Em conferência de imprensa de antevisão da partida das meias finais do Euro 2016, em que Portugal vai defrontar o Pais de Gales, o selecionador português não sabe ainda se Pepe vai estar em condições de jogar.
“Queremos escrever história e temos amanhã um passo gigante a dar. Estamos confiantes e temos capacidade para chegar à final”, afirmou Fernando Santos.
No que toca aos grandes craques das duas seleções, Ronaldo e Bale, colegas do Real Madrid, o selecionador não destaca nenhum dos atletas e afirma que todos os jogadores são importantes e que “todos têm o mesmo objetivo”. “Não estamos aqui para disputar uma Bola de Ouro, estamos aqui para disputar uma presença na final.”
Fernando Santos afirma que este não é o jogo mais importante da sua carreira mas destaca que tem uma grande importância por ser “se disputar a possibilidade de estar na final de um Campeonato da Europa.
“O País de Gales é uma equipa de grandíssima qualidade. E claro que procuramos a estratégia certa para Portugal vencer. E queremos estar na final. Não me interessa com quem vamos jogar, queremos é lá chegar”, afirma Fernando Santos e destaca que sente um grande apreço por todos os “apoiantes” da seleção portuguesa. “Dá-nos mais força este amor à pátria. Temos de dar tudo por eles.”
Mais uma vez, a imprensa francesa voltou a criticar as exibições da seleção portuguesa e ainda pôs em causa a idade de Renato Sanches, aspeto que o selecionador português afirma “não interessa e que amanha é que interessa.”
Fernando Santos respondeu ainda ao facto de o selecionador galês ter dito que Portugal era favorito: “Sinceramente, Gales tem feito um campeonato fantástico. Num dos grupos mais equilibrados, ficou em primeiro lugar: Rússia, Eslováquia e Inglaterra. Ganha a um dos favoritos para vencer o Euro: a Bélgica. Portanto não somos favoritos.”
Fernando Santos fez-se acompanhar do defesa central José Fonte, que iniciou a conferência de imprensa no Estádio do Lyon falando sobre a própria carreira: “Tive de trabalhar muito. Chegar a Inglaterra foi o melhor que me aconteceu”, confessou Fonte que joga no Southampton e que diz que “representar Portugal é um sonho”.
O defesa destacou ainda a qualidade dos galeses, jogadores que “conhece bem” porque jogam na liga inglesa, e sabe que Portugal vai ter um jogo difícil — ao contrário do que disse o selecionador galês, “não há favoritos”, assegurou.
O Portugal-País de Gales está agendado para as 21h00 locais (20h00 em Lisboa) e terá arbitragem do sueco Jonas Eriksson.
A equipa portuguesa procura alcançar a segunda final da sua história, na quinta presença nas ‘meias’ de um Campeonato da Europa.