De óculos quadrados e bigode muito estreito, George Washington Crane III passou a década de 30 a receber mais de 600 homens e mulheres no consultório que mantinha na Universidade Northwestern. Tornou-se, ainda jovem, num dos mais importantes psicólogos e médicos dos Estados Unidos graças às investigações aprofundadas sobre a saúde emocional, o casamento, a personalidade e o sexo. Em 1939, George anunciou a publicação do seu mais badalado trabalho: a Escala de Avaliação Marital. Com ela, prometia, era possível avaliar o desempenho de um homem ou de uma mulher no casamento. Tudo com base em apenas 12 tópicos.

Documentos oficiais do teste desenvolvido George W. Crane.
Com as centenas de entrevistas que fez, George W. Crane resumiu a vida marital das mulheres e dos maridos em doze aspetos positivos e doze aspetos negativos, alguns mais importantes que os outros. Em casa, toda a gente poderia avaliar o papel que tinha no casamento a partir de cálculos muito simples: primeiro, contabilizavam-se os pontos negativos e os positivos; depois subtraíam-se os pontos bons pelos maus. O resultado era o diagnóstico do casal.
Claro que o teste de George Washington Crane III, um assumido conservador, foi baseado nas regras sociais instituídas na época. Um dos aspetos que mais causaram burburinho — um burburinho que ainda hoje se ouve — é que tinha mais tópicos positivos de peso para os homens do que para as mulheres e mais tópicos negativos de peso para elas do que para eles.
Passaram-se quase 80 anos e alguns dos aspetos sublinhados por George W. Crane estão desadequados. Mas será que a relação que mantém agora sobreviveria às apertadas exigências feitas aos casais nos anos 30? Pode descobrir através dos testes aqui em baixo. E depois refletir: será que ser bom ou mau marido/mulher nos anos 30 é bom ou mau sinal em pleno século XXI?
O teste para os maridos
O teste para as mulheres
Agora faça a leitura dos resultados. Subtraia os pontos negativos dos pontos positivos e, a seguir, soma os resultados dos dois:
- Se conquistarem entre 0 e 24 pontos, teriam um péssimo casamento.
- Se conquistarem entre 25 e 41 pontos, teriam um mau casamento.
- Se conquistarem entre 42 e 58 pontos, teriam um casamento mediano.
- Se conquistarem entre 59 e 75 pontos, teriam um bom casamento.
- Se conquistarem 76 pontos ou mais, teriam um ótimo casamento..