959kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Língua Portuguesa

Português Suave

A palavra “saudade” é intraduzível?

Holanda ou Países Baixos? Olhamos ainda para a origem da palavra "chat" por causa do jornalista que entrou, sem querer, num chat sobre ações militares. E será que a palavra "saudade" não tem tradução?
Português Suave

“Mais pequeno” sim, “mais grande” não? — Dúvidas

Mas afinal, porque é que podemos dizer “mais pequeno”, mas não podemos dizer “mais grande”? O Marco Neves aproveitou ainda para esclarecer o uso de algumas bengalas linguísticas.
Português Suave

Não devemos usar "hoje em dia” porque é um chavão?

A primavera chegou, mas qual é a origem desta palavra? Neste episódio desvendamos ainda algumas curiosidades sobre o mirandês e falamos sobre a expressão "hoje em dia". Será que é mesmo um chavão?
Português Suave

Diz-se "em França" ou "na França"? — Dúvidas

Num episódio extra do Português Suave, o Marco Neves esclarece mais uma dúvida: por que razão alguns países levam o artigo "o" ou "a" e outros não? E como funciona no caso das cidades?  
Português Suave

Vêm aí eleições, mas qual é a origem da palavra?

O Governo caiu, o parlamento foi dissolvido e o Marco quis explicar a origem de algumas palavras deste universo. E porque é que os brasileiros acusam os portugueses de traduzir os nomes próprios?
Português Suave

Qual a diferença entre "porque" ou "por que"?

Como um episódio era pouco, o Marco Neves dedicou mais um episódio às dúvidas dos ouvintes. Diz-se “imprimido” ou “impresso”? E usar a expressão “para além de” é redundante ou nem por isso?
Português Suave

Diz-se "ir ao encontro" ou "ir de encontro a"?

Com muitas dúvidas por responder, o Marco Neves fez mais um episódio especial só com dúvidas dos ouvintes. Será que a palavra “impactar” existe? E quão complexo pode ser o verbo “ser”?
Timor-Leste

Timor investe 155 mil dólares na língua portuguesa

O projeto desenvolvido no âmbito da CPLP visa a promoção e difusão da língua portuguesa em Timor-Leste e está a ser implementado pelo jornal diário online timorense Diligente, veiculado em português.
Português Suave

"Mãe, posso pão?" é a nova moda entre as crianças?

As nossas crianças estão a “comer” verbos e isso é motivo para alarme? No mapa da língua falamos de expressões lisboetas como “treuze” ou “caixodré” e ainda de quem diz “ojolhos” ou “ajaulas”.
Justiça

PALOP. Provedores de justiça apresentam-se à ONU

A Provedora de Justiça de Portugal esclareceu que quase todos os países de língua portuguesa replicaram a instituição Provedor de Justiça e alguns deles têm comissões nacionais de direitos humanos.
Relações Internacionais

Politécnicos assinam acordo com Guiné-Bissau

O acordo visa formar jovens e adultos guineenses no ensino do português, para que se possa evoluir no campo do domínio da língua e possivelmente "criar mais escolas portuguesas na Guiné".
Português Suave

"Namorar com..." ou apenas "namorar"?

Qual a origem da palavra "rádio"? Numa viagem pelo mapa, vamos até à região das beiras e descobrimos o que quer dizer "apular" ou "arreganhado". E ainda um mito relacionado com o dia dos namorados.
Português Suave

"Morcão" é um insulto ou também pode ser carinho?

Pinto da Costa morreu, mas antes contribuiu (e muito) para o crescimento da cidade do Porto. Num episódio especial, falamos de expressões que, ditas por um portuense, têm um significado especial.
Saúde

Projetos de saúde nos PALOP recebem 100 mil euros

Quatro projetos na área das ciências da saúde nos PALOP vão receber nos próximos três anos cerca de 100 mil euros cada no âmbito de uma parceria da Fundação Gulbenkian e da Fundação "la Caixa".
Macau

Associação pede subsídio para encorajar português

Objetivo é incentivar, na função pública, "funcionários cuja língua materna é o chinês a aprender português, e os funcionários cuja língua materna é o português a aprender chinês", refere associação.
Português Suave

"Há cinco anos atrás": Há algo de errado aqui?

