972kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mercados Financeiros

Wall Street

Wall Street fecha em alta 

As "Sete Magníficas", nome dado ao conjunto dos grandes nomes do setor tecnológico, fecharam todas em forte alta. A Dow Jones avançou 1,23%, a Nasdaq progrediu 2,74% e o S&P500 ganhou 2,03%.
Taxas Alfandegárias

EUA: nível de impostos com China não é sustentável

"Penso que ambas as partes estão à espera de falar", afirmou o secretário do Tesouro dos EUA acrescentando que os direitos aduaneiros em vigor teriam de ser reduzidos como condição prévia.
Bolsa

Wall Street fecha em alta a recuperar da queda 

O índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 2,7%, o alargado S&P500 ganhou 2,5% e o tecnológico Nasdaq subiu 2,7%. O valor do dólar também estabilizou depois de cair face ao euro.
Fundo Monetário Internacional

Riscos para a estabilidade financeira "aumentaram"

"A volatilidade dos mercados financeiros nos mercados de ações, divisas e obrigações aumentou acentuadamente", sendo que a "reação de outros países aumentou ainda mais as incertezas".
Empresas

Boeing vai vender ativos digitais à Thoma Bravo

"Esta transação é uma peça importante na estratégia em curso de nos focarmos nos negócios principais", destacou o presidente executivo da Boeing. A venda deverá estar concluída até ao final deste ano.
Mercados Financeiros

Ouro supera os 3.500 dólares pela primeira vez

O ouro, considerado um ativo de refúgio em tempos de incerteza económica, continua em forte subida e nesta manhã marcou um novo máximo histórico, acima dos 3.500 dólares por onça.
Taxas Alfandegárias

Divórcio entre EUA e China é como dividir um átomo

Trump pausou "tarifas recíprocas" a países exceto à China, a quem as agravou. Pequim promete "lutar até ao fim" e analistas receiam impacto económico global. "É um desastre", diz João César das Neves.
Empresas

CTT investem 25 milhões em recompra de ações

CTT concluíram o programa de recompra de ações próprias da sociedade anunciado em 19 de julho de 2024 "tendo, ao abrigo deste programa, sido adquiridas 4,620 milhões de ações".
BCE

1,5%? Mercados já veem BCE a "salvar" a economia

Tarifas de Trump criam "riscos descendentes" na economia, com impacto incerto na inflação. BCE "pronto" para ativar "todos os instrumentos". Juros podem cair para 1,5% até fim do ano, dizem mercados.
Noticiário

10h. Bolsa de Lisboa abre no vermelho

CTT e a Galp registam pior desempenho das empresas portuguesas cotadas em bolsa: desvalorizam mais de 1%. Ainda, O ministro da Defesa israelita diz que "nenhuma ajuda humanitária vai entrar em Gaza".
Estados Unidos da América

Secretário do Tesouro minimiza queda da dívida

O Secretário do Tesouro dos EUA diz que a confiança internacional nos ativos norte-americanos não diminuiu e acredita que a queda dos títulos do tesouro se deve a um período de "desalavancagem".
Noticiário

9h. Bolsas europeias abrem no verde

Estados Unidos devem começar a negociar as tarifas com a Coreia do Sul, o Japão e a Índia. Ainda, distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Aveiro estão sob aviso amarelo devido ao mau tempo.
Estados Unidos da América

Wall Street abre mista após forte queda na véspera

Às 14h45 em Lisboa, o Dow Jones ganhava 0,33%, para 39.723,18 pontos. Ao mesmo tempo, o Nasdaq avançava 0,75% para 16.510,87 pontos. No sentido oposto, o S&P 500 recuava 0,34% para 5.250,11 pontos.
Estados Unidos da América

Bolsas europeias no "vermelho"

Pelas 10h00 em Lisboa, o EuroStoxx 600 estava a recuar 1,12% para 481,84 pontos. Londres, Paris e Frankfurt baixavam 0,34%, 1,13% e 1,39%, respetivamente. Lisboa manteve-se a subir.
Noticiário

