O FC Porto emitiu esta quinta-feira um comunicado no site oficial do clube dando conta da sua preocupação face às notícias veiculadas nos últimos dias, que dão conta da presença de muitos adeptos no Estádio da Luz para o clássico de sábado frente ao Benfica em zonas que não aquela reservada para a falange de apoio visitante.
A confirmar-se esse cenário, ao mesmo tempo que deixam o alerta ao organizador do jogo e às autoridades policiais no sentido de haver a devida salvaguarda desse cenário a nível preventivo, por forma a evitar “graves problemas de segurança”, os responsáveis azuis e brancos sugerem mesmo a possibilidade de ser aumentado o setor reservado para os adeptos visitantes, que contará já com 3.250 lugares vendidos na totalidade no Estádio do Dragão em pouco mais de uma hora.
De registar que o FC Porto deixa a ressalva aos seus adeptos que quem se apresentar com ingressos de sócios do Benfica poderá ver a entrada no recinto vedada, ao contrário de todos os outros que tenham bilhetes válidos e que não poderão ser vedados nessa possibilidade de acederem ao estádio.
Leia aqui na íntegra o comunicado do FC Porto:
“O FC Porto é obrigado a fazer um alerta de segurança a todos os sócios e adeptos que se vão deslocar ao Estádio da Luz para assistir ao jogo Benfica-FC Porto, marcado para este sábado. Segundo notícia publicada esta quinta-feira pelo Jornal de Notícias, há milhares de adeptos do nosso clube com bilhetes para outras zonas do estádio que não a destinada ao setor visitante.
A ser verdade esta informação, podemos estar na iminência de graves problemas de segurança se o organizador do jogo e as autoridades policiais não prepararem devidamente o encaminhamento e acomodação dos adeptos.
Todos os adeptos com bilhetes ou convites terão acesso ao jogo, exceto os que se apresentarem com bilhetes de sócios do Benfica, a quem poderá ser vedada a entrada. Àqueles que estiverem munidos de um título de ingresso válido terá de ser permitida a entrada, sendo provável que a polícia, invocando naturais razões de segurança, os encaminhe para o setor visitante.
Acontece que, como todos sabem, os 3.250 lugares do setor visitante serão integralmente ocupados com adeptos do FC Porto, não existindo mais lugares para todos os outros adeptos que eventualmente sejam para aí encaminhados, podendo resultar um problema de sobrelotação, com todos os perigos que a situação acarreta.
O FC Porto alerta as autoridades para os riscos e apela para que, desde já, se averigue da necessidade do aumento do setor visitante. Importa também garantir condições de entrada e revista devidamente dimensionados para o fluxo previsto, para que os adeptos possam ocupar os lugares antes de o jogo se iniciar.”