Leonidas Bobolas, dono da Ellaktor SA, maior empresa de construção civil da Grécia, foi preso quarta-feira pela Unidade de Crime Financeiro sob a acusação de evasão fiscal, segundo avança a CNN. O empresário foi libertado algumas horas depois, após o pagamento de 1.8 milhões de euros, valor da diferença entre os seus rendimentos e depósitos não declarados.

O seu nome faz parte da “Lagarde List”, um documento tornado público em 2012 pela diretora-geral do FMI Christine Lagarde com o nome de 1991 pessoas suspeitas de esconderem contas em bancos suíços, após a divulgação dos dados por um funcionário do banco HSBC às autoridades francesas.

De acordo com fontes do departamento do Ministério Público grego citadas pelo jornal Greek Reporter, Bobolas foi convidado a proceder ao pagamento da sua dívida no começo deste mês, mas tinha levantado objeções legais. O arquivo foi encaminhado para o Centro para a Investigação para Grandes Contribuintes, que definiu o valor de uma multa não paga pelo empresário. Coube ao Ministério Público a decisão da detenção com base na lei de evasão fiscal do país.

Além da empresa de construção, Leonidas Bobolas e a sua família são proprietários de diversos meios de comunicação na Grécia, incluindo o jornal Ethnos e a emissora de televisão Mega.

Jornais gregos apontam que o valor dos impostos não declarados na Grécia em 2014 corresponderia ao valor de 70 mil milhões de euros.

Texto corrigido dia 23/04 às 15h57 sobre o valor dos impostos não declarados na Grécia em 2014.