12h. Principais bolsas europeias estão no vermelho

Principais bolsas europeias invertem tendência depois do novo anúncio de tarifas e estão no vermelho. Miranda Sarmento está na Polónia a discutir com os 27 impacto económico das tarifas.
Mercados Financeiros

Mercados da Ásia Pacífico abrem em queda 

O dólar sofreu o seu pior dia desde 2022 e as ações chinesas subiram pela expectativa de incentivos do Governo. A venda de ativos dos EUA sugere ceticismo em relação às conversações comerciais.
Contra-Corrente

Trump recua, Europa pára, Governo avança. E agora?

As bolsas numa montanha russa, um dia caem, outro sobem. Trump suspendeu as tarifas por 90 dias, menos para a China. A Europa também fez uma pausa, em Portugal anunciaram-se medidas. A confusão reina.
Boa moeda, má moeda

Guerra comercial pode fazer baixar juros

O BCE reúne na próxima semana e poderá avançar com novo corte de juros. O risco de recessão é hoje mais forte e a descida de juros pode ajudar a amortecer a queda da economia.
Boa moeda, má moeda

O que fazer no caos das tarifas? Nada - Investir

Os mercados parecem uma montanha russa e os dados mudam várias vezes ao dia. O que fazer com os nossos investimentos? Não fazer nada pode ser a melhor opção.
Boa moeda, má moeda

O que podemos pagar mais caro com as tarifas

A UE divulgou a lista de 1700 produtos dos Estados Unidos que passarão a pagar 25% de taxa aduaneira se a guerra comercial avançar. Os consumidores devem suportar o essencial do novo imposto.
Donald Trump

O banqueiro ou a China. Quem fez Trump recuar?

Secretário do Tesouro terá avisado Trump para enorme tensão nos mercados (uma tensão em que a China pode ter tido um dedo). Tarifas começaram a ser vistas com ceticismo por republicanos do Congresso.
Noticiário

20h. Tarifas. Trump acredita em acordo com China

O presidente norte-americano esteve reunido com a restante administração e deu esse sinal, apesar de as tarifas contra Pequim já estarem no patamar dos 145%. Ainda, a atualidade política nacional.
Comentário

"Marca uma viragem na política do governo"

Ana Sanlez, editora adjunta de economia do Observador, diz que a medida do governo marca uma "viragem", mas esclarece que o apoio dado não vem do Estado, mas sim de fundos. 
Noticiário

14h. Governo anuncia pacote de apoio às empresas

É a reação do Governo, depois da reunião de Conselho de Ministros. E ainda, Ordem dos Médicos vai pedir uma reunião com caráter de urgência à ministra da Saúde.
Noticiário

12h. UE suspende contramedidas para os EUA

É uma posição assumida pela presidente da Comissão Europeia através da rede social X. E ainda, Luís Montenegro critica as propostas do PS e do BE para a habitação.
Noticiário

6h. Tarifas EUA. Bolsa de Tóquio abre em alta

Depois de Donald Trump ter suspendido as tarifas recíprocas durante 90 dias, várias bolsas estão a recuperar a queda dos últimos dias. A bolsa de Tóquio é uma delas, abriu a ganhar mais de 8%.
Noticiário

3h. Suspensão de taxas faz bolsas dos EUA disparar

Esta subida contrasta com as descidas que têm acontecido na bolsa norte-americana nos últimos dias, devido à aplicação das tarifas impostas pela Casa Branca que foram suspensas durante 90 dias.
Mercados Financeiros

"Foi sempre o plano". Tarifas mais altas suspensas

Presidente dos EUA anuncia recuo, com pausa de 90 dias à aplicação das suas "tarifas recíprocas". Secretário do Tesouro diz que sempre foi este o plano de Trump. Índices acionistas saltam 10%.
Mercados Financeiros

