Durante a apresentação dos American Music Awards, Gigi Hadid, top model de 21 anos, fez uma personificação de Melania Trump, acentuando o sotaque esloveno da futura primeira-dama dos EUA de forma irónica. Após várias críticas de que teria sido racista e desrespeitosa, a modelo veio pedir desculpa na sua conta do Twitter, publicando a foto de uma carta escrita à mão.
“Esta é a minha imitação da Melania Trump, tenho que fazer a cara correta”, disse a modelo, enquanto forçava os lábios para que fiquem mais volumosos, como se tivessem botox durante a cerimónia dos prémios musicais.
https://www.youtube.com/watch?v=6uUj-UyfxPo
“Eu fiquei muito honrada em ser anfitriã dos AMA’s, na noite passada, e por ter trabalhado com muitas das melhores e mais respeitadas pessoas do ramo da escrita. Ainda assim, removi ou alterei algumas coisas do meu guião, aquelas que eu senti irem demasiado longe (…) e o que permaneceu foi feito com bom humor e nenhuma má intenção. (…) Eu acredito que a Melania entende o mundo do espetáculo e como as coisas são escritas e como funcionam. Peço desculpa a todas aqueles que se sentiram ofendidos (…) Com respeito, GH,” lê-se depois na carta partilhada na rede social.
https://twitter.com/GiGiHadid/status/800896593473875968
A imitação que Gigi Hadid fez de Melania Trump baseou-se no discurso em que a mulher de Donald Trump foi acusada de plágio de um discurso já feito por Michelle Obama. Porém, nem todos entenderam o humor e a modelo acabou por ser fortemente criticada. Eis alguns exemplos:
“Milhares de mulheres bonitas no mundo, talvez a Maybelline consiga encontrar uma com mais classe para substituir a Gigi Hadid depois do AMA’s”
Thousands of beautiful women in the world, maybe @Maybelline will find a classy 1 to replace #GigiHadid after #AMAshttps://t.co/XHWeO8m5Qn
— Mandi (@MissMandi00) November 21, 2016
“Gigi Hadid foi completamente racista na sua imitação de Melania Trump nos AMA’s”
Gigi Hadid SLAMMED as Racist Over AMA Melania Trump Impression https://t.co/4qF8ThCCm6 #GigiHadid #MelaniaTrump #AmericanMusicAwards
— IJustPutYouOnBlast (@JustPutUonBlast) November 21, 2016
“Uma imitação patética de uma mulher inteligente, que é fluente em cinco línguas, feita por uma mulher que não é fluente nem numa”
A pathetic impression of an intelligent woman who is fluent in five languages by a woman not even fluent in one. #GigiHadid messed up badly. https://t.co/MRxhIqlRoc
— Stephen Simpson ???????? ???????? ???????? ProperGander (@BamaStephen) November 21, 2016
“Gozar do sotaque das pessoas é bullying, não interessa qual é o vosso partido político. Não sou fã da imitação da Gigi Hadid nos AMA’s”
Mocking people for their accent is bullying, no matter your political affiliation. No fan of #GigiHadid's cruel impression on #AMA
— M Brady (@mgb2010) November 21, 2016
“Horrível exibição de racismo de GigiHadid. a Maybelline necessita de despedi-la já”
https://twitter.com/TheDonaldNews/status/800740727147753472