959kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

NATO

Finanças

Portugal prudente com gastos na Defesa

O ministro das Finanças assumiu que Portugal vai investir na Defesa, mas está limitado ao equilíbrio do orçamento. Apesar disso, entende que há margem para cumprir os objetivos da NATO.
Resposta Pronta

Gronelândia. "Trump lança 10 para conseguir cinco"

Vítor Gabriel Oliveira, secretário-geral da SEDES Europa, acredita que presidente dos EUA recuará na ideia de anexar Gronelândia se conseguir explorar minerais e reforçar presença militar na ilha.
Guerra na Ucrânia

NATO incentiva Portugal a gastar 2% do PIB já

Segundo estimativas da NATO relativas a 2024, Portugal apresentava gastos do PIB em defesa de apenas 1,55% e era um dos oito países da organização abaixo dos 2% acordados, junto da Espanha.
Noticiário

9h.Começa a cimeira sobre paz e segurança em Paris

O encontro junta mais de 20 países da União Europeia e da NATO. E ainda, Alexandra Leitão sugere que Carlos Moedas tem uma razão para ainda não se ter assumido como candidato à Câmara de Lisboa.
Gabinete de Guerra

Aguentar-se-á a NATO até junho?

Francisco Pereira Coutinho antevê um cenário de incerteza quanto à aliança transatlântica. Há "muita conversa e pouca ação", mas é certo: um ataque à Polónia refletirá as reais intenções de Trump.
Noticiário

6h. Paris recebe hoje cimeira sobre Ucrânia

Na cimeira vão estar representantes de países da União Europeia e de aliados da NATO, assim como as mais altas instâncias da aliança atlântica e de União Europeia. Luís Montenegro representa Portugal.
Guerra na Ucrânia

Soldados dos EUA desaparecem em treino na Lituânia

Secretário-geral da NATO chegou a dizer que soldados tinham morrido, mas foi desmentido. Operações de busca ainda decorrem. Militares estavam na Lituânia no âmbito da presença da NATO nos Bálticos.
Estados Unidos da América

"Signalgate". Atlantic revela todas as mensagens

Casa Branca disse que mensagens a que jornalista teve acesso "não eram confidenciais" mas opôs-se à sua divulgação completa. Revista avançou e publicou comunicações sem cortes.
Noticiário

14h. Rutte avisa Putin com resposta "devastadora" 

As declarações aconteceram durante a visita que o secretário-geral da NATO está a realizar à Polónia. E ainda, FPF anunciou um conjunto de medidas, entre elas está o pedido de uma auditoria.
NATO

NATO: em caso de ataque, resposta será devastadora

"Se alguém cometer um erro e pensar que pode escapar com um ataque à Polónia ou a qualquer outro aliado, será confrontado com toda a força desta aliança feroz", afirmou Rutte.
Marinha

Grande exercício naval arranca no Golfo de Cádis

Num momento em que a Europa levanta a necessidade de melhorar os recursos de defesa militar, este exercício "demonstra coesão com os aliados", afirmou o Ministério da Defesa espanhol.
Exército

Fuzileiros partem para missão da NATO na Lituânia

A Marinha refere que a Força de Fuzileiros estará destacada em Klaipeda, que é considerada a principal cidade portuária da Lituânia, no contexto das chamadas "medidas de tranquilização" da NATO.
Noticiário

2h. Rússia quer garantia da Ucrânia fora da NATO

Rússia exige que parte das garantias para alcançar a paz passe pela exclusão de qualquer hipótese da Ucrânia pertencer à NATO e que mantenha posição neutra em qualquer acordo.
Guerra na Ucrânia

Portugal junta-se para discutir apoio à paz 

O encontro pretende "aprofundar a forma como os países pretendem contribuir" para a coligação de países dispostos a participar numa força de manutenção de paz caso seja alcançado um cessar-fogo.
Gronelândia

Dinamarca volta a negar anexação da Gronelândia

Em causa está a posição do Presidente Trump de que a anexação da Gronelândia pelos Estados Unidos acabará por acontecer, com o suporte da NATO, para promover "a segurança internacional".
Polónia

Polónia quer ogivas nucleares norte-americanas

"Fronteiras da NATO moveram-se para leste em 1999. 26 anos depois, devia haver uma mudança da infraestrutura da NATO para leste", diz Duda, que indica que isso seria uma forma de evitar ataque russo.
Europa

NATO garante apoio à paz na Bósnia

Mark Rutte garantiu que a NATO e a comunidade internacional não permitirão um vazio de segurança na Bósnia. A afirmação surge após a entidade sérvia desafiar a autoridade do Estado central.
Presidente Trump

Trump gera desconfiança em secretas aliadas de EUA

Ligações à Rússia, escolha de Gabbard e "imprevisibilidade" da administração Trump estão a levar a aliados dos EUA a repensarem de que forma vão divulgar informações confidenciais à Casa Branca.
Estados Unidos da América

A América em “survival mode” (modo sobrevivência)

Na sua visão global de recuperação do papel de superpotência, os EUA sobrepõem as preocupações securitárias face à China às ponderações com a segurança europeia.
Noticiário

2h. Trump ameaça deixar cair apoio à NATO

O presidente dos Estados Unidos demonstrou incerteza em relação a ter ajuda caso os Estados Unidos fossem atacados.
Noticiário

00h. Moção de confiança. Montenegro faz ultimato

Luís Montenegro garante que o executivo está a fazer os possíveis para evitar eleições antecipadas, mas garante que se moção de confiança for chumbada o futuro de Portugal vai ser decidido nas urnas.
Guerra na Ucrânia

Deve a Europa tentar reconciliar-se com Trump? Não

Trump só escutará os europeus se os vir como fortes, não como pedintes em busca de um perdão para um Zelensky que, aos olhos do Mundo, é a segunda vez que mostra como um David pode desafiar um Golias
NATO

Musk favorável à saída dos EUA da ONU e da NATO

O multimilionário Elon Musk, braço direito do Presidente norte-americano, Donald Trump, declarou-se a favor da saída dos Estados Unidos da NATO e da ONU. Secretário-geral da NATO rejeita rumores.
Guerra na Ucrânia

Como se comparam os exércitos da Europa e Rússia?

