917kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Banca

Empresas

Empresas de criptoativos não podem ser registadas

O Banco de Portugal não está a registar novas empresas de criptoativos desde o final do ano passado. Indica que falta regulamento do Governo para definir quem pode registar.
Noticiário

13h. Leitão Amaro vai liderar secretaria-geral

O Ministro da Presidência acumula agora outra função. Depois da primeira escolha do Governo, Hélder Rosalino ter-se afastado do cargo. Ainda, recluso faz cinco reféns em prisão de França.
Governo

Banco de Portugal pagou salários no Governo

No primeiro Governo de Pedro Passos Coelho, Banco de Portugal chegou a assegurar salários de trabalhadores que entraram no Governo. Centeno mantém que é violação da lei.
Banco de Portugal

Ronaldo. Moeda do BdP inspira notícias falsas

O BdP avisou que tomou conhecimento de notícias falsas divulgadas em sites estrangeiros, relativamente à emissão de uma moeda de coleção, no valor de 7,5 euros, em homenagem a Cristiano Ronaldo.
Banco de Portugal

Mendonça Mendes: "Governo inventa desculpas"

António Mendonça Mendes acusou o executivo de se “refugiar em desculpas e tentar acusar e atirar para o Banco de Portugal culpas que são exclusivamente do Governo na condução deste processo”.
Angola

Angola emite dívida para ter empréstimo do JP

Emissão de dívida pública foi feita com um spread  [lucro do banco] de 650,6 pontos-base e com maturidade a 31 de dezembro de 2030. Crédito serve para garantir o empréstimo de 400 milhões de dólares.
Banco de Portugal

Dívida pública recua para 269,1 mil milhões

Descida "refletiu sobretudo a redução dos títulos de dívida de curto prazo, parcialmente compensada pelo aumento dos títulos de dívida de longo prazo e dos certificados de aforro"
Banco de Portugal

Mário Centeno deve demitir-se

É hoje inegável que o Banco de Portugal está a ser politicamente instrumentalizado de uma forma flagrante, ao serviço dos objetivos políticos do seu actual Governador.
Governo

Secretaria-geral entra em funções sem Rosalino

Uma nota do Governo indica que dois dos seis secretários-gerais adjuntos "serão nomeados mais adiante". Fica por escolher alternativa a Hélder Rosalino, que abdicou do cargo depois de toda a polémica.
Resposta Pronta

PAN acusa Governo de lógica "jobs for the boys"

 Porta-voz do PAN, Inês Sousa Real, fala em decreto-lei à medida de Hélder Rosalino que entretanto desistiu de ser o novo secretário-geral do Governo. E defende pedido de apreciação de PS e Chega.
Banco de Portugal

BdP avisa bancos para serem cautelosos

A garantia pública para crédito à habitação da primeira casa de jovens entre os 18 e os 35 anos foi aprovada pelo Governo em julho. Instituição liderada por Mário Centeno deixa alertas aos bancos.
Noticiário

14h. Caso Rosalino. PAN defende PS e Chega

Apreciação parlamentar do decreto-lei que permitiu nomear Helder Rosalino como secretário-geral do Governo é importante, defende Inês Sousa Real. Gestor, entretanto, desistiu. r
Crédito à Habitação

Banco CTT também já concede garantia pública

Banco CTT concluiu o processo de adesão à garantia pública para crédito habitação jovem. Entidade bancária garante que primeiras escrituras já estão agendadas para 2025.
Noticiário

10h. Caso Rosalino mostra "arrogância" do Governo

Ex-ministro da Administração Interna do PS diz que Mário Centeno se limitou a cumprir o seu papel. Admite debate sobre salário dos políticos, mas não a partir de casos individuais.
E o vencedor é...

Hélder Rosalino desiste. Vitória de Mário Centeno?

No labirinto jurídico português, que atrapalha até quem faz as próprias leis, Hélder Rosalino volta atrás. Mário Centeno é a única pessoa que sai bem e ganha votos à direita. Ainda o acordo na Saúde.
Explicador

Cabrita: "Centeno limitou-se a cumprir a lei"

Eduardo Cabrita considera que o caso não fica resolvido com a indisponibilidade de Hélder Rosalino. Acredita que é "absurdo" ter posição totalmente administrativa na dependência direta do Governo.
Noticiário

7h. Hélder Rosalino. Governo ignorou lei de 1988

Antigo administrador do Banco de Portugal recuou, e já não vai assumir funções. Limites estabelecidos por lei de 1988 eram ignorados pelo polémico decreto-lei do Governo.
A História do Dia

O caso do ordenado de Hélder Rosalino

Os quase 16 mil euros de vencimento originaram a polémica, que foi depois alimentada por leis, aparentemente, feitas à medida do novo cargo. Beatriz Ferreira, jornalista, é a convidada.
Noticiário

00h. Médicos: SIM e Governo chegam a acordo 

Apesar de inicialmente exigir um aumento de 15%, o SIM mostrou-se satisfeito com entendimento alcançado. Já a ministra da saúde diz que olhou para os aspetos essenciais para sustentabilidade do SNS.
Noticiário

23h. Morreu a poetisa Adília Lopes, tinha 64 anos

Adília Lopes, pseudónimo de Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira, cumpriu 40 anos de vida literária. A obra inclui títulos como o "Poeta de Pondichéry", "Manhã" e "Choupos".
Governo

O delfim de Gaspar já não será "COO" de Montenegro

Hélder Rosalino desistiu da nomeação para a liderança da (nova) Secretaria-geral do Governo, onde iria receber o mesmo salário de quase 15.000 euros por mês que ganha como quadro Banco de Portugal.
Emissão Especial

