(Artigo atualizado às 09h48 com resultados finais na Escócia)
O partido nacionalista SNP venceu a terceira eleição consecutiva para o Parlamento escocês, com a líder Nicola Sturgeon a falar de um resultado histórico, mas perdeu deputados e não conseguiu a maioria, de acordo com os resultados finais. Os trabalhistas sofreram uma derrota pesada.
“Irei liderar este país com confiança, com coragem, com ambição, com imaginação”. Foi assim que Nicola Sturgeon reclamou hoje a vitória nas eleições desta quinta-feira para o Parlamento escocês, um resultado histórico diz a responsável por se tratar da terceira vitória consecutiva, apesar de ter perdido seis deputados.
"We have tonight made history." @theSNP leader @NicolaSturgeon declares victory in the Scottish Parliament electionhttps://t.co/EQw1NPehjn
— Channel 4 News (@Channel4News) May 6, 2016
No entanto, o SNP não consegue maioria, o que coloca em causa a sua pretensão de voltar a realizar um referendo à independência da Escócia, mesmo que o Reino Unido decida sair da União Europeia.
A maior novidade é, ainda assim, a derrota pesada que o Partido Trabalhista sofre na Escócia. Os trabalhistas perderam treze deputados, passando para terceiro partido mais votado, com menos sete que os conservadores, agora o segundo partido mais votado depois de ganhar 16 deputados face às eleições anteriores.
Scottish Parliament, the final result:
SNP: 63 MSPs (-6)
CON: 31 (+16)
LAB: 24 (-13)
GRN: 6 (+4)
LDEM: 5 (-)— Britain Elects (@BritainElects) May 6, 2016
Outra das novidades dos primeiros resultados do dia chegam de Gales, onde os eurocéticos do UKIP conseguiram os seus primeiros deputados. Os resultados globais para a assembleia de Gales estão nesta altura muito perto das últimas eleições, quando ainda faltam 17 lugares por atribuir, com os trabalhistas a liderar com uma grande vantagem. A entrada do UKIP parece estar a ser feita à custa dos Liberais Democratas, que até agora só conseguem eleger um deputado, mas os eurocético de Nigel Farage já levam quatro deputados.
Four seats for @UKIPWales in the Welsh Assembly so far – congratulations to @NathanGillMEP @DeceangliWoman@MarkReckless & @DavidRowlandsUK
— UK Independence Party (@UKIP) May 6, 2016