Qual é a origem da palavra “tutti-frutti”? Neste episódio ficamos a conhecer melhor expressões alentejanas e ainda a frase que traz dores de cabeça: "Há cinco anos atrás". Será que é redundante?
Língua Portuguesa

Cesário quer mais ensino de português

O secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, defendeu que é necessário redistribuir o ensino da língua portuguesa no Reino Unido, para que mais comunidades tenham acesso.
Saúde

Estratégia para eliminar HPV vai incluir migrantes

O programa incluirá propostas a nível da prevenção e "permitirá a acessibilidade a populações vulneráveis como migrantes, trabalhadores do sexo, reclusos e populações com limitações socioeconómicas".
Português Suave

Afinal, não podemos dizer “de hoje a oito dias”?

Com muitas dúvidas por responder, o Marco Neves quis esclarecer umas quantas num episódio especial. Diz-se “documento anexo” ou “documento em anexo”? E será que a moda do “imagina” veio para ficar?
Português Suave

“Ser discreto”, nos Açores, tem outro significado

Começamos com uma dúvida recorrente e que gera confusão: a diferença entre "mandato" e "mandado". E ainda conhecemos expressões açorianas. Parece que "ser discreto", nos Açores, tem outro significado.
Português Suave

"Contacto" passou a "contato"? Será mesmo assim?

Já ouviu falar de "Caquistocracia"? E a palavra “contacto” escreve-se com ou sem “c”? Conhecemos ainda expressões algarvias e uma coisa é garantida: não ficamos "almariades" (e queríamos mais).
PALOP

Portugal recebeu 4.400 doentes dos PALOP em 3 anos

Acordos de cooperação trouxeram a Portugal milhares de pessoas, sobretudo provenientes de Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe. Hospitais de Lisboa acolhem quase 80% dos doentes.
Noticiário

18h. SNS gasta 34 milhões com doentes estrangeiros

5 milhões de euros não são devolvidos em acordos de assistência médica do SNS com os países africanos. Ainda neste jornal, François Bayrou quer renegociar a idade de reforça, em França.
Saúde

Acordos com estrangeiros no SNS custam 5 milhões

Portugal tem acordos com vários países para receber doentes no SNS. Despesas com cinco países de língua portuguesa não são reembolsadas. Ministério recusa dizer ao Observador quantos doentes são.
Português Suave

“Mólhos” e “môlhos” têm significados diferentes?

Os “óvintes” enviam dúvidas e o Marco Neves está cá para responder, sem rodeios, num episódio especial. Diz-se “Oceânia” ou “Oceania”? E afinal, podemos usar “tem haver”, “tem a ver” ou “tem que ver”?
Português Suave

Vamos a um "bailinho" de expressões da Madeira?

Sabia que em França a palavra “réveillon” pode ser usada para o Natal e passagem de ano? E numa viagem até à Madeira, descobrimos o significado de palavras como “buzico”, “roeza” ou “caçoar”.     
Português Suave

Médicos, digam lá: diz-se "estádio" ou "estadio"?

No último programa do ano conhecemos a origem da palavra "avião", já numa viagem pelo mundo descobrimos de onde vêm as palavras “ananás”, “bué” ou “ganga”. E será que os médicos criaram um jargão?
Português Suave

Natal que é Natal é “vermelho” ou “encarnado”?

Em plena época natalícia descobrimos qual a origem da palavra “Natal” e ainda algumas tradições (um pouco estranhas) em várias zonas do mundo. E entre vermelho ou encarnado, algum está errado?
Português Suave

Afinal, diz-se “Pais Natal” ou “Pais Natais”? 