As reações à desistência de Rosalino

Hélder Rosalino informou o Governo da "indisponibilidade" para ser o novo secretário-geral após a polémica sobre salário. As reações a esta decisão numa emissão especial da Rádio Observador.
Governo

Hélder Rosalino desiste de ser secretário-geral

O antigo governante Hélder Rosalino informou o Governo da sua "indisponibilidade" para ser o novo secretário-geral do Executivo após a polémica sobre salário. Governo de Montenegro culpa Centeno.
O Esplendor e a Infâmia

O mordomo Rosalino. E o “insulto” Paulo Macedo

A assinatura de António Costa saiu por engano no diploma que criou o secretário-geral do Governo. Os debates épicos de 2004 sobre Paulo Macedo no fisco. E dois escândalos antigos do Banco de Portugal.
Noticiário

18h.PS e Chega querem discutir decreto de Rosalino

O decreto-lei publicado a seguir ao Natal permite que possa ganhar mais do que o primeiro-ministro optando pelo salário de origem. Ainda, o portal do SNS está a dar informações erradas.
Governo

Rosalino. Chega e PS admitem apreciação do decreto

Ventura diz que caso de Hélder Rosalino é "pior" do que o de Alexandra Reis. Chega e PS admitem apreciação parlamentar do decreto que permitiu nomeação do secretário geral, que entretanto desistiu.
Explicador

Rosalino precisa de uma lei à medida do salário?

António Mendonça Mendes (PS) considera que o salário de Hélder Rosalino não é justo, ainda para mais em comparação com o PM. Um valor, afirma Alexandre Poço (PSD), já fixado pelo Banco de Portugal.
Noticiário

16h. Rosalino no Governo? "Personalização da lei"

Eduardo Cabrita acusa o governo de fazer legislação à medida para nomear Hélder Rosalino como secretário-geral do Governo. Ex-ministro da Administração Interna reage, ainda, à entrevista do PM.
Resposta Pronta

"Lei à medida do nomeado Rosalino não dignifica"

"Forma de legislar atamancada": é a expressão utilizada pelo ex-ministro do PS Eduardo Cabrita para condenar Governo na nomeação de Hélder Rosalino. E diz que PM assume "dois erros" sobre segurança.
Noticiário

6h. Coreia do Sul: 2 pessoas resgatadas vivas

Estavam a bordo 181 pessoas. Apenas duas foram encontradas, até agora, com vida. O CEO da companhia aérea já veio pedir desculpa pelo acidente e garante tudo fazer para apoiar as famílias das vítimas.
Noticiário

5h. Venezuela liberta 138 presos políticos

A ONG, Comité pela Liberdade dos Presos Políticos, diz que estas pessoas estão a ser libertados sob a condição de assinarem um documento que assegura que foram cumpridos todos os direitos humanos.
Noticiário

4h. Espera no Amadora/Sintra continua elevada

Em comunicado, a ULS Amadora/Sintra explica que houve um aumento da procura nas urgências, devida a casos de infeções respiratórias e ao agravamento de doenças crónicas.
Noticiário

3h. 47 pessoas morrem em desastre na Coreia do Sul

As autoridades já estão a investigar a causa do acidente. O presidente interino da Coreia do Sul já pediu para que todos os recursos fossem mobilizados para o aeroporto internacional de Muan.
Noticiário

2h. Avião despenha-se na Coreia do Sul 

O avião vinha da Tailândia, mas despenhou-se ao aterrar no aeroporto internacional de Muan, no sul da Coreia do Sul. Terá colido com uma vedação no aeroporto, o que desencadeou um incêndio.
Noticiário

1h. Amadora/ Sintra com tempos de espera de 10H

A Unidade Local de Saúde Amadora /Sintra, que integra o Hospital Doutor Fernando Fonseca, justifica os elevados tempos de espera nas urgências com o aumento do número de admissões por causa do frio.
Noticiário

00h. Saúde: Plano do governo falhou, diz Ventura

Reação do líder do Chega às saídas dos conselhos de administração das ULS da Lezíria, do Alto Alentejo e da Região de Leiria. Ventura acusa executivo de não estar a investir o necessário na saúde.
Noticiário

20h. Processo de nomeação de Rosalino é "ridículo"

João Paulo Batalha defende que deveria ter sido feito concurso para o cargo de secretário-geral do governo e critica o executivo por salário de mais de 15 mil euros pago pelo erário público.
Caso BPP

Rendeiro. Como MP e PJ recuperaram 70 milhões

Um email sobre um aluguer de um apartamento em Londres foi o gatilho para descobrir obras de arte desviadas por João Rendeiro. Três ex-administradores ficaram sem 20 milhões de euros em depósitos.
Resposta Pronta

Hélder Rosalino. Processo de nomeação é "ridículo"

João Paulo Batalha (Frente Cívica) defende que concurso para secretário-geral do governo teria sido o correto. E critica governo por salário de 15.905€ pago pelo erário público.
Noticiário

13h.PS chama CEO do SNS ao Parlamento com urgência

João Paulo Correia (PS) critica ainda o silêncio de Montenegro sobre constrangimentos na saúde. Ainda, Banco de Portugal recusa despesas referentes à remuneração do novo secretário-geral do Governo.
Noticiário

12h. Ucrânia atinge armazém de drones russo

Anúncio feito pelo Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia no Telegram. Ainda, há cinco urgências encerradas no centro e sul do país.
Noticiário

8h CEO do Governo vai ganhar 160% mais que suposto

Helder Rosalino, que foi administrador do Banco de Portugal, vai iniciar as novas funções em Janeiro com mais de 15 mil euros de ordenado. Ainda, o suspeito do tiroteio em Viseu continua em fuga.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.