Praia de Odeceixe
É uma das pérolas de Aljezur que envergonha muitas das praias da Costa Vicentina. A Praia de Odeceixe é a praia mais setentrional do Algarve com bandeira azul, o galardão de excelência no que toca à qualidade da água. A forte ondulação do mar faz as delícias dos surfistas (e das escolas de surf que lá habitam) e a grande ribeira que a contorna — conhecida como a Ribeira de Seixe — é uma autêntica piscina para as crianças que estão a aprender a nadar. Esta praia é protegida e, segundo os nadadores salvadores, a temperatura máxima da água em pleno verão ronda os 25 graus. O vento varia consoante o dia mas a areia é macia.
Onde fica? Odeceixe, Aljezur
Ondulação? Forte
Acessos? Parque de estacionamento pavimentado e acesso fácil através de uma descida acentuada

Durante a maré baixa formam-se pequenas lagoas no areal da Praia de Odeceixe, onde as crianças costumam brincar. (foto: André Marques/Observador)
Praia de Vale dos Homens
A Praia de Vale dos Homens não faz jus ao nome, uma vez que é uma das zonas menos frequentadas de Aljezur, ideal para quem quer desligar durante as férias e não se importa de ficar sem rede por algumas horas. Com ou sem homens, a verdade é que é adorada pelos amantes da natureza que não se importam de descer uma escada com 285 degraus para estarem resguardados do vento e rodeados de falésias. Os mergulhos é que têm de ser dados com cuidado, não só porque a ondulação é alta e há muitas rochas no mar.
Onde fica? Rogil, Aljezur
Ondulação? Relativamente forte
Acessos? Parque de estacionamento em terra batida e acesso relativamente complicado numa escada com 285 degraus

A paisagem selvagem da Praia de Vale dos Homens compensa os 285 degraus que tem de descer (e subir) para a visitar. (foto: André Marques/Observador)
Praia da Carriagem
O caminho para a Carriagem é em terra batida e o acesso é feito por escadas numa descida íngreme — uma das razões pela qual é pouco frequentada — mas as formações rochosas da praia compensam qualquer esforço para lá chegar. Já o cascalho e o pouco areal existente são os melhores amigos dos peixes, mexilhões e caranguejos que se escondem nos buracos das rochas. A Praia da Carriagem, em si, não é vigiada mas um porto seguro para adultos que estejam à procura de um sítio sossegado para descansar. A pouca areia tem muitas rochas e não é recomendável para grandes famílias com crianças pequenas.
Onde fica? Rogil, Aljezur
Ondulação? Relativamente forte
Acessos? Parque de estacionamento em terra batida e acesso complicado numa descida íngreme com escadas

Nesta praia consegue observar uma enorme variedade da flora e fauna marítimas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. (foto: André Marques/Observador)
Praia do Castelejo
O areal muito extenso da Praia do Castelejo transforma-o num dos melhores locais para levar a família a apanhar banhos de sol (a praia é vigiada) ou para praticar exercício físico. A areia é firme e estável para correr até ao areal da Praia da Cordoama e, quem sabe, fazer flexões e abdominais na toalha. Já a própria Praia do Castelejo encaixa-se no fundo de elevadas escarpas atravessadas por uma ribeira onde uma grande rocha negra de xisto (apelidada rocha da Laje) é a estrela principal da paisagem. No verão a temperatura da água ronda os 20 graus, mas os banhistas do Castelejo preferem antes dedicar-se à apanha de percebes, o marisco mais apreciado da região.
Onde fica? Vila do Bispo
Ondulação? Forte
Acessos? Parque de estacionamento pavimentado e acesso fácil através de um passadiço de madeira

Não estranhe se, nos buracos das rochas negras de xisto, encontrar percebes, mexilhões e caranguejos. (foto: André Marques/Observador)
Praia das Furnas
É um paraíso (quase) secreto que, só para lá chegar, obriga-o a atravessar uma estrada muito estreita de terra batida. A ausência de indicações torna o acesso ainda mais complicado e é provável que fique sem rede (e GPS) a meio do caminho. Se encontrar uma velha casa em ruínas, o seu destino fica no fim da estrada de pedras. A Praia das Furnas, perto de Vila do Bispo e não de Vila Nova de Mil Fontes, é bastante desconhecida mas uma passagem obrigatória para os adeptos de nudismo que ocupam as pequenas cavernas das rochas quando a maré está baixa. A ondulação fraca faz as delícias dos animais dos banhistas que nadam de uma costa à outra. O destino perfeito se está à procura de água límpida e areia fina dourada.
Onde fica? Vila do Bispo
Ondulação? Fraca
Acessos? Parque de estacionamento em terra batida e acesso complicado por uma estrada de pedras

