Os termómetros vão chegar, este domingo, aos 40 graus nos distritos de Santarém, Évora e Beja, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê um dia quente e seco, com vento a soprar em geral fraco.

Mas não é só nestes distritos que o calor se fará sentir. As temperaturas chegarão aos 39.º em Castelo Branco, 38.º em Portalegre, 37.º em Lisboa, 36.º em Viseu, 35.º em Vila Real e Bragança e aos 34.º em Braga e Coimbra.

O IPMA prevê para o dia de hoje céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade até ao fim da manhã no litoral a norte do Cabo Raso, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira.

O vento vai soprar em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, sendo do quadrante leste no Algarve, soprando moderado (20 a 30 km/h) na faixa costeira a norte do Cabo Espichel e nas terras altas a partir da tarde. Está igualmente prevista uma pequena subida de temperatura na região Sul.

Para as ilhas, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado e possibilidade da ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte da ilha da Madeira, com as temperaturas na ordem dos 25.º no Funchal, e céu pouco nublado, mas períodos de chuva fraca que podem passar a aguaceiros à noite nas ilhas açorianas do Grupo Ocidental (Flores e Corvo) e possibilidade de aguaceiros fracos no Grupo Oriental (S. Miguel e Santa Maria).

14 distritos sob risco ‘Muito Elevado’

Em dia de muito calor o melhor mesmo é adotar alguns cuidados, sobretudo porque os raios ultravioleta não dão tréguas. Catorze regiões do Continente e ilhas apresentam risco ‘Muito Elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Beja, Bragança, Évora, Funchal, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Viseu, Vila Real, Santa Cruz, Horta, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada são os distritos com maior grau de exposição.

Já Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines e Viana do Castelo apresentam hoje risco ‘Elevado’ de exposição à radiação UV.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).