27 nov, 2015 - 07:39 • Pedro Mesquita, com Redacção
O “Mapa do Cidadão”, sistema de desburocratização e informatização, já inclui uma aplicação que permite, através de um smartphone ou tablet, obter senhas virtuais para os vários serviços da Loja do Cidadão.
De acordo com o presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), Pedro Silva Dias, “qualquer pessoa, com um telemóvel inteligente, pode ver como estão as filas de espera em cada Loja do Cidadão”.
O presidente da AMA explica também à Renascença que, com este serviço, é possível “pedir senhas com um smartphone e ficar a saber quanto tempo se tem que esperar”.
“Se verificar que tem que de esperar uma hora e meia, pode ficar no trabalho ou em casa ou num café a fazer tempo”, exemplifica.
A Renascença foi tentar perceber, no terreno, qual é a opinião dos utentes dos vários serviços da Loja do Cidadão relativamente a este novo serviço.
De papéis na mão, Joaquim Ribeiro aguarda que o número da sua senha seja chamado, mas ainda tem várias pessoas à sua frente. Foi à Loja do Cidadão do Porto para tratar de uns documentos e não pensava que ia esperar tanto. “Estou aqui há uma hora e ainda tenho trinta pessoas à minha frente”, adianta.
Não usa, nem nunca tinha ouvido falar desta aplicação, inserida no programa “Mapa do Cidadão. Ainda assim, Joaquim não sabe se valerá a pena descarregar para o telemóvel, já que não costuma frequentar este serviço muitas vezes.
O mesmo não pode dizer Henrique, que ainda agora chegou e já olha para o relógio. Conta que, da última vez que veio, demorou mais de quatro horas a ser atendido. Confrontado com este novo sistema, não esconde a surpresa e confessa que lhe pode ser muito útil: “Pelo que vejo, parece-me muito bom. Evitamos este tempo todo à espera e sabemos mais ou menos quando podemos vir”.
A verdade é que nem toda a gente a consegue utilizar. José Henriques é um desses casos. “Já ouvi falar desse serviço, que dá para a pessoa, em casa, ver quantas pessoas tem à sua frente. O problema é que o meu telemóvel já é antigo e isso não funciona. Para quem puder usufruir de um telemóvel dessa qualidade, é bom”, afirma.
Esta é apenas uma das funcionalidades da aplicação “Mapa do Cidadão”, lançada pelo Governo. Através desta ferramenta informática, pode também localizar os todos serviços existentes e consultar os seus horários de funcionamento, por exemplo.