O Ministério da Defesa vai propor esta quinta-feira durante a reunião do Conselho de Ministros o nome de Frederico Rovisco Duarte para Chefe de Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte irá assumir o cargo depois da saída de Carlos Jerónimo, que pediu demissão na semana passada na sequência da polémica sobre a discriminação homossexual no Colégio Militar.

Rovisco Duarte, atual Inspetor-Geral do Exército, foi escolhido depois de uma reunião do Conselho Superior do Exército, disse à Lusa fonte do Governo. O Chefe do Estado-Maior do Exército é nomeado pelo Presidente da República a partir de uma proposta apresentada pelo Governo.

RoviscoDuarte

Rovisco Duarte ocupa atualmente o cargo de Inspetor-Geral do Exército

A polémica surgiu depois de uma reportagem do Observador em que o subdiretor do Colégio Militar, António Grilo, admitia que a discriminação homossexual era uma realidade na interior da instituição. O ministro da Defesa, José Alberto Azeredo Lopes, pediu explicações a Carlos Jerónimo, considerando a situação “absolutamente inaceitável”. É ao Comando do Exército que cabe a tutela do Colégio Militar.

O pedido de demissão de Carlos Jerónimo surgiu pouco tempo depois, tendo sido aceite de imediato pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.