde: Terreiro do Paço, Lisboa (geral@thepitchmarket.com)
Quando: De 22 a 25 de setembro, das 11h às 21h
Preço: Entrada gratuita