Na maré baixa as cavernas fazem as delícias dos banhistas que são adeptos de nudismo. (foto: André Marques/Observador)
Praia da Marinha
Foi considerada uma das 10 melhores praias da Europa pela revista Condé Nast Traveler e não será difícil perceber porquê. “É uma das praias mais fotografadas em Portugal, com areia dourada, água azul-turquesa e formações rochosas, muito popular entre famílias graças às suas grutas, piscinas naturais, águas límpidas e calmas, perfeitas para mergulhos”, lê-se no artigo. A água quente e a areia rochosa explicam porque é que a Praia da Marinha é cada vez mais frequentada. Invejada pelas suas altas falésias e incontáveis miradouros, é um ponto de passagem obrigatório para todos os apreciadores de pequenos destinos paradisíacos.
Onde fica? Carvoeiro
Ondulação? Fraca
Acessos? Parque de estacionamento em terra batida e acesso fácil por uma longa escadaria

Em 2015, a Praia da Marinha também foi classificada como um os melhores destinos da Europa pela European Best Destinations. (foto: André Marques/Observador)
Praia dos Três Irmãos
Areia dourada, mar azul e um passadiço em tom cobre. Eis as três maravilhas que fazem da popular Praia dos Três Irmãos uma das melhores praias do Algarve. A baía, abrigada entre rochedos, prolonga-se durante sete quilómetros que pode realizar no renovado Passadiço de Alvor. A temperatura da água calma, em pleno verão, chega a atingir os 22 graus e não faltam bares de praia para abastecer a família durante todo o dia. Enquanto a bandeira azul (e a bandeira de ouro) indicam a boa qualidade da água, a ondulação forte atrai os banhistas praticantes de surf e windsurf. Aqui também não faltam vendedores de bolas de Berlim e até de roupa de praia, caso seja apanhado desprevenido por uma das ondas.
Onde fica? Alvor, Portimão
Ondulação? Relativamente forte
Acessos? Parque de estacionamento em terra batida e acesso fácil através de um passadiço

A Praia dos Três irmãos está abrigada entre rochedos e tem uma temperatura de água que vai agradar até os mais friorentos. (foto: André Marques/Observador)
Praia dos Arrifes
É uma das mais pequenas do concelho algarvio e parte do seu charme é mesmo esse. Pensada para famílias e proibida para surfistas, a Praia dos Arrifes também é conhecida pela Praia dos Três Penecos, graças aos três rochedos que dominam a paisagem. Vai ser difícil estender a toalha mas a boa notícia é que pode passar o dia a observar os arcos nas paredes rochosas e os pequenos peixes a nadar nos poços naturais. A temperatura média da água no verão ronda os 22 graus e existe um restaurante onde pode petiscar ao por do sol com uma paisagem privilegiada.
Onde fica? Albufeira
Ondulação? Fraca
Acessos? Parque de estacionamento em terra batida e acesso escondido com escadas de madeira

A Praia dos Arrifes é cercada de pequenas arribas onde se formam poços naturais entre as rochas. (foto: André Marques/Observador)
Praia da Barrinha
Os banhistas assíduos da Praia de Faro provavelmente ignoram o longo passadiço de madeira que se situa na extremidade nascente da Península do Ancão. Aí situa-se a Praia da Barrinha que, ao contrário da sua irmã, não tem edifícios, bares de praia ou mesmo estacionamento. Esta está quase sempre deserta, em comparação com a Praia de Faro, e também pode ser acedida de barco. A temperatura da água é relativamente mais fria e a ondulação, graças ao vento que afeta o extenso areal, mais forte.
Onde fica? Barrinha, Ilha de Faro
Ondulação? Forte
Acessos? Não há parque de estacionamento e o acesso é feito através de um passadiço longo e degradado

A Praia (quase) deserta da Barrinha é o local ideal para praticar surf, windsurf, kitesurf e paddleboard. (foto: André Marques/Observador)
Praia do Farol
A Praia do Farol é a mais difícil de aceder porque tem de apanhar um barco para a Ilha da Culatra a partir do Cais da Porta Nova (Portas do Mar), em Faro. A boa nova é que, durante a viagem congestionada que ronda os 40 minutos (a ida e volta custa 5€ para adultos no pequeno balcão à porta do cais), pode desfrutar da beleza natural da Ria Formosa. À chegada do barco, o acesso é feito por uma estrada rodeada de pequenas casas e bares de praia. O extenso areal costuma estar congestionado mas torna-se gradualmente mais calmo a nascente. A temperatura máxima da água límpida ronda normalmente os 22 graus.
Onde fica? Ilha da Culatra, Faro
Ondulação? Fraca
Acessos? Por barco (consulte os horários aqui)

Não será difícil perceber porque é que a Praia do Farol se chama assim. Este faz parte da paisagem ao longo do extenso areal. (foto: André Marques/Observador)