A Europa tem mais homens, mais tanques, mais jatos. A Rússia é mais moderna e mais bem preparada. E tem mais armas nucleares. Em confronto, as capacidades europeias podem fazer frente à Rússia?
Guerra na Ucrânia

Starmer convida mais de dez líderes para cimeira 

A cimeira pretende fazer avançar a ação europeia na Ucrânia, "demonstrando o nosso inabalável apoio coletivo para alcançar uma paz justa e um acordo duradouro", afirmou o gabinete de Keir Starmer.
Noticiário

1h. PR acusa Trump de corroer NATO

Marcelo Rebelo de Sousa critica ainda a postura de favorecimento à Rússia do líder norte-americano. Ainda neste jornal, Sporting derrota Gil Vicente e segue para as meias-finais da Taça de Portugal.
Noticiário

2h.Trump volta a rejeitar adesão da Ucrânia à NATO

Na iminência de receber Zelensky na Casa Branca, o presidente dos EUA diz que esse é um assunto "para esquecer". Ainda, Benfica derrota Braga e garante presença nas meias-finais da Taça de Portugal.
Europa

O tempo e o “timing” na Defesa

O facto incontornável é que a tranquilidade europeia acabou e agora, ou a Europa se agiganta ou arrisca-se a ser engolida pelo Kremlin: sem os EUA, a Europa tem 80 brigadas ativas, a Rússia possui 220
União Europeia

Que é preciso para que a UE se defenda a si mesma?

A UE deve trilhar, urgentemente, o caminho do alargamento. Não será uma questão de dinheiro, mas sim de ambição e de decisão. Não podemos demorar décadas até se aceitarem países no nosso seio.
Noticiário

00h. Benfica vence SC Braga por 1-0

Pavlidis fez o único golo do encontro e colocou as águias na próxima fase. Ainda, Donald Trump afirma que a Ucrânia pode “esquecer” a adesão à NATO.
NATO

A Europa pode defender-se sem esta NATO?

O novo chanceler alemão disse que possivelmente ia desaparecer "a NATO como a conhecemos". Com o desinvestimento dos EUA, como ficam os europeus? Há pistas — e incertezas.
Alemanha

Merz quer Europa "independente" dos EUA

Trump é "largamente indiferente ao destino da Europa" e, por isso, uma das prioridades do novo chanceler alemão será fortalecê-la para a tornar independente dos EUA. E pensar numa outra NATO.
A Sexta Coluna

Depois de Munique

Numa Europa que abandonou o patriotismo e o realismo em política externa e que viveu à sombra da América, as suas palavras e o seu estilo só podiam causar choro e ranger de dentes entre as elites.
Guerra na Ucrânia

General Valença Pinto afirma que "a NATO morreu"

 "A NATO morreu, porque não há vínculo transatlântico. Como é que há vínculo transatlântico com uma pessoa que diz as coisas que Trump diz", diz o antigo chefe do Estado-Maior das Forças Armadas.
Guerra na Ucrânia

NATO tenta dar garantias a Zelensky

A conversa entre o secretário-geral da NATO e o Presidente ucraniano ocorreu na mesma altura em que o homólogo dos EUA, Donald Trump, criticou Volodymyr Zelensky, culpabilizando-o pela invasão russa.
Noticiário

13h. Chega. Moção de censura já está no Parlamento

O prazo dado por André Ventura para o primeiro ministro dar explicações terminou ao meio dia. Ainda neste jornal, mais de setenta militantes do BE anunciam a saída da distrital de Portalegre.
Gabinete de Guerra

A aliança entre os EUA e a Europa está por um fio?

Bruno Cardoso Reis explica o paradoxo de Trump ter mais preocupações em se aproximar de um "inimigo declarado à Europa livre e aos interesses norte-americanos" do que com os seus aliados na Europa.
Guerra na Ucrânia

Scholz quer Europa e EUA a trabalhar em conjunto

A prioridade para Scholz é que Kiev seja capaz de continuar o caminho da adesão à UE, defender a sua soberania e segurança e ter um exército forte, para tal precisa dos apoios da Europa e dos EUA.
Guerra na Ucrânia

Rutte pede colarboração dos EUA para fim da guerra

"Temos muito a fazer e vamos cooperar estreitamente para alcançar o fim da guerra e uma segurança duradoura para todos nós", disse Rutte nas redes sociais após reunir com Keith Kellogg em Bruxelas.
Guerra na Ucrânia

Hungria critica reunião de líderes europeus

A Hungria critica a cimeira de Paris, acusando líderes europeus de bloquearem um acordo de paz na Ucrânia. Peter Szijjarto defende que Donald Trump está empenhado numa solução pacífica.
Noticiário

6h. Líderes europeus reúnem-se hoje em Paris

O encontro foi convocado pelo Presidente francês, Emmanuel Macron. vão marcar presença a presidente da Comissão Europeia, o presidente do Conselho Europeu, o secretário-geral da NATO e outros líderes.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.