Diretamente vindo da Rússia a tempo de transformar as fotografias de verão em verdadeiros quadros, a aplicação Prisma está a reinventar o conceito de “filtro para imagens” nas redes sociais. Já não basta acertar a luminosidade da imagem, aumentar um pouco a saturação ou acrescentar uma vinheta.
Agora, as imagens têm de ser metamorfoseadas em telas de Mondrian, em desenhados de banda desenhada ou em rabiscos como os dos retratos a carvão. E a prova do sucesso que está a ter esta aplicação é a mensagem que por muitas vezes apareceu no nosso telemóvel quando a andámos a testar: “Há muita gente a utilizar o Prisma neste momento. Por favor, espere um momento e tente de novo”.
Enquanto esperávamos pela nossa vez fomos recolher imagens cheias de histórias por detrás delas. Está o nosso leitor a perguntar-se: o que têm imagens do passado a ver com uma aplicação tão modernista? É que fomos revestir as fotografias históricas com os filtros do Prisma para lhe mostrar uma nova perspetiva do passado. O resultado? Uma História que é também uma autêntica obra de arte. Veja tudo na fotogaleria.