"Calma!". Trump puxa por bolsas após queda abrupta

"Be cool!". Trump pede "calma" aos investidores, após uma das piores sequências de sempre na bolsa. Após semanas a culpar "globalistas" pela quedas, Trump cedeu: "É uma excelente altura para comprar".
Noticiário

18h. Bolsa de Lisboa encerra com perdas de 3% 

14 empresas ficaram cotadas no 'vermelho'. A Galp foi a empresa que viu as ações a cair mais, perto de 6%. Ainda, o Governo reúne Conselho de Ministros amanhã para discutir apoios para as empresas.
Noticiário

15h.UE aprova resposta conjunta às tarifas dos EUA

Os 27 deram ‘luz verde’ à proposta da CE para aplicar taxas alfandegárias até 25%. E ainda, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa terminou o ano passado com lucros acima dos 30 milhões de euros.
Noticiário

14h. Tarifas. Governo com reunião marcada

Luís Montenegro remete explicações para amanhã. E ainda, o porta voz do Livre, Rui Tavares, critica o PS por apelar ao voto útil "a mais de um mês das eleições" legislativas.
Noticiário

13h. China impõe tarifas de 84% a produtos dos EUA

Anúncio feito pelo ministério das finanças chinês. E ainda, a ministra da Administração Interna não confirma se vai ou não fazer parte do próximo Governo em caso de vitória da AD nas legislativas.
Noticiário

8h. Trump diz que China quer negociar tarifas

Presidente dos Estados Unidos anuncia também a intenção de aplicar tarifas na indústria farmacêutica. Ainda, bolsas asiáticas em queda esta manhã.
Noticiário

7h. Trump. Tarifas alfandegárias já estão em vigor

As bolsas asiáticas estão a reagir negativamente à entrada em vigor das tarifas. Ainda neste jornal, os debates de ontem à noite e a possível remodelação no Governo se a AD vencer as eleições.
Legislativas 2025

PS quer duplicar valor garantido a investidores

Os pequenos investidores têm atualmente a garantia de serem ressarcidos em alguns investimentos em 25 mil euros. O PS, no programa eleitoral, promete duplicar o valor.
Noticiário

14h. Tarifas. Governo promete apoiar empresas

O governo promete várias medidas para mitigar o impacto das tarifas aduaneiras impostas pelos Estados Unidos. Ainda, a IGAS deteta irregularidades em certificados de baixa de agentes da PSP.
Resposta Pronta

Bolsa. "Mercados europeus respiram de alívio"

Depois de três dias de quebras no mercado bolsista que não se verificavam há quase um século o economista Pedro Lino refere que hoje o setor começa a mostrar sinais de recuperação.
Noticiário

12h. Tarifas. Governo recebe empresas

Reuniões que começaram logo de manhã pelas 9h e que se prolongam ao longo de todo o dia. E ainda, o preço da habitação subiu 4,9% na União Europeia, no quarto trimestre do ano passado.
Estados Unidos da América

Milionários que apoiaram Trump viram-se contra ele

"Não foi nisto que votámos", afirmou Bill Ackman, um dos mais famosos investidores em Wall Street, criticando Donald Trump – que apoiou durante a campanha – pelo lançamento de tarifas pesadas.
Noticiário

9h. Tarifas. Bolsas europeias abriram no verde

Bolsa de Lisboa começou o dia a subir 1,2% depois de vários dias em baixo. Ainda neste jornal, amnistia internacional alerta que a pena de morte ainda é uma realidade em vários países.
Contra-Corrente

Wall Street ou Main Street: quem perde com Trump?

Depois de várias sessões de perdas brutais, Wall Street acalmou. Mas os investidores não, pois não se percebeu por onde pode ir a política tarifária de Trump. Vem aí uma surpresa ou mais uma recessão?
Estados Unidos da América

Estatais chinesas tentam estabilizar mercado

Empresas como a China Chengtong Holdings Group vão aumentar as suas participações em ETF e em ações de empresas estatais, como forma de garantir o "funcionamento estável" do mercado de capitais.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.