Foram realizadas novas buscas no âmbito da “Operação Marquês” durante esta semana. Cerca de uma dezena de diligências foram efetuadas durante terça, quarta e quinta-feira, em empresas e escritórios de advogados, avança o canal televisivo SIC Notícias.
A identidade dessas empresas não é revelada. Elementos da Autoridade Tributária, procuradores e os dois juízes do Tribunal Central de Instrução Criminal participaram nas buscas.
José Sócrates é a principal face da “Operação Marquês”, um processo de investigação por corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal que também levou à detenção de mais três pessoas: Carlos Santos Silva, empresário de construção civil e amigo de longa data do ex-primeiro-ministro; João Perna, motorista de José Sócrates que, de acordo com algumas das informações que têm sido noticiadas, ia levar elevadas somas de dinheiro ao patrão a Paris; e o advogado Gonçalo Ferreira – o único dos arguidos que não ficou em prisão preventiva.
Carlos Santos Silva terá financiado monte de Sofia Fava, a ex-mulher de Sócrates
Mas existem mais novidades sobre o caso Sócrates, nesta sexta-feira. De acordo com o Correio da Manhã, Carlos Santos Silva terá financiado o monte de Sofia Fava, ex-mulher de José Sócrates, comprado por 760 mil euros. A moradia, localizada em Montemor-o-Novo, tem 500 metros quadrados (o terreno tem 12 hectares) e foi também alvo de buscas quando arrancou a Operação Marquês, como noticiou o Observador.