Donald Trump mantém a recusa em divulgar a sua declaração de impostos e deixar que o público saiba qual é a taxa efetiva de imposto que o milionário paga. Numa entrevista à televisão ABC News, o presumível candidato republicano à Casa Branca respondeu a uma questão do jornalista sobre essa taxa efetiva de imposto e respondeu: “It’s none of your business” (o que pode traduzir-se por Não é da sua conta, ou Meta-se na sua vida).

O milionário tem sido alvo de críticas por parte de figuras como a rival democrata Hillary Clinton e, também, o antigo candidato republicano Mitt Romney, por não mostrar a declaração de rendimentos. Esse documento permitiria saber quanto Trump paga em impostos e, claro, ter uma ideia mais fundamentada sobre que dimensão tem, afinal, a sua fortuna. Mas o empresário diz que não pode divulgar o documento porque está a ser sujeito a uma auditoria “de rotina” às suas finanças.

Trump deixa uma promessa de publicar os documentos assim que for concluída a auditoria, que abrange os seus rendimentos de 2009 a 2014. Mas recusa-se, por outro lado, a tornar públicas as suas declarações de rendimentos anteriores, que não estão a ser auditadas. E o fisco norte-americano já veio esclarecer que não há qualquer impedimento legal a que Donald Trump divulgue as declarações fiscais, só pelo facto de estarem a ser auditadas. Isso aconteceu com Richard Nixon, em 1973, recorda o Financial Times.

O público norte-americano, defende Trump, não tem um direito de espreitar para a sua situação fiscal. It´s none of your business, respondeu Trump ao jornalista da ABC News que o entrevistou. Trump reconheceu que luta “com grande intensidade para pagar o mínimo possível em impostos” mas deixa a garantia de que não tem “contas na Suíça nem offshores.

As pessoas não vão aprender nada [ao consultarem essas declarações]. Aprende-se muito pouco com declarações de rendimentos mas, mesmo assim, eu divulgarei quando as auditorias terminarem. Não tenho qualquer problema com isso… Não tenho contas bancárias na Suíça, nem offshores. Sou dono de uma empresa muito, muito limpa”.