Sabia que a mítica sexta-feira 13, para muitos dia do azar, não é igual em todos países? E em contagem decrescente para o Natal, desvendamos e descobrimos como se diz, afinal, o plural de "Pai Natal".
CPLP

Parlamentos da CPLP vão alimentar IA

O projeto dos países de língua portuguesa permitirá, por exemplo, que modelos de aprendizagem de inteligência artificial, como o ChatGPT, possam alimentar-se desta de informação dos parlamentos.
Português Suave

Porque é que dizemos “tirar” uma fotografia?

Aprendemos a origem da palavra “autogolpe” e ficamos a conhecer melhor a dificuldade que espanhóis ou croatas têm ao aprender a língua portuguesa. E será que dizer “vou tirar uma fotografia” é errado?
PALOP

Atraso na chegada a Portugal prejudicam alunos

Relatório indica que a grande maioria dos alunos (68%) chegam a Portugal com um atraso de pelo menos um mês face ao início do ano letivo. E dos que chegam tarde, 11% é apenas no ano seguinte.
Português Suave

“Muito” lê-se “muinto”, mas porquê? 

Dizer “vácina” é maltratar a língua portuguesa? Já parou para pensar que não dizemos “muito”, mas sim “muinto”? E ainda o dilema em torno do “dióspiro” que pode vir a ter uma nova identidade sonora.
Português Suave

Como dizer: “Inclusive” ou “inclusivé”?

Apanhámos um “ônibus” e começámos uma luta acesa entre o português e português do Brasil. Será que vamos "esclamocar" o episódio? E o simples “até lá” pode ser usado como forma de despedida?
Teatro

Duvivier e a arte gregoriana de "O Céu da Língua"

Uma ode à língua portuguesa e ao poder da palavra, o que ela nos dá e nos tira. É comédia da boa, apesar de por vezes ser difícil rir, estando tão assoberbados com tudo o que acontece em palco.
Observadores

O sucesso do Português Suave. E a palavra "prazer"

O podcast da Rádio Observador sobre dúvidas de português chegou a 13º lugar no top nacional da Apple. O linguista Marco Neves já viu um condutor parar o carro para lhe gritar que é fã do programa.
Brasil

Montenegro promete valorizar língua portuguesa

"A língua é o elemento mais relevante, forte da nossa identidade enquanto país", afirmou o primeiro-ministro. Montenegro esteve de visita ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Diplomacia

Montenegro quer aprofundar relações com Brasil

Primeiro-ministro pediu aos emigrantes portugueses para "continuarem a acreditar em Portugal". Reconheceu que há no Brasil "um mar de oportunidades".
Português Suave

“Ter aceitado” ou “ter aceite”? Eis a questão

Sotaque e pronúncia são a mesma coisa ou têm significados diferentes? “Ter aceitado” parece não soar bem, mas está errado? E ainda a tempestade Dana que pode pode (ou não) ter uma nova variação. 
Resposta Pronta

IL. Portugal deve superar "traumas pós-coloniais"

Rodrigo Saraiva, IL, pede que não se reconheçam os resultados eleitorais em Moçambique. Portugal deve "superar traumas pós-coloniais" e condenar violações a direitos dos cidadãos por parte de Maputo.
Noticiário

13h. Moçambique. IL não quer reconhecer resultados

Liberais sublinham que as eleições de 9 de Outubro "foram marcadas por suspeitas de irregularidades que colocam em causa a sua legitimidade e transparência" e pedem uma "investigação independente".
Português Suave

A questão que divide um país: ténis ou sapatilhas?

Neste episódio não há “bacoradas”, mas sim dúvidas até “dar com um pau” e à espera de resposta. Em plena luta ancestral (que até pode destruir amizades) afinal, como é que se diz? Ténis ou sapatilhas?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.