O Partido Popular de Mariano Rajoy e o “Ciudadanos”, liderado por Albert Rivera, devem conseguir uma maioria absoluta no parlamento caso se confirme o agendamento de eleições (as terceiras no espaço de um ano) para a semana anterior ao Natal. Este é, pelo menos, o resultado de uma sondagem avançada pelo jornal El Español. Caído em desgraça nos últimos meses, o PSOE pode ser ultrapassado pelo Podemos.

O centro-direita tem boas hipóteses de conseguir eleger 177 deputados, segundo a sondagem realizada pela empresa SocioMétrica, para o El Español. A confirmarem-se estes resultados, Mariano Rajoy conquistaria 140 mandatos (33,8% dos votos) e o Cuidadanos poderia conquistar mais cinco deputados do que nas últimas eleições — segundo a sondagem, chegaria aos 37 deputados.

Somando os mandatos dos dois partidos, o centro-direita ficaria com maioria absoluta e deixaria de precisar da abstenção dos partidos da esquerda, nomeadamente o PSOE, para governar.

O segundo partido mais votado seria, contudo, o Unidos Podemos (uma coligação de esquerda liderada pelo partido de Pablo Iglésias). De acordo com a sondagem, o Unidos Podemos conquistaria 75 deputados, mais do que os 72 do PSOE. Nas últimas eleições, o PSOE elegeu 85 deputados.